Você já deve ter percebido que viver em sociedade envolve uma série de dificuldades e conflitos. Pensando nisso, escolhemos como tema do desafio #vem1000 de hoje “O desafio de se conviver em sociedade”.
Veja um exemplo de redação sobre o tema:
Exemplo de redação sobre o tema: O desafio de se conviver em sociedade
A publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, trouxe à sociedade uma reflexão acerca da liberdade, igualdade e dignidade humana. Todavia, a ascensão da tecnologia possibilitou a formação de bolhas sociais, no cenário hodierno, marcadas pela homogeneidade de gostos e pensamentos, os quais, não raro, despertam a sensação de superioridade e colocam em xeque a liberdade proposta pelo documento. Desse modo, convém destacar as repercussões dos diversos “círculos” no tecido social, seja a partir de práticas intolerantes ou preferências sociais. [1] [2]
Primeiramente [3], cabe pontuar a ascendência da intolerância no contexto social. [4] Nesse sentido, sabe-se que o nazismo alemão, ocorrido no século XX, foi caracterizado pela crença na superioridade do povo alemão, em detrimento dos judeus ali existentes. Dessa forma, o não contato dos arianos com a etnia judaica impossibilitou a troca de experiências e conhecimentos entre essas duas populações, uma vez que a aversão ao diferente foi fator preponderante naquele contexto. [5] Atualmente, sob o mesmo ângulo, a formação de grupos sociais caracterizados por ideias unânimes é resultado do falso ideário de que “gosto não se discute”, o que faz com que os indivíduos se limitem àquilo que opera como preferência. Logo, nota-se a inflexibilidade como impacto dos vários “universos” no meio social. [6]
Outrossim [7], as implicações das bolhas sociais no processo de socialização dos cidadãos. [8] Segundo o sociólogo francês Pierre Bourdieu, o desenvolvimento humano se dá por meio do “habitus primário e secundário”, sendo o último, por sua vez, marcado pela interação com grupos sociais diferentes do grupo familiar. [9] Mediante esse pensamento, é inegável que a relação social definida pelas mesmas opiniões e preferências limita o conhecimento acerca de outras culturas e, consequentemente, colabora para a disseminação de diversos “mundinhos” em uma única sociedade. Com isso, percebe-se que o “habitus secundário” é prejudicado pela não interação com grupos distintos. [10]
Portanto [11], infere-se a necessidade de medidas que atuem na mitigação dos efeitos advindos das bolhas sociais no Brasil. Nessa perspectiva, é essencial que o Estado, na figura do Poder Legislativo, crie um projeto de lei que proíba o monitoramento virtual dos gostos dos indivíduos, por meio da aplicação de multas às organizações responsáveis pela veiculação apenas de assuntos que julgam fazer parte do gosto dos usuários dos meios de comunicação, com o fito de promover a tolerância no âmbito social. Ademais, é mister a atuação das escolas, em parceria com os pais dos discentes, no desenvolvimento de projetos de cunho educativo caracterizados por temas de referência mundial [14], a fim de despertar o interesse dos alunos por diferentes assuntos e culturas. Talvez, assim, a aversão ao novo deixará de ser um problema, e garantir-se-á a liberdade proposta na Magna Carta. [12] [13]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [13] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no Enem.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Contextualizou o assunto de forma clara e objetiva.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [4] Com esta frase, você retoma a sua tese. Isso é essencial em uma boa redação, pois sempre lembrará ao leitor leigo o seu posicionamento.
- [8] Essa retomada de tese contribui para a fluidez e coerência das ideias de seu texto. Muito bem 🙂
- [9] Excelente! Retomou o primeiro argumento mencionado no parágrafo inicial e trouxe uma fonte para confirmá-lo.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Parabéns! Estes argumentos históricos deram relevância ao seu argumento.
- [6] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [14] Quais? Seja específico.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [7] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [10] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
- [11] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é preciso conter na proposta de intervenção.
Comentário final
O texto está impecável. É possível perceber um ótimo uso de informações da história e da sociologia na articulação de um tema que tem a sociedade como foco. Compreende-se muito bem a proposta e o gênero textual em questão. Lembre-se de, nos próximos textos, sempre prezar por esse todo coerente formado por argumentos relacionados ao tema e com uma estrutura do texto que interligue as discussões. Além disso, atente para o aprofundamento de alguns pontos no desenvolvimento. No mais, parabéns!
Nota: 960
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