Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A prática do esporte traz diversos benefícios, entre eles a inclusão. Pensando nisso, separamos o tema “O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil” para discutir mais sobre esse assunto.

Veja, a seguir, um exemplo de redação comentada.

Exemplo de redação sobre o tema: O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil

A Paralimpíada teve sua primeira edição nos Jogos Olímpicos de 1960, em Roma, e esse foi o principal evento para o surgimento do debate a respeito da inclusão social de deficientes físicos, no entanto, esse assunto estende-se a fatores sociais e de gêneros.[8] Muitos jovens e crianças aderem ao esporte como meio de ascensão social, principalmente nas comunidades periféricas das grandes cidades, além de mulheres que enfrentam o machismo e buscam o reconhecimento. [1]

No que se refere a investimento, o Fluminense, clube de futebol do Rio de Janeiro, é referência no Brasil em relação ao trabalho com seus atletas das categorias de base. Todos têm acesso ao curso de inglês, acompanhamento profissional de supervisão e assistentes sociais, além das programações culturais e palestras a respeito do uso de drogas e cidadania para o crescimento cognitivo. É importante destacar todo o acompanhamento dado pela instituição esportiva carioca, visto que se não houver o cuidado com esses cidadãos em formação, será difícil a inclusão deles na sociedade sem que sigam o rumo da marginalização. Por isso, apenas o acesso às atividades físicas não é suficiente, é preciso ter apoio e estímulos culturais a fim de educar o indivíduo para o mundo. [2]

Em 1990, foi criado o Ministério do Esporte a fim de fortalecer setores sociais e desenvolver uma política nacional desportiva. Segundo o Governo Federal, são oferecidas 246 bolsas pódio para atletas de alto rendimento, sendo 40% mulheres. Todavia, em entidades particulares a inclusão feminina ainda é tímida, tendo em vista que os homens geram mais lucro em suas atividades. Na lista dos 100 atletas mais bem pagos do mundo, de acordo com a revista Forbes, aparecem apenas duas mulheres, e isso é preocupante.[6] Somado a isso, o mercantilismo gerado em torno do esporte leva jovens a criarem expectativas quanto à ascensão social, sendo a mídia o fator preponderante na propagação desse pensamento. Na televisão é feita uma romantização da vida de jogadores, principalmente no futebol, o que faz muitos terem uma ideia deturpada da real inclusão social.

Sendo assim,[10] é necessário que medidas sejam tomadas para resolver o problema. Em uma ação conjunta entre o Ministério do Esporte, Ministério da Cultura e MEC, pode-se haver uma melhor[5] integração entre escola e indivíduo, tendo por intermédio o esporte e acesso a programas culturais. Por meio de palestras educacionais nas escolas sobre uso de drogas e sexualidade, jogos interativos interescolares, além de acompanhamento acadêmico feito por assistentes sociais públicos, o esporte terá todo o suporte preciso para manter pessoas longe da marginalização.[3] A luta pelo reconhecimento e inclusão das mulheres[4] deve ser feita da parceria entre Governo Federal e entidades esportivas que estejam comprometidas com o assunto, tendo como objetivo equiparar as oportunidades entre gêneros.[7][9]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [9] Parabéns! Não encontrei sequer um desvio em seu texto.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Boa articulação do tema.
  • [8] Gostei do pretexto.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Bons argumentos.
  • [6] Boa articulação de argumentos.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Adicione um conectivo.
  • [4] Em que área? Esporte apenas, ou social?
  • [10] Muito boa utilização de conectivos.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [5] Boa articulação de medidas de solução
  • [7] Interessante a questão de gênero pontuada. Para finalizar, você poderia dar um fechamento em relação a todas “inclusões” possíveis.

Comentário final

Seu texto está muito bem elaborado, traz uma argumentação rica e variada, boa estrutura, além de ampliar a ideia central do tema. Parabéns! Espero que continue a produzir textos desse nível.

Nota: 960

Que tal agora você mandar o seu próprio texto sobre “O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil”? É só escolher o seu plano da Imaginie e enviar a sua redação para um de nossos corretores avaliarem com feedbacks completos.

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter