Os agrotóxicos, agroquímicos ou defensivos agrícolas são utilizados no setor agrícola para proteger frutas e verduras de pragas que possam comprometer o desenvolvimento das plantas.
Nesse sentido, o uso de agrotóxicos envolve muitas preocupações quanto aos impactos socioambientais que podem causar. Por esse motivo, no Brasil e no mundo, sempre surgem discussões acerca da grande quantidade de agrotóxicos utilizados na agricultura e sua influência na economia.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo
Thomas Malthus, economista britânico, realizou uma previsão pessimista acerca do futuro da humanidade baseando-se na expectativa de crescimento da produção agrícola. Embora a tecnologia dos agrotóxicos tenha contribuído para o afastamento desse panorama [1], sua má utilização é a causa de diversas desordens ambientais e, portanto, deve ser mais rigidamente regulamentada.
Em primeiro plano, a popularização dos defensivos agrícolas ocasionou o seu uso indiscriminado e sem acompanhamento técnico adequado. Dessa forma, de acordo com a Teoria da Seleção Natural, de Charles Darwin, as pragas resistentes aos agrotóxicos [2] [5] [6] são gradualmente selecionadas devido à pressão constante do meio. Esse problema gera necessidade de insumos químicos cada vez mais específicos e poderosos, o que demanda recursos financeiros e promove um círculo vicioso.
Outrossim, [3] o mercado de agrotóxicos, por movimentar grandes volumes monetários, tende a subjugar outras tecnologias. Isso faz com que os defensivos sejam utilizados em situações que seriam de fácil controle por meios menos agressivos ou, de modo absurdo, apenas como prevenção. Em consequência disso, os produtores, ao fazerem uso racional dos agrotóxicos em benefício próprio, criam a chamada “Tragédia dos Comuns”, dado que se auto obrigam a utilizá-los novamente no futuro, obtendo prejuízo.
Diante desses aspectos observa-se, por consequência, a necessidade de controle rígido sobre os agrotóxicos [7] e estímulo ao uso de novas tecnologias. Para isso, o Ministério da Agricultura deve estabelecer a obrigatoriedade do receituário [4] agronômico para a compra de todo e qualquer tipo de defensivo agrícola, além de aumentar [8] o orçamento das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Assim, garante-se sustentabilidade ambiental e evita-se a perspectiva malthusiana.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [5] Sobre a competência 1, seu texto apresenta excelente domínio da norma padrão da língua portuguesa. Não há erros na escrita – ou há poucos, considerados exceções.
Competência II: compreender a proposta
- [1] As informações são relacionadas ao tema, consistentes e organizadas e defendem um ponto de vista.
- [2] Há um desenvolvimento consistente do tema e um excelente domínio da estrutura argumentativa.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [6] Na competência 3 Você recebeu no máxima porque o texto apresenta informações relacionadas ao tema proposto e organizadas com o objetivo de fundamentar um ponto de vista, além de configurar autoria, criatividade na sua construção.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Há excelente articulação das ideias e ótimo domínio das partes dos textos.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [4] A proposta é bem elaborada e relacionada ao tema, mas, ainda assim, poderia ser mais elaborada.
Nota: 960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!