Como atingir seus objetivos de estudos em 2018

Elisa Mourão Dicas para estudar

Ano novo, vida nova. Para muitos, isso significa arregaçar as mangas e mergulhar nos estudos. Afinal, conteúdo para ENEM e vestibulares não se estuda em um mês. Grande dificuldade de muitos alunos é conseguir vencer a procrastinação, por isso, hoje, vamos te dar dicas de como estruturar seu ano e otimizar seus estudos da melhor forma.

A primeira coisa a se fazer é pensar, de forma realista, quantas horas por dia, você consegue dedicar aos estudos. Pegue o tempo que você está em casa e veja de forma saudável quanto tempo você consegue ficar focado e estudar determinada matéria. Se você estudar online, muitos cursos oferecem plano de estudos online, baseie-se nesses planos, mas não esqueça que estudar não envolve só assistir às aulas, mas também fazer exercícios, escrever redações e realizar simulados. A prática leva à perfeição, realizar simulados mensalmente e redações pelo menos duas vezes ao mês é imprescindível.

Para que você não fique perdido na quantidade de matérias e coisas que você precisa fazer, crie objetivos. Realize uma redação pode semana, faça dois simulados por mês, estude “x” aulas por semana das disciplinas que você tem mais dificuldades e “x” aulas das que você tem mais facilidade etc. Dessa forma, você organiza o planejamento da semana com as metas semanais que precisam ser alcançadas. Faça um checklist para ir marcando a cada tarefa realizada. A sensação de marcar como feita, já dá um alívio enorme.

Quando for fazer seu planejamento, já inclua pausas. Cada pessoa tem seu tempo máximo de concentração, descubra qual é o seu. Se você consegue estudar 2 horas direto, já coloque 40 horas de intervalo para ir na academia, responder as mensagens no WhatsApp, assistir uma série, mudar de ambiente na casa ou fazer qualquer outra coisa que não seja relacionada à estudos. Caso seu tempo de concentração seja menor, faça pausas de 20 minutos a cada uma hora. O importante é se conhecer e entender que as pausas são fundamentais.

Lembre-se que estudar não se trata mais de papel e caneta, abrace a tecnologia. Há diversos sites confiáveis que você pode se aprofundar em determinados assuntos para entender melhor, aplicativos com exercícios e cursos online que te preparam para o vestibular tão bem quanto os presenciais. O QG do ENEM, por exemplo, disponibiliza um plano de estudos automatizado e personalizado, se baseando em quantas horas de estudos você tem disponível e readequando automaticamente o plano no caso de atraso ou adiantamento de matérias. Por lá, também é possível treinar redações diretamente com a tecnologia da Imaginie. Use e abuse das tecnologias.

Uma questão importante que muitos alunos esquecem é a sua postura frente aos seus estudos. Não os encare como algo chato e como uma obrigação. Estudando para o ENEM, você está abrindo portas para seu futuro e isso é muito legal! Encare os estudos de forma positiva e mantenha sua energia para cima. Não deixe de sair de casa, dar uma volta, dormir de 7 a 9 horas por noite e manter uma alimentação equilibrada. A alimentação ajuda muito na concentração e na disposição do dia a dia. Caso esteja com dificuldades, pois sabemos que ansiedade não é a melhor aliada da alimentação, procure ajuda de um nutricionista ou leia livros sobre o assunto.

O ano de vestibular parece assustador, mas não precisa ser. Usando as dicas dadas nesse post, você com certeza já consegue otimizar bastante os seus estudos. Organização é a chave do sucesso, principalmente nessa fase. Lembre-se que são apenas provas e elas não podem virar monstros. Vocês são capazes, acreditem nisso!

Vamos debater sobre?