Todas as classes gramaticais são importantíssimas dentro do português, mas às vezes, algumas podem passar despercebidas. E uma dessas classes é a preposição. Elas são palavrinhas pequenas e você pode até achar que elas não fazem nenhuma falta dentro de uma redação.
Porém, engana-se quem pensa assim. As preposições podem até ser termos pequenos dentro das frases, orações e períodos, mas sem elas as partes de um mesmo período não se conectam e o texto fica incoerente e sem coesão.
É, acho que deu pra perceber a imensa importância que a preposição tem para os diferentes tipos textuais, né?
E foi justamente pensando nessa imensa importância que trouxemos para você uma verdadeira aula sobre preposição. Neste post você verá o que é essa classe de palavras e ainda alguns exemplos para fixar bem o conteúdo. Então, bora conferir?
O que é preposição?
As preposições são um grupo de palavras invariáveis que têm a função de relacionar dois termos de uma mesma oração, subordinando um ao outro.
Exemplos:
- “Vou à escola.”
- “Maria trabalhou com vigor.”
Nos exemplos acima, as palavras “à” e “com” são preposições porque subordinam um termo a outro dentro das sentenças.
As preposições estão bastante relacionadas à transitividade verbal, especialmente à transitividade indireta, já que para que o sentido desses verbos esteja completo eles necessitam de um complemento preposicionado, ou seja, de uma palavra ou termo que venha antecedido por uma preposição.
Mas além de se ligar aos verbos, a preposição também se liga aos substantivos, adjetivos e advérbios.
Veja alguns exemplos para entender melhor:
- Roberta gosta de cachoeira. Neste exemplo a preposição “de” liga o verbo “gostar” à “cachoeira”.
- Amanda é uma pessoa de fibra. Já neste exemplo, a preposição de liga o substantivo “pessoa” ao também substantivo “fibra”.
Como identificar e exemplos de preposições
Quanto à classificação, uma preposição pode ser essencial ou acidental. A seguir vamos te contar melhor e ainda dar alguns exemplos sobre cada uma delas. Acompanhe!
Essenciais
Preposição essencial é aquela que desempenha apenas a função específica de preposição, ou seja, de ligação e estabelecimento de relação entre diferentes classes de palavras. Confira alguns exemplos:
- a;
- ante;
- após;
- até;
- com;
- contra;
- de;
- desde;
- em;
- entre;
- para;
- perante;
- por;
- sem;
- sob;
- sobre.
Agora, veja alguns exemplos de frases em que há o emprego de uma preposição essencial:
- Caminhei até o parque para me exercitar.
- Faremos o trabalho com você.
- Colei as fotos na geladeira com fita adesiva.
Acidentais
Já as preposições acidentais são palavras que originalmente não possuíam a função de preposição, mas que, de acordo com o contexto, podem sim desempenhar essa função.
- conforme;
- consoante;
- segundo;
- durante;
- mediante;
- visto;
- como;
- segundo;
- salvo;
- mediante.
São essas as preposições que geralmente usamos como conectivos. Para quem não se lembra, os conectivos são os marcadores textuais que ligam períodos e parágrafos dentro dos diferentes gêneros textuais.
Inclusive, você precisa possuir um vocabulário bem desenvolvido e saber diversificar nos conectivos em sua redação do Enem, ou poderá perder pontos se repetir muito apenas um conectivo.
Locução prepositiva
As locuções prepositivas são formadas pela junção de palavras que têm o valor de preposição. Geralmente, as classes de palavras que se juntam são o advérbio e a própria preposição. Confira alguns exemplos:
- abaixo de;
- acima de;
- a fim de;
- além de;
- apesar de;
- devido a;
- em virtude de.
Combinações e contrações
As combinações e contrações também representam formas de preposição. Vamos te contar melhor sobre elas a seguir. Acompanhe!
Preposição por combinação
As preposições por combinação acontecem quando há a junção entre dois termos sem redução, isto é, sem alteração fonética. Confira a seguir alguns exemplos:
- a + o = ao;
- a + os = aos;
- a + onde = aonde.
- Aproveite para praticar: Confira 20 atividades de interpretação de texto com gabarito!
Preposição por contração
Já as preposições por contração acontecem quando há a junção entre termos e, neste caso, ocorre a redução da preposição. Confira alguns exemplos para entender melhor:
- a + a = à;
- a + aquele = àquele;
- de + o = do;
- de + isto = disto;
- de + aqui = daqui;
- em + esse = nesse;
- em + aquele = naquele.
E agora, bora revisar? Confira o nosso mapa mental sobre preposição!
É a sua vez de praticar!
Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
- Correções por professores especialistas
- Feedback geral sobre a redação
- Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
- Direito a pedir reavaliação do texto
- E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!