Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Problemas relacionados à alimentação no século XXI [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ainda no eixo temático “alimentação”, o #DesafioVem1000 de julho nos desafio a construir uma redação com o tema: “Problemas relacionados à alimentação no século XXI”.

Tá esperando o que? Bora analisar o exemplo de redação que trouxemos para você hoje!

Exemplo de redação sobre o tema: Problemas relacionados à alimentação no século XXI

Na série da Netflix, Insatiable, a protagonista, Patty, sofre vários casos de bullying por causa de seu excesso de peso. Desse modo, apesar de ficcional, a história retratada é, de fato, uma realidade na vida de vários jovens do Brasil, já que muitos travam uma batalha diária com as consequências que uma má alimentação pode proporcionar. Portanto, faz-se necessário analisar como a apologia ao corpo perfeito e a falta de uma educação alimentar podem causar distúrbios alimentares.[1]

Antes de tudo, vale ressaltar que cada vez mais as pessoas querem mudar a alimentação apenas para se inserirem no padrão que a sociedade impõe. Por exemplo, em desfiles de moda é muito comum ver modelos extremamente magras, reforçando[2] assim, a ideia de que as pessoas só são bonitas e estão dentro de um padrão midiático se forem magras. Assim, percebe-se que o objetivo de se ter uma alimentação saudável é mais por uma questão de estética do que propriamento[3] dito de saúde, e que quando não atingem esse objetivo, estão mais suscetíveis a transtornos alimentares.

Ademais, a falta de uma educação alimentar colabora para o acréscimo do número de jovens obesos.[5][8] Por exemplo, programas como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) já existem para auxiliar as crianças a terem uma alimentação mais saudável, mas verifica-se que ainda falta uma aplicabilidade real desse programa, já que grande parte das escolas públicas do Brasil ainda não contam com esse serviço. Assim, os jovens, por falta de alternativa, são obrigados a aprender como se alimentar em casa, muitas vezes assistindo propagandas que fazem apologia aos fast foods, podendo acarretar[4] assim, o começo de um histórico de obesidade.

Diante do exposto,[9] vale salientar que medidas provenientes do Estado são necessárias para reverter a situação. Então, com o intuito de promover uma alimentação saudável aos jovens, o MEC (Ministério da Educação) deve ressaltar a importância que o trabalho PNAE tem dentro das escolas, fiscalizando os serviços da mesma e garantindo que a educação alimentar seja uma realidade nas escolas. Ademais, veículos de informação devem enfatizar que a boa alimentação não tem só a ver com a busca pelo corpo perfeito, e sim que tem grandes benefícios para a saúde. Podendo assim, garantir uma qualidade de vida e um futuro melhor à população brasileira.[6][7]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Insira uma vírgula.
  • [3] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! Correção: propriamente.
  • [4] Acrescente uma vírgula aqui.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [7] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
  • [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Muito bem! Seu texto é muito bem escrito, coerente, obedece perfeitamente à estrutura pedida e há poucos problemas a serem resolvidos. Espero que meus comentários ajudem. Até o próximo texto!

Nota: 940

Já sabe, né? Agora é sua vez de escrever sobre “Problemas relacionados à alimentação no século XXI”. Não se esqueça de também enviar o seu texto para a correção da Imaginie para conferir sua nota e comentários do corretor!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter