Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Ameaça ignorada: por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade? [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O aquecimento global é um fenômeno caracterizado pelo aumento gradual das temperaturas médias da Terra, tanto na atmosfera quanto nos oceanos, devido ao acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. 

Esses gases retêm o calor que, normalmente, seria irradiado de volta ao espaço, resultando em um efeito de “cobertor” que aquece o planeta.

Nas últimas décadas, o problema vem se agravando rapidamente. Para se ter uma ideia da urgência do cenário atual, 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850. Além disso, todos os meses de julho a dezembro de 2023 representaram os mais quentes da história. Os dados foram divulgados em janeiro de 2024 pelo Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia. 

Então, como escrever uma redação sobre o tema? Para te ajudar, iremos fazer uma breve contextualização do assunto e também te daremos um exemplo de redação pronta sobre o tema “Ameaça ignorada: por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade?”. Vamos lá?

Desigualdade social e emergência climática

Em 2019, apenas 1% da população mundial mais rica, composta por cerca de 77 milhões de pessoas, foi responsável por 16% das emissões globais de dióxido de carbono, o CO2. Essa quantidade equivale ao total emitido pelos dois terços mais pobres da humanidade, que representam aproximadamente 5 bilhões de pessoas.

Além disso, os 10% mais ricos do mundo são responsáveis por metade (50%) das emissões globais de CO2. Os números destacam uma disparidade significativa na contribuição para as emissões de gases de efeito estufa entre as diferentes camadas da população. 

As informações estão no relatório “Igualdade Climática: um Planeta para os 99%”, divulgado em 2023 pela Oxfam International, uma organização não governamental e sem fins lucrativos.

De acordo com a entidade, os “super-ricos” possuem muitos investimentos em indústrias poluentes e seus próprios estilos de vida resultam em significativas emissões de CO2. Um exemplo é o uso intenso de jatos particulares, que emitem ainda mais poluentes do que outros meios de transporte. 

Consequências do aquecimento global

O aumento da temperatura média da Terra traz diversas consequências que afetam as populações humana e animal do planeta. Em linhas gerais, aqui estão alguns dos principais impactos:

Mudanças climáticas

Alterações nos padrões de chuva e temperatura, resultando em eventos climáticos extremos como secas, enchentes, tempestades e ondas de calor.

Elevação do nível do mar

Derretimento de geleiras e expansão térmica dos oceanos devido ao aumento da temperatura, causando a elevação do nível do mar e ameaçando áreas costeiras.

Ameaças à biodiversidade

Mudanças nos habitats naturais que podem levar à extinção de espécies incapazes de se adaptar rapidamente às novas condições climáticas.

Problemas de saúde pública

Aumento da incidência de doenças relacionadas ao calor, doenças transmitidas por vetores (como a malária e a dengue) e problemas respiratórios devido à piora da qualidade do ar.

Prejuízos na agricultura

Alterações na produtividade agrícola devido a mudanças nos padrões de precipitação e aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos, afetando a segurança alimentar.

Como diminuir o problema?

Com isso, quais medidas os países, empresas e organizações podem tomar, a fim de reduzir os impactos causados pelo aquecimento global? Aqui, listamos algumas práticas:

Redução de emissões de gases-estufa

Dióxido de carbono, metano e óxido nitroso são alguns exemplos de gases-estufa. Buscando reduzir as emissões, é possível promover o uso de fontes de energia renovável (solar e eólica, por exemplo).

Além disso, as cidades podem implementar políticas de eficiência energética e transporte sustentável, além de incentivar práticas agrícolas sustentáveis e reflorestamento. Afinal, ações como desmatamento e queimadas também contribuem para o aquecimento global.

Adaptação às mudanças climáticas

Diante das tendências observadas por diversas organizações e institutos de pesquisa, o aquecimento global não deverá se dissipar rapidamente, e as perspectivas para o futuro não são muito animadoras.

Assim, buscando mitigar os  danos causados pelo problema, também faz-se necessário o desenvolvimento de infraestruturas resilientes a eventos climáticos extremos. Sobretudo nas grandes metrópoles, que concentram milhões de habitantes, é cada vez mais crucial um planejamento urbano que considere a elevação do nível do mar e a gestão de recursos hídricos, por exemplo.

Acordos Internacionais

É fundamental a ocorrência de convenções como o Acordo de Paris, que visam limitar o aumento da temperatura global e promover a cooperação internacional para a redução de emissões.

Repertório sociocultural sobre o tema

Confira algumas dicas de referências sobre o assunto e aprofunde seus conhecimentos no tema do aquecimento global:

1. Cowspiracy

O documentário lançado em 2014 explora os efeitos da pecuária e da pesca no meio ambiente e investiga como as organizações lidam com esse problema. Disponível na Netflix.

2. Tempo Quente

O podcast discute a emergência climática com foco no Brasil, abordando possíveis soluções para os problemas ambientais do país. Produzido pela Rádio Novelo e disponível em diversas plataformas, como Spotify, Deezer e YouTube.

3. Ideias para adiar o fim do mundo

O livro tem autoria de Ailton Krenak, que é líder indígena, ambientalista e escritor. A obra aborda questões urgentes relacionadas à crise ambiental e climática, propondo uma reflexão sobre a relação entre a humanidade e a natureza. Editado pela Companhia das Letras, o livro está disponível nas versões física e digital.

Exemplo de redação sobre o tema: Ameaça ignorada: por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade?

O efeito estufa é um fenômeno natural, [16] no qual os gases da atmosfera do planeta Terra retém o calor do Sol para manter a temperatura ideal para a vida. Esse efeito, porém, [1] pode ser maléfico quando eles se acumulam em níveis excessivos e [17] assim, [18] causam o aquecimento global com consequências catastróficas. Tal calamidade persiste e ainda é ignorada, tanto pela dependência [21] dos combustíveis fósseis, quanto pela dificuldade de implementação de fontes de energia renováveis. 

[2] [20] Primeiramente, a queima de derivados do petróleo é uma grande vilã, pois emite imensas quantidades de CO2, um dos gases do efeito estufa. [3] Nesse contexto, depender dessa alternativa para mover transportes e ser fonte de energia agrava a situação, [4] porém, apesar dos alertas e de acordo com o IPCC, nos últimos anos, tem sido cada vez mais usada. Isso evidencia a grande submissão das cadeias globais a esse método, o que se mostra um grande obstáculo para que o quadro atual seja visto com seriedade pelas autoridades e que sejam tomadas as medidas necessárias para sua reversão.

[5] Por outro lado, outras fontes de energia, como eólica e solar, que são tidas como substitutas eficazes para os combustíveis fósseis, ainda enfrentam grandes barreiras em sua implementação maciça. Segundo a revista [6] Forbes, os custos elevados de investimento e infraestrutura e a necessidade de grandes espaços para construção de parques solares e eólicos, provocaram uma elevação expressiva no valor das tarifas energéticas, além de causar poluição visual e sonora nos ambientes. [7] Fato esse, que afasta o engajamento das empresas de energia e da sociedade na causa.

[8] Portanto, para [9] estimular essas empresas a investirem em novos projetos e fazer com que o problema discutido seja levado a sério pela sociedade, o [10] governo federal deve [11] subsidiá-las, para estimular o uso de energias renováveis, [12] por meio do redirecionamento de verbas do Ministério de Minas e Energia, esse recurso seria usado para incentivar as empresas [13] a desenvolverem parques de produção de energia limpa, bem como em campanhas educacionais, através de folhetos e mídias digitais, para informar a população sobre o aquecimento global. Assim, o Brasil faria sua parte para [19] manter a temperatura do planeta estável. [14] [15] 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [16] Retire a vírgula.
  • [17] Insira uma vírgula.
  • [18] A vírgula não precisa ser utilizada aqui.
  • [19] Boa construção sintática, parabéns!

Competência II: compreender a proposta

  • [21] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [6] Ótimo argumento, muito bem!
  • [20] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1, 2, 3, 5] Bom uso do conectivo!
  • [4] Você já usou esse conectivo no texto antes, evite isso, ok? Imprima uma tabela de conectivos e deixe-a ao lado durante a confecção dos textos, assim aumentará seu repertório.
  • [7] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [14] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontos. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveite a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [9] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!
  • [10] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [11] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [12] Apresentou os meios de resolução do problema.
  • [13] Apresentou o detalhamento de pelo menos 1 dos elementos obrigatórios (agente, ação, meios, finalidade). É isso aí! 🙂
  • [15] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!

Comentário final

Olá! Tudo bem? A correção foi revista pela equipe pedagógica, de acordo com as observações realizadas por meio da avaliação da correção. Um abraço e bons estudos!

Nota

1000

Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “Ameaça ignorada: por que o aquecimento global ainda não é visto com seriedade?”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!

Autores

  • Maria Júlia

    Graduanda em Publicidade e Propaganda, tem grande interesse na área de comunicação, arte e educação.

    View all posts
  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter