Redação: Direitos humanos para humanos direitos?

Carla Gobb Exemplo de redação

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“De acordo com o sociólogo Pierre Bordieu, a violação aos Direitos Humanos não consiste somente no embate físico, o desrespeito está, sobretudo, na perpetuação dos preconceitos que atentam contra a dignidade da pessoa humana ou de grupos sociais. No Brasil, atualmente, há grandes problemáticas relacionadas a esses direitos, como a injustiça social inerente à educação e a não isonomia civil quando se trata de liberdade religiosa.

Nesse contexto, a concentração de renda impede a distribuição proporcional das verbas públicas, favorecendo, nesse caso, serviços menos relevantes do ponto de vista da equidade social, como obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas, ao invés da educação. Ademais, a corrupção, por exemplo, na operação Lava Jato, na qual seus integrantes utilizam-se do esquema de recebimento de vantagens indevidas para desviar recursos financeiros, afeta diretamente a qualidade dos serviços de educação, visto que esse dinheiro poderia ser investido na infraestrutura das escolas. Assim, segundo a especialista em economia Mírian Leitão, esses fatores contribuem para a violação do direito à educação, dessa forma, a justiça social fica comprometida, tornando-se inviável, portanto, as mudanças sociais de que a nação brasileira tanto carece.

Somando-se a isso, no tocante à liberdade religiosa, os Direitos Humanos não são respeitados, assim, ocorre intolerância de credo, como atos de agressão física e tortura, que têm crescido de acordo com levantamento de 2014 feito pela ONG Liberdade Religiosa. Além disso, as redes midiáticas reportam que o preconceito, como o bullying nas escolas e em grupos sociais, por exemplo, o deboche em relação a vestimenta de determinada religião ou os hábitos consonantes a ela, vem se tornando um problema de ordem pública. Desse modo, a transgressão à liberdade religiosa, que tem gênese sociocultural, culmina com a segregação da população, retomando, assim o etnocentrismo medieval.

É necessário, portanto, que o Governo Federal, com o apoio da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDDH) aprove leis, decretos ou medidas provisórias que destinem maior percentual dos royalties da exploração do petróleo para a educação, e criminalizem, com mais rigidez, os atos de corrupção, aplicando como pena a reclusão e restituição integral ao erário. Outrossim, as instituições escola e família devem primar pela educação pluricultural, isso é, demonstrar, por meio de grupos de discussão familiares e palestras nas escolas, as origens da formação da identidade nacional e a diversidade cultural do Brasil; assim, questões como preconceito e intolerância religiosa tenderiam a ser mitigados.”

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