Após o presidente Jair Bolsonaro sancionar o projeto que alterou a Lei Antidrogas em junho de 2019, permitindo a internação involuntária de dependentes químicos, as discussões sobre o tema aumentaram.
Como se trata de um assunto em alta, esse pode ser um dos temas exigidos pelo Enem. Então, confira agora um exemplo ótimo de redação sobre internação involuntária. O tema é: “A internação involuntária de dependentes químicos no Brasil”.
Exemplo de redação sobre internação involuntária
A Reforma Psiquiátrica brasileira, consolidada através [1] da luta antimanicomial, proporcionou um novo olhar sobre a loucura. Essa nova visão, iniciada pela nobre psiquiatra Nise da Silveira, possibilitou a socialização do tratamento de indivíduos dependentes químicos. Tal iniciativa, contudo, tem sido alvo de debates no Brasil hodierno, uma vez que a internação involuntária de usuários de drogas é a principal mudança da nova política sobre drogas. Assim, cabe analisar a urgência dessa medida e a intervenção estatal na autonomia humana.
Por um lado, vale ressaltar que a nova política de internação involuntária reflete a urgência da conjuntura das drogas no Brasil. Conforme a filósofa Djamila Ribeiro, a guerra às drogas retrata uma política de extermínio da juventude negra na prática, haja vista os altos índices de assassinatos entre jovens negros e pobres. [2] Aliada à esse viés [3], a internação não consentida de dependentes químicos, a qual se distingue da compulsória, também na prática, pelo eufemismo da palavra, representa proposta de higienização social das cidades, já que ela pode ocorrer sem decisão judicial. [7] Prova disso foi a ação policial na Cracolândia paulista, onde usuários – maioria pretos e pobres – foram duramente reprimidos.
Por outro lado, a recente política de drogas, a qual intervém na autonomia do homem, retrata a situação de menoridade dos dependentes químicos. Segundo John Locke, a maioridade humana dá-se mediante a autonomia de pensamentos e ações [4]. Sendo assim, a menoridade reflete o oposto – um comportamento penoso e acrítico, passivo de intervenção e manipulação de outros. Tal ideia materializa-se na realidade da internação involuntária, posto que o indivíduo dependente químico, em geral, não reconhece a necessidade de buscar ajuda. Desse modo, o Estado age, buscando propiciar uma futura autonomia por intermédio da intervenção em uma situação de menoridade. [6][8]
Portanto, [9] a polêmica na questão da intervenção involuntária de usuários de drogas no Brasil reflete situação penosa ou bondosa. Para que se reverta essa situação conflitante, cabe ao Ministério da Saúde promover o debate acerca da redução de danos, medida mais eficaz comprovadamente, em que o usuário, através [10] dos Centros de Atenção Psicossocial, reduz o uso da substância que é dependente. Tal debate deve ser feito mediante a convocação de profissionais de saúde, educação e segurança para palestras e “workshops” que elucidem as medidas da redução de danos, evidenciando formas de reforçá-la, a exemplo da ação informativa com moradores de rua usuários de entorpecentes. Destarte, com o fito de promover internações concedidas e conscientes, o país tupiniquim aproximar-se-á da sociedade imaginada por intelectuais como Nise da Silveira. [12]
Avaliação da redação
Confira os comentários do corretor para esse exemplo de redação sobre internação involuntária!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?
- [3] A crase é a junção da preposição ‘a’ + artigo ‘a’, ou seja, artigo feminino, né? Então a crase não pode vir antes de palavras masculinas ou, neste caso, de um pronome demonstrativo.
- [10] A articulação de seu texto foi feita de maneira refinada, parabéns!
Competência II: compreender a proposta
- [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [8] Leia jornais para assimilar informações sobre assuntos variados. Apresente essas informações por meio de dados estatísticos, para dar mais credibilidade aos argumentos.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Bom uso de citação, ela foi relevante e enriquecedora para o texto.
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [7] Leia jornais para assimilar informações sobre assuntos variados. Apresente essas informações por meio de dados estatísticos, para dar mais credibilidade aos argumentos.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [9] A articulação de seu texto foi feita de maneira refinada, parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [12] Você elabora solução para os problemas apresentados na argumentação e demonstra que compreende quais são os elementos necessários para elaborar uma proposta de intervenção completa. Parabéns!
Nota: 920
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