7 dicas para aumentar o seu repertório sociocultural

Roberta Firmino Dicas de Redação

Para conseguir conversar sobre os mais diferentes assuntos com propriedade, é importante que você saiba — mesmo que não tão profundamente — sobre diversas áreas de conhecimento.

Fato é que esse conhecimento não serve apenas para o seu convívio social, ele também é fundamental para outros aspectos da nossa vida.

Quer um exemplo? Se você está estudando para o Enem, é fundamental ter um amplo repertório sociocultural para que você consiga produzir uma boa redação. Isso porque, além de ser importante saber minimamente sobre o tema exigido (que é sempre uma surpresa!), você também precisará fazer relações com outros assuntos

Então, vamos entender melhor sobre o que é repertório sociocultural e como aumentá-lo?

Entenda o que é repertório sociocultural

Repertório sociocultural é o saber sobre várias áreas de conhecimento, como história, filosofia, sociologia, política, economia, saúde, cultura, dentre outros, além daquilo que é adquirido ao longo da vida por meio das experiências individuais. 

No Enem, você precisará relacionar esse conhecimento ao tema proposto para construir uma redação dissertativa-argumentativa.

7 maneiras de aumentar seu repertório sociocultural

Existem algumas práticas que você pode adotar em seu dia a dia para aumentar o seu repertório sociocultural. Confira, agora, as dicas que separamos para você!

1. Leia constantemente

A palavra-chave para quem deseja ser um conhecedor dos mais diversos assuntos é leitura. Por isso, essa é a primeira e mais importante das nossas dicas.

A leitura expande a sua capacidade de se expressar em discussões, ter argumentos e linkar fatos e dados relevantes para sustentar posicionamentos.

Portanto, procure ler bastante sobre conteúdos diferentes. Jornais, revistas, blogs e, até mesmo, o Facebook é uma ferramenta de aprendizagem. A ideia é sempre filtrar o que você recebe.

Gif de um gato lendo um livro para aumentar o seu repertório sociocultural sobre estratégias militares.

2. Seja um observador

Aprender com as experiências dos outros enriquece a sua própria experiência. 

Observe e reflita sobre o que está em pauta nas discussões cotidianas, nos noticiários e redes sociais, por exemplo. 

Tudo que aparenta relevância vale a pena ser aprofundado, afinal, há um porquê de as pessoas levantarem determinadas questões em nossa sociedade. 

Gif de dois homens se escondendo e usando um binóculo para observar algo.

3. Saia da rotina

Não seja acomodado e conheça espaços de convivência novos. Isso porque conhecer realidades diferentes das suas enriquece seu repertório de vida. Portanto, é importante ter o que contar, saber descrever lugares e acontecimentos.

4. Assista a documentários, filmes e séries

O momento de entretenimento também pode ser um bom momento de aprendizagem! Além dos documentários históricos, jornalísticos e investigativos, por exemplo, até mesmo filmes e séries de ficção podem te ajudar a aprimorar o seu repertório sociocultural.

Afinal, muitas vezes essas gravações representam a realidade e levantam discussões que são pautadas e que pautam os assuntos que discutimos em sociedade.

Banner divulgando o ebook com sugestões de filmes e documentários para aumentar o repertório sociocultural. Link: https://conteudo.imaginie.com.br/filme-e-documentarios?utm_source=blog&utm_medium=post-repertorio-sociocultural&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

5. Procure bons autores

Autores de livros consagrados também podem ser usados como respaldo em discussões, e você pode utilizar as suas citações para garantir maior confiabilidade ao seu texto. 

Por isso, é muito importante conhecer essas pessoas, seus posicionamentos e discursos. Assim, você aumenta o seu repertório sociocultural e ainda aprende informações para utilizar em sua argumentação.

6. Pesquise

Não espere que as informações cheguem até você, vá atrás delas!

Pesquise sobre tudo o que você acredita ser relevante para o seu repertório pessoal. 

O que tem acontecido no cenário político atual? Há guerras atuais em evidência? Quais são as questões sociais em alta? Que tipos de discussões estão frequentes? O que está se destacando na mídia? 

Procure respostas e, a partir delas, levante outros questionamentos.

7. Converse com outras pessoas

Conversar com outras pessoas também é uma forma de aumentar o seu repertório sociocultural, já que você estará entrando em contato e analisando a visão do outro sobre determinado assunto.

Entender o argumento da outra pessoa e colocar as suas ideias em relação às do outro te ajuda a perceber se o que você pensa terá ou não peso de convencimento para quem não concorda com o seu posicionamento.

Além disso, te ajuda a conhecer e a trabalhar argumentos novos e mais aprofundados, mesmo se a outra pessoa concordar com você.

Comece a trabalhar o seu repertório sociocultural

Como você pôde perceber, ter um repertório sociocultural amplo é muito importante não apenas para o seu convívio social, mas também para que você se dê bem em outras atividades. É o caso da redação do Enem e outros vestibulares, por exemplo.

Porém, é importante saber que você deve buscar as informações por meio de algumas boas práticas que podem ser aplicadas em seu dia a dia. Aproveite para colocar as dicas que mais te agradam em sua rotina! Por exemplo: se você gosta de assistir filmes, por que não utilizar esse momento do seu dia para aprender também?

E que tal se cadastrar gratuitamente na Comunidade Imaginie! Você receberá conteúdos em seu email sobre os mais diversos assuntos que te ajudarão a ampliar ainda mais os seus conhecimentos e a aumentar o seu repertório sociocultural!

Banner de divulgação da Comunidade Imaginie com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/comunidade-imaginie-enem-vestibular-redacao?utm_source=blog&utm_medium=artigo-repertorio-sociocultural&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

Vamos debater sobre?