Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Retrospectiva 2024: o que aconteceu entre janeiro e junho?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com a chegada do fim do ano, é natural que a gente comece a refletir sobre tudo o que aconteceu. Desde a nossa lista de metas pessoais até os melhores e piores momentos, precisamos relembrar acontecimentos-chave para nos preparar melhor para o ano que se inicia.

Com o vestibular, não seria diferente: para começar 2025 com o pé direito, é fundamental relembrar os grandes eventos de 2024. Afinal, um bom conhecimento sobre as atualidades — do Brasil e do mundo — é fundamental para uma boa redação, não é mesmo?!

Por isso, a equipe Imaginie construiu uma retrospectiva completa do ano, dividida em duas partes. Aqui, abordaremos os principais acontecimentos do 1º semestre, ocorrido entre janeiro e junho. Vamos lá?

Janeiro/2024

O mês de janeiro é marcado principalmente pelos efeitos do aquecimento global, pelos avanços na saúde pública e pelas manifestações populares.

Recorde de temperaturas

Em janeiro de 2024, foram registradas as maiores temperaturas do ano até aquele momento. O dia 8 de janeiro entrou para a história como o dia mais quente do ano na Terra.

Nos Estados Unidos, por outro lado, as temperaturas extremas eram negativas: o frio chegou a causar dezenas de mortes, muitas por hipotermia ou acidentes de trânsito. Além das temperaturas baixas, diferentes regiões também foram atingidas por tempestades intensas de neve e ventos fortes.

Vacinação contra a dengue

No Brasil, a vacina contra a dengue foi disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde no dia 03 de janeiro. A iniciativa era parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês Takeda.

Lei de criminalização do bullying

Foi sancionada a Lei n. 14.811, que tipifica a prática de bullying e prevê punição para quem praticar o crime. O projeto tinha como objetivo a proteção de crianças e adolescentes, principalmente em ambientes escolares.

Manifestações populares

Em Paris, ativistas do clima jogaram sopa no quadro da Mona Lisa, no Louvre. As duas mulheres integravam o grupo Riposte Alimentaire e trouxeram à tona o debate sobre o direito à alimentação saudável e sustentável.

A Alemanha, por sua vez, começou o ano com atos contra a ultradireita, que ganhava força no país. Cerca de dez mil pessoas se reuniram no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto para protestar contra a ascenção de atos políticos extremistas.

A guerra de Israel contra a Palestina

Em janeiro de 2024, o mais recente conflito iniciado por Israel contra o Estado palestino já tinha começado. A Corte Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas determinou, então, que fosse permitida a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Fevereiro

No mês de fevereiro, os focos estão na saúde pública, nos avanços tecnológicos e em mais questões ambientais. A política também entra em evidência, com diferentes conflitos ganhando destaque pelo mundo.

Surto de dengue

O Brasil registra mais de meio milhão de casos de dengue em fevereiro. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período, em 2023. 

O surto da doença chamou a atenção sobretudo por acontecer depois de iniciada a vacinação contra a dengue. Indicou, assim, a baixa disponibilidade da vacina, sobretudo para a população de risco.

Inteligência artificial nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral discutiu o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de 2024. Como consequência, foi proibida a manipulação e fabricação de conteúdos falsos — fake news — para substituir a imagem ou a voz dos candidatos.

Também foi aprovada a restrição do uso de chatbots e avatares para mediar a comunicação das campanhas eleitorais com pessoas reais. Os descumprimentos dessas medidas poderiam levar à cassação das candidaturas.

Desfile das escolas de samba

A Unidos da Viradouro foi declarada campeã do Carnaval carioca de 2024 com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordava aspectos da cultura ocidental do continente africano. 

Em São Paulo, a campeã foi a Mocidade Alegre, com a sua homenagem ao escritor brasileiro Mário de Andrade. 

Incêndios na América Latina

As queimadas florestais no Brasil, Venezuela e Bolívia geraram as maiores emissões de carbono dos últimos 20 anos: foram mais de 4,1 milhões de toneladas, 5,2 milhões de toneladas e 300 mil toneladas, respectivamente. Os dados são do Copernicus, o monitor climático da União Europeia.

Tensão entre Brasil e Israel

O Ministro do Exterior israelente acusou o presidente Lula de um “grave ataque antissemita” após as críticas brasileiras às ofensivas em Gaza. De acordo com o líder do poder executivo do Brasil, “o que está acontecendo em Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”. 

A fala de Lula aconteceu durante a Cúpula da União Africana. Como consequência, o presidente passou a ser considerado persona non grata em Israel.

Morte de civis em Gaza

Após a instrução do primeiro-ministro israelense para que os militares planejassem a retirada segura de civis de Gaza, foi realizado um bombardeio na região. A área de Rafah era um dos maiores centros urbanos da cidade e abrigava 1,3 milhão de refugiados.

Dois anos da Guerra da Ucrânia

O confronto iniciado pela Rússia no território ucraniano completou dois anos e seguiu em andamento. Em protesto ao aniversário do conflito, diferentes cidades europeias foram palco de manifestações de solidariedade à Ucrânia.

Março

Em março, questões ambientais voltam ao centro das atenções. Além delas, a política ganha foco dentro e fora do Brasil.

Chuvas intensas

A região serrana do Rio de Janeiro foi palco de novas catástrofes relacionadas à chuva. Dessa vez, quatro pessoas morreram soterradas. Além disso, uma criança de quatro anos foi resgatada após passar cerca de 15 horas embaixo dos escombros.

Atualização do caso Marielle Franco

Em março, após seis anos do assassinato da ativista e política brasileira Marielle Franco, a Polícia Federal prendeu os suspeitos de mandar matá-la. Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão foram apontados como mandantes do crime.

Além deles, o chefe da Polícia Civil do Rio à época, o delegado Rivaldo Barbosa, também foi preso sob suspeita de obstruir a investigação. 

Auxílio a Gaza

Ao longo do mês de março, diferentes países enviaram apoio aos refugiados em Gaza

  • A Alemanha enviou, por via aérea, cerca de quatro toneladas de alimentos.
  • Do Chipre, um barco carregando cerca de 200 toneladas de comida partiu em direção à Gaza.
  • Estados Unidos e Jordânia realizaram um lançamento de alimentos suficiente para cerca de 11.500 refeições por via aérea. 

Abril

Abril é um mês com alguns eventos extraordinários: além do falecimento de um importantíssimo autor brasileiro, nossa atenção se volta para o céu — por bons e maus motivos.

Falecimento de Ziraldo

O escritor e cartunista Ziraldo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu aos 91 anos. Ele é mundialmente reconhecido por seus personagens, como o Menino Maluquinho.

Eclipse solar total

Um evento astronômico interessante aconteceu no hemisfério norte em 2024: a lua se posicionou entre o Sol e a Terra, criando um eclipse solar. Estima-se que cerca de 32 milhões de pessoas observaram o fenômeno. 

Conflito entre Irã e Israel

Em abril, teve início uma troca de ataques entre Irã e Israel, em razão dos conflitos iniciados por Israel em Gaza. A tensão entre os países ficou maior após ameaças israelenses e promessas de retaliação iranianas.

Israel também bombardeou a embaixada do Irã na Síria e, como resposta, drones militares foram lançados em direção a Tel Aviv. 

Maio

O mês de maio foi marcado por mais desastres naturais, notícias do mundo da música e grandes avanços na política internacional.

Enchentes do Rio Grande do Sul

Mais de 450 cidades foram afetadas pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. De acordo com os dados da Defesa Civil, foram mais de 2 milhões de pessoas impactadas pela tragédia — a pior da história do estado.

A mobilização brasileira foi intensa, com pontos de doações estabelecidos nos diversos estados do país. 

Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil

Ainda em maio, foi anunciado, durante o Congresso da Fifa, que a Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil, no ano de 2027. É a primeira vez que o país sediará o evento.

O caso Anitta de intolerância religiosa

A divulgação da música “Aceita”, da cantora carioca Anitta, foi motivo de críticas entre os fãs. Ao tratar da sua religião, o candomblé, a cantora foi vítima do discurso de ódio e chegou a perder 200 mil seguidores.

O tema da intolerância religiosa já foi tema de redação do Enem, em 2016. No entanto, os casos de preconceito continuam se repetindo.

Show da Madonna no Rio de Janeiro

Uma ação do Banco Itaú trouxe a tour Celebration, da cantora Madonna, ao Rio de Janeiro. O show foi gratuito e reuniu cerca de 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana — o maior público em 40 anos.

Reconhecimento do Estado palestino

Diferentes países europeus, como Espanha, Noruega e Irlanda, reconheceram o Estado da Palestina. Essa ação fortalece a causa Palestina ao nível global, enquanto, simultaneamente, afeta a relação desses países com Israel.

Donald Trump condenado

O então ex-presidente americano, Donald Trump, foi considerado culpado por falsificar documentos para encobrir um suborno antes das eleições de 2016. Com isso, ele se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime.

Junho

Em junho, tivemos mais queimadas e discussões políticas importantes. 

Queimadas no Pantanal

O Governo do Mato Grosso decretou situação de emergência devido às queimadas no Pantanal. De acordo com informações oficiais, as principais causas são o aumento do clima seco e o crescimento dos focos de calor.

Peeling de fenol

Um homem morreu após realizar um procedimento estético com uma influencer sem formação médica. O fato trouxe novamente à tona o impacto das redes sociais e a necessidade de cuidado e atenção antes de consultas com os “médicos de Instagram”. 

Discussões sobre direitos reprodutivos

O Código Penal brasileiro não estabelece prazo para a realização de aborto em casos de abuso sexual. No entanto, o Projeto de Lei 1904/24, também conhecido como “PL do aborto”, impõe o limite de 22 semanas de gestação para o procedimento.

O descumprimento do prazo geraria pena de homicídio simples — condenação maior do que a imputada a estupradores. 

Surto de coqueluche

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que houve aumento dos casos de coqueluche durante a primeira metade do ano. Foram notificadas 139 contaminações, um aumento de 768% em comparação ao ano passado.

A coqueluche é uma doença que pode ser evitada a partir da vacinação, já disponível no Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde promoveu ações para a ampliação desse procedimento. 

Descriminalização da maconha

O Supremo Tribunal Federal descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal — ou seja, de até 40 gramas. No entanto, o uso da droga em público continua sendo proibido. As punições passam a ser com advertências.

Agora é a sua vez!

Agora que você já viu tudo o que aconteceu no primeiro semestre de 2024, que tal colocar esses conhecimentos em prática? Para isso, basta escolher um dos muitos temas de redação disponibilizados gratuitamente na plataforma da Imaginie e começar a praticar!

E, para ter a sua redação corrigida em até 24 horas, além de contar com monitorias ilimitadas e até imersões temáticas, você também pode conhecer os nossos planos e escolher aquele que mais se adequa aos seus objetivos. Vamos começar 2025 juntos?

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autores

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts
  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter