Um dos principais desafios dos estudantes na hora de fazer uma redação é evitar o tangenciamento e a fuga ao tema. Afinal, é muito comum que os alunos abordem o assunto certo, mas com o foco errado.
Para te ajudar a não ter prejuízos na nota final, a equipe da Imaginie preparou um conteúdo super completo sobre as diferenças entre tangenciamento e fuga ao tema. Aqui, você entende o que é cada um desses erros, vê exemplos práticos e ainda confere dicas para evitá-los. Continue lendo e confira!
O que é um tema de redação?
De modo geral, o tema da redação é uma delimitação específica de um assunto. Ou seja: é um recorte dentro de um assunto geral, que visa discutir problemas específicos. Por exemplo:
- O tema Desafios para a valorização da herança africana no Brasil não discute tudo relacionado à herança africana — assunto muito abrangente —, reduzindo-o a uma provocação pontual: deve-se falar sobre os desafios para a valorização dessa herança, e apenas no Brasil.
- O tema O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira também não leva em consideração tudo o que se pode falar sobre doenças mentais, optando por delimitar a discussão acerca dos estigmas a elas associados na sociedade brasileira.
Isso significa que há uma diferença entre tema e assunto que deve ser compreendida pelo aluno antes da produção textual começar. Dessa forma, evitamos discussões muito generalizadas e focamos apenas no que importa: o tema proposto.
- Leia também: Não sei discutir o tema da redação, e agora?
O que é tangenciar um tema?
Tangenciar um tema significa abordar o assunto de forma superficial, sem explorá-lo de maneira direta e profunda. Em uma redação do Enem, isso acontece quando o autor menciona o tema de forma vaga ou periférica, isto é, sem desenvolver ideias que realmente respondam à proposta apresentada.
Na definição oficial do Inep, o tangenciamento é “(…) a abordagem parcial, realizada somente nos limites do assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático objetivamente proposto”.
Nesses casos, o texto até pode ser coerente, mas não cumpre totalmente a tarefa de discutir o tema central. Por isso, na redação do Enem, quando ocorre o tangenciamento ao tema, a nota na competência II é bastante prejudicada — ficando por volta dos 40 pontos, de um total de 200.
E a fuga ao tema?
Já a fuga ao tema ocorre quando o texto se desvia completamente do assunto. Nesse caso, o autor escreve sobre algo que não tem relação com a temática exigida, ou seja, não segue o tema proposto.
Nas palavras do Inep, a fuga ao tema acontece “quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.”
Este é um dos erros mais graves, levando à nota zero. Dessa forma, o corretor sequer avalia as outras competências da redação.
Exemplos de tangenciamento e fuga ao tema
Para ilustrar melhor o que é o tangenciamento e o que é a fuga ao tema, considere o tema da redação Enem 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Adequação
Primeiramente, um parágrafo de introdução adequado ao tema seria:
“O trabalho de cuidado, como cuidar de crianças, idosos e da casa, é essencial para o funcionamento da sociedade, mas frequentemente, não é reconhecido nem valorizado. No Brasil, esse tipo de trabalho é realizado, em sua maioria, por mulheres, que enfrentam sobrecarga e invisibilidade”.
Tangenciamento
Agora, um parágrafo que anuncia um tangenciamento ao tema:
“As mulheres brasileiras enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho, como a desigualdade salarial e a dificuldade de acesso a cargos de liderança. Mesmo sendo maioria nas universidades, elas continuam sendo minoria em posições de poder”.
Neste caso, o texto até fala sobre problemas enfrentados pelas mulheres, mas não aborda diretamente o trabalho de cuidado nem sua invisibilidade. Ou seja: está relacionado ao tema, mas não segue o foco exigido pela proposta.
Fuga ao tema
Por fim, aqui vai um parágrafo de fuga ao tema:
“O trabalho no Brasil é marcado por altos índices de informalidade e desemprego. Muitas pessoas precisam recorrer a trabalhos temporários ou bicos para sobreviver, o que mostra a necessidade de melhorias na economia e na geração de empregos”.
Note que, neste caso, não há nenhuma menção à mulher, trabalho de cuidado ou invisibilidade. O texto elabora uma tese sobre o mercado de trabalho em geral, ou seja, foge completamente do tema proposto.
Como evitar o tangenciamento e a fuga ao tema?
Agora que você já entendeu a diferença entre tangenciamento e fuga ao tema e já sabe como elas impactam a sua nota na redação, é hora de aprender a evitar esses erros. Para isso, basta seguir as dicas abaixo. Confira:
1. Leia a proposta de redação atentamente
A proposta de redação é a parte mais importante da prova, uma vez que é ela quem direciona o tema da sua redação. Por isso, leia-a atentamente e veja como ela se relaciona com os textos motivadores.
Este é o momento ideal para que você tente parafrasear o que a redação está exigindo de você, para garantir que entendeu a proposta.
2. Faça um projeto de texto
O projeto de texto é um rascunho que visa delinear todas as etapas da sua redação. Com base nele, você consegue definir melhor a sua tese e estruturar com cuidado os argumentos que servirão como base para comprová-la, além de separar potenciais dados, citações ou referências que usará.
Essa estratégia também te ajuda a checar se você abordou a proposta de redação de forma integral no texto. Afinal, oferece um panorama de tudo o que será escrito na folha definitiva.
3. Mencione os termos-chave da proposta de redação
Que a proposta de redação é um guia para o seu texto, você já sabe. Mas você sabia que tentar inseri-la, de forma orgânica, coesa e coerente, na sua redação também é uma maneira de evidenciar para o corretor que você não fugiu ou tangenciou o tema?
Considere o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Um parágrafo que introdução apropriado seria:
O trabalho de cuidado — como cuidar de crianças, idosos e da casa — é essencial para o funcionamento da sociedade, mas frequentemente não é reconhecido nem valorizado. No Brasil, esse tipo de trabalho é realizado, em sua maioria, por mulheres, que enfrentam sobrecarga e invisibilidade.
Diante desse cenário, é fundamental discutir os desafios para o enfrentamento desse problema e a promoção de políticas que reconheçam e valorizem esse tipo de trabalho.
4. Pratique muito
Como tudo na redação, a melhor forma de evitar erros graves é praticando muito. O ideal é produzir pelo menos dois textos por semana — e você pode consultar o banco de temas de redação da Imaginie para isso.
Você também pode contar com a nossa plataforma na hora de corrigir a sua redação. Nossos professores fazem a correção em até 24 horas, e você ainda tem acesso a monitorias ilimitadas para tirar dúvidas e até imersões temáticas para se preparar. Quer saber mais? Conheça os nossos planos e saiba como podemos te ajudar!