Você sabe o que é crase? Ela pode ser um desafio na vida de muitos estudantes, mas, quando entendemos do que se trata, o uso da crase fica muito mais fácil. Neste post, vamos explicar como usá-la antes de nome de lugar.
Primeiro, você precisa entender o que é crase. Trata-se da junção entre a preposição “a” e o artigo definido “a”. Ou, então, da junção entre a preposição “a” e o “a” inicial dos pronomes demonstrativos “aquela(s)”, “aquele(s)” e “aquilo” ou dos pronomes relativos “a qual” e “as quais”
Continue a leitura e descubra quando fazer uso da crase antes de lugar!
Quando fazer uso da crase antes de lugar?
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”.
Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase. Agora, se o nome do lugar pedir o artigo, o uso da crase é obrigatório.
Exemplos:
- “Ir a Minas Gerais.”
- “Ir à Itália.”
Dicas para não errar o uso da crase antes de lugar
O principal macete para saber se tem crase antes de lugar é fazer a substituição do verbo “ir” pelo verbo “voltar”, antes da possível crase.
Exemplos:
- “Ir a São Paulo.”
- “Voltar de São Paulo.”
- “Ir a Minas Gerais.”
- “Voltar de Minas Gerais.”
Nessas duas substituições, é possível notar apenas a presença de preposição. Por isso, não existe crase antes dos nomes “Minas Gerais” e “São Paulo”.
Por outro lado, se você substituir um verbo pelo outro e notar a presença do artigo definido “a”, é necessário fazer uso da crase.
Exemplos:
- “Ir à Itália.”
- “Voltar da Itália.”
- “Ir à Bahia.”
- “Voltar da Bahia.”
Nesses casos, notamos a presença da preposição “de” + o artigo definido “a”, portanto, você deve fazer uso da crase!
Se você ainda estiver com dúvida, lembre-se: quem vai a, volta DE; quem vai à, volta DA.
Outras dicas
Se o nome do lugar estiver especificado, sempre haverá crase.
Exemplos:
- “Vou a Veneza.”
- “Volto de Veneza.”
- “Vou à bela Veneza.”
- “Volto da bela Veneza.”
- “Vou a Roma.”
- “Volto de Roma.”
- “Vou à Roma antiga.”
- “Volto da Roma antiga.”
Depois dessa dica, duvido que você vai errar! 😉
Como fazer uso da crase em outras situações?
Além dos exemplos que mostramos, há outras situações nas quais você deve fazer uso da crase. Veja a seguir!
1) Quando os pronomes demonstrativos “aquela(s)”, “aquele(s)” e “aquilo” complementam um termo que exige a preposição “a”: “Ela estava se referindo àquelas semanas em que houve feriado.”
2) Na mesma situação explicada acima, mas com os pronomes relativos “a qual” e “as quais”: “As atividades físicas às quais nos dedicamos pela manhã nos fazem muito bem.”
3) Em locuções adverbiais femininas, como: às vezes; à vontade; à tarde; às 18 horas.
Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como fazer uso da crase antes de lugar. Agora, confira o nosso próximo artigo sobre como começar a estudar para o Enem. Bons estudos!