Ainda no mês das mulheres, o quarto tema de redação do #DesafioVem1000 é: “Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?”.
Continue a leitura para conferir uma redação nota 920 com comentários detalhadas!
Redação pronta sobre violência de gênero nas universidades brasileiras
“Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”.[1] Segundo Schopenhauer, os homens tomam aquilo que lhes beneficia como o que deve ser feito, não levando em consideração a opinião e o sentimento alheio. Nos dias atuais, isso pode ser notado na crescente onda de violência de gênero nas universidades brasileiras. Nesse âmbito, esse problema tem se assentado no legado machista dos brasileiros, visto que a maioria dos casos são contra mulheres.
Primordialmente, a sociedade vive um tempo de maior autonomia e inclusão das mulheres, principalmente no campo universitário. No entanto, se por um lado ela evoluiu, por outro ainda traz consigo a herança do machismo dentre os homens, que veio para o Brasil com os colonizadores portugueses, os quais tinham a visão de submissão das mulheres. Com isso, jargões como “sexo frágil”, “mulher é fácil”, “ela se insinuou pra mim”, ainda permeiam a comunidade brasileira, propagando a cultura machista e mascarando atos de violência sexual verbal e física contra universitárias, tendo como justificativa o instinto animal de se apoderar da “fêmea”. Dessa forma, o legado machista da sociedade contribui para o problema da violência de gênero nas universidades, uma vez que encobre e justifica tal prática.[3][4]
Indubitavelmente, muitos casos de estupro relatado nas universidades ocorrem em festas universitárias. Sendo assim, estupradores, muitas vezes universitários, justificam o crime no fato de as mulheres estarem bêbadas ou com roupas muito curtas, submetendo-as a atos contra a sua própria vontade e inferiorizando-as a objetos que devem sanar seus desejos carnais. Com efeito, em uma pesquisa realizada em todo o Brasil pela Revista Abril, 70% das universitárias[7] relataram ter sofrido violência nas universidades, refutando para as mulheres o que John Stuart Mill[8] disse: “Sobre seu próprio corpo e mente o indivíduo é soberano”.Faz-se notório, portanto, que a visão machista de que a mulher é um objeto submisso ao homem para satisfazer seus desejos está presente entre os universitários, evidenciando o problema da violência de gênero nesses locais.[2][6]
Em síntese, o problema da violência de gênero nas universidades brasileiras pode ser enfrentado combatendo-se o legado machista da sociedade. Diante disso, cabe às universidades a realização de campanhas contra o machismo, por meio das mídias universitárias, como panfletos, sites, rádio, que atinjam todos os alunos, com o fito de diminuir a incidência dos casos de violência. Também, o Governo Federal deve disponibilizar um local de denúncias 24 horas, através de um número de telefone, que possa enviar com rapidez policiais ao local, com o propósito de maior segurança. Em suma, espera-se ampliar a visão diminuta de uma sociedade com heranças machistas.[5]
Correção da redação
Confira, agora, os comentários feitos pelo corretor.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [6] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Você iniciou sua redação com uma citação, que é ao mesmo tempo uma frase que causa impacto. Até aí tudo bem, mas o grande erro é que você teve de se estender para explicar a relação dela com o texto, ao invés de apresentar o assunto que iria ser abordado na redação.
- [3] Pesquise informações em jornais, dados estatísticos, autoridades no assunto para fundamentar o ponto de vista. Uma dica muito importante para escrever um texto, é ler sobre o assunto antes de inciá-lo. Sei que irá pensar: “no dia da prova não poderei fazer isto”, mas é durante o treino que irá formar seu repertório sociocultural. Por isso, se informar previamente sobre os temas é fundamental para chegar na prova com uma bagagem contundente.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
- [7] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [8] Dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontas. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveite a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [5] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
De modo geral, seu texto está bom, mas há o que melhorar, principalmente no que concerne a Competência 3. Em suma, atente às marcações feitas no texto, pesquise sobre diversos assuntos para aprimorar cada vez mais o seu repertório sociocultural e continue praticando a escrita. Tenho certeza que com esforço e dedicação você alcançará seus objetivos! Bons estudos!
Nota: 920
E aí, pronto para escrever a sua redação sobre “Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?”? Não esqueça de escolher o seu pacote da Imaginie e enviar o seu texto para correção para saber qual é sua nota e como você pode melhorar!