🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Exemplo de redação Fuvest sobre o tema: O homem saiu de sua menoridade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Marionetes bélicos

A Revolução Técnico-Científica foi responsável por desenvolver a Telecomunicações, intensificando o fluxo de informações entre as nações. Desse modo, esperava-se que com tal advento tecnológico as populações pudessem cada vez mais aprimorar seus argumentos lógicos de ver o mundo, o que, no entanto, não ocorre, visto que o acesso aos dados prontos restringe cada vez mais as capacidades de autonomia e de pensamento humano voltado à modernidade. [1]

[2] Já afirmava o criador da psicanálise Freud que o pensamento é o estado da ação. Sob tal lógica a sociedade deveria fundamental seu senso crítico, analisando arduamente materiais circulantes antes de formular suas opiniões. Entretanto, em plena era do tablet e da internet rápida, buscar o dado pronto tornou-se cômodo e cada vez mais fácil, tornando os cidadãos meros reféns de apenas alguns cliques em frentes à tela do computador, e dando a esses indivíduos o papel de pesquisadores alienados. Desse modo, [3] é extremamente preocupante que o homem não mantenha sua autonomia para arquivar o que é fundamental para si e para os grupos ao seu redor, uma vez que longe do meio tecnológico o homem não possui conhecimento e noção de mundo, [4] configurando um grande androide guiado como marionete pela tecnologia compulsória.

No final da 2ª Guerra Mundial, o projeto Manhattan, desenvolvido pelos EUA, introduziu o uso da bomba atômica como meio de firmar a liderança norte-americana frente ao conflito. É nesse viés que pode-se afirmar que o homem apenas adere à sua racionalidade científica para desenvolver meios altamente destrutivos, tornando seus descendentes herdeiros da guerra e do campo de batalha. Uma prova disso é que [5] após quase 100 anos desde que a primeira bomba de Urânio devastou a cidade japonesa de Hiroshima, a ciência ainda não desenvolveu meios para a cura de doenças como o câncer e até mesmo para uma das mais comuns e conhecidas enfermidades, como a AIDS, doença viral que devasta a África Subsaariana. Sendo assim, é visível que não é de interesse humano despertar para emergentes necessidades, mas sim destruir grupos ameaçadores de forma lucrativa e cruel.

Por fim, depreende-se que o homem ainda vive num estado de isolamento racional perante os diferentes contextos sociais. Movido por valores bélicos oriundos da monotonia das máquinas, as sociedades humanas seguem “às cegas” [6]  sem autonomia própria para dirigirem tantos “avanços” científicos e tecnológicos que, desde o século XX, escondem a fraqueza humana cujo início deu-se com a troca de mentes por máquinas. [7][8]

Desenvolvimento do tema e organização do texto

[1] Ótima e precisa introdução!

Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

[2] “Já afirmava Freud, o criador da psicanálise, que o…”

[3] Este argumento soou confuso, pode ser melhor articulado.

[8] Todas as partes do texto estão bem delineadas e colocadas, inclusive a conclusão!

Correção gramatical e adequação vocabular

[4] “…configurando-se como um grande androide…”

[5] “Uma prova disso é que,…” (use a vírgula)

[6] “…sociedades humanas seguem às cegas,…” (use a vírgula)

Desenvolvimento do tema e organização do texto

[7] A proposta foi bem compreendida e fundamentada na redação. Os argumentos se aprofundaram com dados e tornaram a argumentação consistente. Ótimo trabalho!

Nota: 47/50

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter