A correção da redação do Enem é realizada com base na análise de 5 competências no texto. Em cada uma delas, o candidato pode tirar até 200 pontos, totalizando, portanto, a nota 1000 equivalente à produção textual.
Então, para conseguir tirar total na redação, é fundamental que você preste atenção a às competências exigidas e se dedique ao máximo para alcançar a excelência em cada uma delas.
Aqui no blog, nós já demos as dicas sobre como tirar 200 na competência 1. Mas e na competência 2 Enem, você sabe o que é avaliado e como conseguir alcançar a pontuação total? Confira agora!
Saiba o que é analisado na competência 2 Enem
A competência 2 da redação do Enem diz respeito à compreensão do tema proposto, abordagem de conceitos de outras áreas do conhecimento e adequação à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo.
Por isso, nessa competência o corretor irá observar se você é capaz de desenvolver o tema de forma direcionada em um texto dissertativo-argumentativo.
Ou seja, você deverá expor o seu conhecimento sobre o assunto, sem fugir desse tema principal, e argumentar sobre ele por meio de um ponto de vista. Esse ponto de vista é exposto na tese, logo na introdução da sua redação.
5 dicas para tirar 200 na competência 2 Enem
Agora que você já sabe como é avaliado na competência 2 Enem, vamos descobrir o que você deve fazer para alcançar a pontuação máxima nela!
1. Compreenda bem a proposta
Procure compreender bem a proposta de redação para não tangenciá-lo acidentalmente ou, ainda, fugir do tema. Para isso, leia atentamente os textos de apoio, pois eles direcionam o candidato sobre o foco esperado para o desenvolvimento do assunto.
Outro ponto fundamental para que você consiga fazer uma boa interpretação da proposta é o treino de redação com diferentes temas durante a sua rotina de estudos pré-Enem. Assim, você será capaz de identificar, de forma cada vez mais fácil e rápida, o que está sendo exigido pelo Exame, independente do eixo temático da proposta.
Por isso, tenha em mente que a preparação para a prova de redação é tão importante quanto a atenção durante a prova em si.
2. Mostre seus conhecimentos sobre o tema
Não se atenha ao desenvolvimento de ideias expostas nos textos da prova, eles servem como apoio. Extrapole-os, demonstre que seus conhecimentos vão além, fuja do senso comum.
Grande parte dos candidatos não preparados irão desenvolver justamente aquelas ideias, e elas serão consideradas previsíveis. Portanto, a nota dessas pessoas será mais baixa na competência 2 Enem.
Mostre originalidade e autoridade sobre o que você está falando. Lembre-se de que você estudou e está preparado para aquele momento, agora é a hora de mostrar o que você sabe para os corretores.
3. Não copie
Em hipótese alguma você pode copiar trechos dos textos de apoio, sob risco de ter a sua redação zerada.
Você pode utilizar os dados apresentados, inserindo-os na redação com as suas próprias palavras. Cópia, jamais!
4. Seja incisivo
A nossa quarta dica para você alcançar a pontuação máxima na competência 2 Enem é: seja incisivo quanto ao seu ponto de vista. A linguagem da redação deve ser impessoal, mas isso não quer dizer que o seu texto não deva apontar um direcionamento sobre o que você defende.
Não fique apenas apresentando uma série de dados e fatos sem que o seu vocabulário indique que eles foram apresentados para fundamentar sua opinião.
O seu ponto de vista deve existir e é fundamental que você o defenda ao longo da redação. Para isso, traga para o texto informações que você adquiriu ao longo da vida, seja na escolas ou nas demais experiências.
Relacionar o tema com a sua realidade de aprendizados é enriquecedor para o texto e ajuda a credibilizar suas ideias, tornando-as plausíveis e persuasivas.
5. Fique informado
Esteja sempre informado sobre as discussões da atualidade, para chegar preparado para discutir qualquer tema.
Para isso, é importante que você assista os jornais, leia bastante, conheça quais são os possíveis temas e estude o que tem sido pauta em sociedade. Isso irá aperfeiçoar o seu tão importante repertório sociocultural.
E aí, gostou das nossas dicas? Então, se você ainda não fez, faça agora o seu cadastro gratuito na plataforma da Imaginie e escolha algum tema para começar a treinar e colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática. Bons estudos!