O estudante brasileiro não tem um minuto de paz: quando acaba o período de nervosismo para o Enem, começa o de ansiedade para os resultados das provas!
Brincadeiras à parte, conversando com estudantes de todo o país todos os dias, nós sabemos que o dia da divulgação do resultado do Enem é muito aguardado. Afinal, é apenas nesse dia que você conseguirá saber, com certeza, como foi o seu desempenho nas provas.
No artigo de hoje vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem: datas, como acessar, como entender suas notas e como ter uma ideia sobre o seu desempenho antes da divulgação oficial. Bora lá?
Quando sai o resultado do Enem de 2020?
O resultado do Enem 2020 está previsto para ser divulgado no dia 29 de março de 2021. Nesse dia, você poderá verificar a pontuação que alcançou em cada uma das 4 provas objetivas, além da redação, no boletim de desempenho individual.
Como saber o resultado do Enem antes disso?
Até a divulgação oficial dos resultados, os estudantes podem verificar quantas questões acertaram no gabarito do Exame.
Além disso, se você guardou o rascunho da sua redação, não é necessário esperar até janeiro para saber qual será a sua nota! É só digitar o seu texto na plataforma da Imaginie e enviar para nossos corretores avaliarem. Nós fazemos a correção da sua redação em um processo similar ao do Enem e, assim, você consegue saber qual será a sua nota aproximadamente.
Quando sai o gabarito oficial do Enem 2020?
O gabarito oficial do Enem foi publicado no dia 27 de janeiro de 2021. Para conferir os seus erros e acertos, diminuindo um pouco a sua ansiedade, você pode conferir a página do gabarito oficial clicando aqui!
Quem divulga os resultados do Enem?
Os resultados do Enem são divulgados pela mesma instituição responsável pela organização do Exame: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para calcular a nota das provas objetivas, o Inep usa a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que tem o objetivo de analisar o desempenho dos participantes não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente.
Sendo assim, um fator de grande importância no cálculo da nota é a coerência das respostas do participante.
Ou seja, é coerente que, para acertar as questões mais difíceis de determinado assunto, você também acerte as questões mais fáceis. Se você errou grande parte das questões fáceis e acertou as difíceis de determinado tema, é provável que tenha “chutado”.
Já a redação segue um processo de correção que envolve, no mínimo, 2 corretores. Eles avaliam o texto com base em 5 competências, definidas pelo próprio Enem:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Como acessar o resultado do Enem?
Você pode acessar o resultado do Enem impresso e digital por meio da Página do Participante. Para fazer o login e acessar o seu boletim, basta informar o seu CPF e a senha que você cadastrou quando fez a inscrição para o Exame.
Como entender a nota do Enem?
No boletim do Enem, você poderá visualizar a nota que tirou em cada uma das provas. Para chegar à sua nota final, é necessário entender se a instituição e o curso que você deseja entrar atribuem peso à alguma das grandes áreas.
Por exemplo: em alguns cursos de jornalismo, é atribuído um maior peso à prova de redação. Nesse caso, na hora de calcular a sua média, você precisa levar isso em consideração.
Mas, para ter uma ideia geral, é só calcular a sua média: somar todas as notas e dividir por 5. Você pode usar esse valor como base para analisar o seu desempenho global.
Agora, só com esse número não é possível dizer se você foi bem ou mal no Enem! Tudo depende do curso e da universidade que você quer entrar. Em cursos mais concorridos, a nota de corte costuma ser mais alta que em cursos não tão procurados, por exemplo.
Uma boa ideia é dar uma olhada nas notas de corte dos anos anteriores do curso que você deseja entrar. É bastante improvável que ela permaneça exatamente a mesma, mas já dá para você ter uma ideia sobre a possibilidade de conseguir a vaga dos seus sonhos.
Tem como saber a nota do Enem de anos anteriores?
Sim, é possível saber o seu resultado do Enem de anos anteriores! Se você deseja ver a sua nota de alguma edição do Exame até 2019, pode fazer isso por meio do aplicativo do Enem. Caso você queira ver o resultado de alguma edição de 2009 a 2014, é possível pelo sistema do Inep.
Pelo aplicativo do Enem (disponível para iOS e Android), basta fazer o login com seu CPF e senha e acessar a opção “Histórico de notas”. Se você tiver participado de mais de uma edição de 2019, dá até para ver gráficos do seu desempenho que mostram a evolução das suas notas do Enem!
Fez o Enem antes de 2015? Acesse o sistema do Inep, informe o ano que você fez a prova, seu CPF e senha. Caso você já tenha esquecido a senha, é só clicar em “Recuperar senha” e informar os dados pedidos.
O que fazer com o resultado do Enem?
Você pode usar a sua nota do Enem para entrar em uma universidade pública, com o Sisu, conseguir uma bolsa em uma universidade privada, com o ProUni, financiar o seu curso, com o Fies, e até mesmo estudar em Portugal!
Além disso, existem universidades públicas e privadas que utilizam o resultado do Enem em um programa próprio para substituir ou complementar o vestibular tradicional e fornecer bolsas, por exemplo.
Quer conhecer melhor as opções sobre o que fazer com o seu resultado do Enem? Acesse o nosso artigo que explica os programas que citamos acima e muito mais!