🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça as características da carta argumentativa e aprenda como escrevê-la

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ainda que o Enem seja a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil atualmente, ainda existem alguns vestibulares com provas próprias e que exigem que você escreva textos diferentes da famosa redação dissertativo-argumentativa.

Se você quer aumentar ainda mais as suas chances de iniciar o curso dos seus sonhos e está aberto a prestar outros vestibulares deve saber que talvez você irá se deparar com outros tipos textuais, como a carta argumentativa.

Pois é, nem só de conhecer as características de um gênero textual vive um estudante. E é por isso que neste post vamos apresentar para você as características de uma carta argumentativa e ensiná-lo a escrevê-la! Borá lá?

O que é uma carta argumentativa?

A carta argumentativa é um texto estruturado com cabeçalho, desenvolvimento e despedida e tem a função de convencer e/ou persuadir o leitor ou, mais especificamente, o interlocutor.

Neste tipo textual você deve, assim como na redação do Enem, apresentar um ponto de vista por meio de argumentos válidos. A seguir vamos te contar as principais características da carta argumentativa. Confira!

Quais são as principais características gerais da carta argumentativa?

A carta argumentativa é um tipo textual que, como qualquer outro, deve ser estudado e praticado para que seja bem elaborado. E para que seja possível escrever um bom texto é necessário conhecer a fundo as suas características. Portanto, aí vão elas:

1. Texto de gênero dissertativo-argumentativo

A primeira característica relacionada à carta argumentativa é que ela faz parte do gênero dissertativo-argumentativo. Portanto, você deve saber o que de fato é argumentar. Argumentar é defender o seu posicionamento, que pode ser favorável ou não a determinado tema, apresentando todos dados, fatos, exemplos etc., para convencer e/ou persuadir o leitor.

2. Possui um objetivo

Outra característica de uma carta argumentativa é que ela possui um objetivo. 

O objetivo da carta argumentativa é simples: você deverá convencer, ou seja, induzir o interlocutor para que ele pense como você. 

Além de convencer, a sua carta poderá também persuadir, isto é, fazer com que o leitor de sua carta mude a sua atitude em decorrência de sua argumentação. 

Quer um exemplo para entender melhor? Bom, suponhamos que em sua carta você quer convencer um deputado a votar em um projeto de lei X que você acredita que irá estabelecer um pouco de igualdade para a população. Portanto, apresentando seu ponto de vista, você quer convencer o deputado e ainda persuadi-lo a votar no projeto de lei.

3. Ter coerência e coesão

Outra característica de uma carta argumentativa é o fato de que ela deve possuir coerência e coesão, assim como qualquer outro texto. 

É necessário que você apresente argumentos coerentes, ou seja, que tenham lógica com o tema e entre si. 

E é preciso também que a coesão “amarre” esses argumentos. Para isso você deverá conhecer os famosos conectivos, que são aquelas palavrinhas que têm a capacidade de ligar as partes do texto, como “portanto”, “mas”, “contudo”, “entretanto” e vários outros.

4. Possibilidade do uso de máscaras

Uso de máscaras, como assim? Você não vai se tornar um super-herói, nem nada disso.

Mas durante o desenvolvimento de sua carta você poderá criar um personagem. Sim, essa é uma das características mais marcantes de uma carta argumentativa. Nela, você poderá se tornar quem quiser, mas é importante que você se caracterize durante a argumentação. 

Você só não poderá criar seu próprio personagem quando nas instruções já estiver definido qual deverá ser a sua assinatura no final de seu texto.

Essa característica é importante para evitar que você seja penalizado. Ao escrever o próprio nome no corpo do texto, você corre o risco de que os corretores interpretem isso como uma maneira de identificação e desconsiderem o seu texto.

5. Uso da primeira pessoa do plural

Uma outra forte característica da carta argumentativa é a presença da primeira pessoa do singular “eu”.

Diferente da redação, em que você deve prezar pela impessoalidade, aqui você deve manifestar o seu ponto de vista de maneira bastante pessoal mesmo!

6. Contato constante com o interlocutor

Na carta argumentativa você deverá estabelecer um contato constante com o seu interlocutor.

Portanto, uma característica marcante desse tipo textual é que durante seu desenvolvimento você escreva o nome ou a ocupação de seu interlocutor com frequência.

Agora que você conhece melhor as características gerais da carta argumentativa, vamos te mostrar o passo a passo para escrevê-la.

Qual o passo a passo para desenvolver uma carta argumentativa?

Confira agora os 5 passos que irão te ajudar a desenvolver uma carta argumentativa que vai convencer e persuadir qualquer pessoa.

1. Preencha a localização espaço-temporal

Bom, toda carta deve apresentar um cabeçalho que contenha a localização espaço-temporal. Veja um exemplo:

  • Belo Horizonte, 03 de março de 2020.

2. Identifique o seu interlocutor

Logo abaixo da localização espaço- temporal, você deverá preencher o vocativo, ou seja, você deverá representar graficamente o interlocutor de sua carta. 

O vocativo poderá ser representado de diferentes maneiras, você pode especificá-lo com o nome da pessoa, sua ocupação (vereador, deputado, presidente), com um pronome de tratamento ou ainda utilizar tudo junto. Veja um exemplo:

  • Caro deputado federal Marcelo.

3. Desenvolva sua argumentação

Após preencher o cabeçalho com a localização espaço-temporal e com o vocativo é chegada a hora de desenvolver sua argumentação. Para tanto você deverá: 

  • caracterizar-se: mostre ao interlocutor quem é você. Por exemplo: “Eu, estudante do curso de Medicina, escrevo esta carta…”
  • indicar a sua motivação: durante o desenvolvimento de sua argumentação você deverá indicar os motivos pelos quais está escrevendo sua carta. Exemplo: “Eu, estudante de medicina, escrevo esta carta para solicitar que você, deputado Marcelo, revise e considere o projeto de lei X e vote a seu favor …”
  • indique a finalidade: durante a argumentação você deverá também indicar qual a função, a finalidade da sua carta. Por exemplo: “Eu, estudante de medicina, escrevo esta carta para solicitar que você, deputado Marcelo, revise e considere o projeto de lei X e vote a seu favor, uma vez que ele irá contribuir minimamente para o combate da desigualdade social, um dos pilares de sua candidatura.”
  • argumente e defenda seu ponto de vista: após caracterizar-se, indicar a sua motivação e finalidade, você deverá argumentar, ou seja, apresentar dados estatísticos, fatos, exemplos etc., para defender o seu ponto de vista e convencer e/ou persuadir o interlocutor de sua carta a fazer o que você deseja. 

4. Finalize sua carta argumentativa

Você deverá finalizar a sua carta argumentativa reafirmando o seu pedido,afirmando positivamente e emitindo uma certeza na defesa de seu ponto de vista. Portanto, nada escrever: “eu acho”, “eu penso”, “eu acredito”. Você deverá ser incisivo e firme, ok?

5. Despeça-se de seu interlocutor 

Bem no finzinho, você deve se despedir de seu interlocutor. Os clássicos: “Atenciosamente”, “Grato pela atenção” e outros são super válidos e você está liberado para usar. 

Mas atenção na hora de assinar: como mencionamos anteriormente, em hipótese alguma coloque seu próprio nome, isso pode indicar que você está querendo ser identificado e, portanto, invalidar seu texto. 

E aí, curtiu saber sobre como desenvolver uma carta argumentativa? Bom, a carta argumentativa faz parte do gênero dissertativo-argumentativo e tem características próprias e função social. Se você quer saber sobre outros gêneros textuais, basta ler nosso texto sobre esse assunto, afinal quanto mais você conhecer mais seguro se sentirá quando se deparar com propostas textuais distintas da redação.

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três + 15 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter