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Saiba mais sobre o romantismo e como essa escola ocorreu no Brasil

  • Sabrina Andrade
  • 02/11/2020
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Muita gente ainda acha que o romantismo refere-se somente às relações românticas. Contudo, muito além disso, o romantismo foi uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII e valorizou a subjetividade, o sentimentalismo e o nacionalismo. 

Foi a publicação do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe, que marcou o início do movimento, em 1774. 

Se você vai prestar o Enem ou algum outro vestibular, é muito importante que você tenha muito conhecimento sobres esses movimentos literários. Assim, você consegue encarar qualquer prova de literatura com bastante confiança. 

Portanto, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o romantismo, onde surgiu, como ocorreu no Brasil, suas gerações, características e principais autores. Bora lá?

Surgimento do romantismo

Como vimos acima, o Romantismo teve seu surgimento na Europa, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra, no século XVIII. O movimento nasceu com o objetivo de reivindicar a personalidade sensível e emocional dos indivíduos em detrimento ao domínio da razão muito presente na época.

As principais características do Romantismo foram as bases para a sua definição, que são a fantasia, o sentimento, a paixão e a imaginação. Ele apareceu para reagir contra os pensamentos do Neoclassicismo, outro movimento artístico e cultural, que não possibilitava a liberdade de expressão aos artistas e desvalorizava as suas criações.

O movimento envolveu as áreas artísticas, políticas e filosóficas, e desenvolveu a poesia ultra-romântica e os romances históricos, que se tornaram populares com a ascensão da imprensa, possibilitando o acesso das classes que ainda não tinham contato com os textos literários.

Principais características do romantismo

Essa escola literária foi a primeira a romper com os valores literários clássicos, mais conhecido como o Classicismo dos séculos XV e XVI, que ainda ressaltavam a cultura greco-romana. 

Portanto, o romance é considerado o sucessor da poesia épica, presente nas famosas obras clássicas, que narravam viagens na época das Grandes Navegações, como Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, publicada em 1572.

Esse rompimento é visto na prosa, na poesia, que passou a ter versos sem rima, métrica e estrofação, e no aspecto formal clássico que é deixado de lado. 

Contudo, na literatura europeia romântica, os heróis nacionais são belos e valentes cavaleiros medievais, porém há uma exaltação à pátria e à história passada, além do sentimentalismo.

Romantismo no Brasil

O início do Romantismo no Brasil é marcado pela chegada da família real, em 1808. Esse corresponde a um período de intensa urbanização, permitindo a divulgação de um campo livre de ideias para as novas tendências europeias.

Porém, após a independência do país, em 1822, os ideais como o nacionalismo, o retorno ao passado histórico, a valorização das coisas da terra e a exaltação da natureza foram crescendo.

As obras consideradas como marco do Romantismo no Brasil são a Revista Niterói e o livro de poesias Suspiros Poéticos e Saudades, que foram publicadas em 1836 por Gonçalves Magalhães.

Vejamos o exemplo de uma poesia da obra Suspiros Poéticos e Saudades:

XXXIV

A FLOR SUSPIRO

Eu amo as flores

Que mudamente

Paixões explicam

Que o peito sente.

Amo a saudade,

O amor-perfeito;

Mas o suspiro

Trago no peito.

A forma esbelta

Termina em ponta,

Como uma lança

Que ao céu remonta.

Assim, minha alma,

Suspiros geras,

Que ferir podem

As mesmas feras.

É sempre triste,

Ensangüentado,

Quer seco morra,

Quer brilhe em prado.

Tais meus suspiros…

Mas não prossigas,

Ninguém se move,

Por mais que digas.

Agora que você compreendeu como o romantismo surgiu no Brasil, vamos falar das suas três gerações que abarcam: os indianistas, os ultrarromânticos e os condoreiros. Falaremos cada uma delas a seguir. 

As gerações do romantismo no Brasil

Primeira geração

É chamada de geração nacionalista ou indianista, foi marcada pela exaltação à natureza, que fazia um retorno ao passado histórico, medieval, porém, com a criação do herói nacional, na figura do índio.

Foi por essa alusão ao indígena que se deu o nome dessa fase do romantismo brasileiro.

Nessa fase, recebem destaque os escritores: Gonçalves Dias, José Gonçalves de Magalhães, Araújo Porto Alegre, Manuel José de Araújo Porto Alegre, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida e José Martiniano de Alencar. 

Veja o exemplo da famosa poesia Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, publicada em 1847:

Minha terra tem palmeiras

Onde canta o Sabiá,

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar – sozinho, à noite –

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Para facilitar sua compreensão, veja as características mais presentes dessa geração:

  • brasileirismo (linguagem);
  • exaltação da natureza e da liberdade;
  • figura do índio ou indianismo;
  • nacionalismo-ufanista;
  • religiosidade;
  • sentimentalismo, emoções.

Segunda Geração

A segunda geração do romantismo também é conhecida com “mal-do-século” ou ultrarromântica, que foi intensamente influenciada pela poesia de Lord Byron, um dos principais poetas britânicos do romantismo. 

A fuga da realidade manifestada na idealização da infância, nas virgens sonhadas e na exaltação da morte passa a ser o tema preferido dos escritores. 

Confira as características marcadas por essa geração:

  • egocentrismo e individualismo;
  • escapismo;
  • fuga da realidade;
  • pessimismo e melancolia;
  • profundo subjetivismo;
  • saudosismo;
  • sentimentalismo exacerbado.

Os principais nomes dessa geração foram: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Luís Nicolau Fagundes Varella e Pedro Luziense de Bittencourt Calasans.

Acompanhe o exemplo de um trecho da obra Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, publicada postumamente em 1853.

Lembrança de Morrer

(…) Como o desterro de minh’alma errante,

Onde fogo insensato a consumia:

Só levo uma saudade – é desses tempos

Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade – é dessas sombras

Que eu sentia velar nas noites minhas…

De ti, ó minha mãe, pobre coitada

Que por minha tristeza te definhas!

De meu pai… de meus únicos amigos,

Poucos – bem poucos – e que não zombavam

Quando, em noites de febre endoudecido,

Minhas pálidas crenças duvidavam.

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,

Se um suspiro nos seios treme ainda,

É pela virgem que sonhei… que nunca

Aos lábios me encostou a face linda!

Só tu à mocidade sonhadora

Do pálido poeta deste flores…

Se viveu, foi por ti! e de esperança

De na vida gozar de teus amores. (…)

Terceira Geração

Já a terceira geração do romantismo é chamada de condoreira. Ela foi caracterizada por uma poesia com um viés mais social e libertário. Nela se podem observar as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.

Essa geração sofreu intensamente a influência das ideias de Victor Hugo, um poeta francês, com sua poesia político-social. Como consequência disso, essa fase também é chamada de “geração hugoana”.

Já o termo condoreirismo é consequência do símbolo de liberdade adotado pelos jovens românticos: a ave condor, uma águia que habita o alto da cordilheira dos Andes.

Confira as características dessa geração:

  • abolicionismo;
  • erotismo;
  • liberdade;
  • negação do amor platônico;
  • pecado;
  • realidade social.

Seus principais representantes foram Castro Alves, Sousândrade, Tobias Barreto de Meneses, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo e Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero. 

Veja o exemplo de um trecho da obra Navio Negreiro, Castro Alves, publicada em 1869:

Canto VI

Existe um povo que a bandeira empresta 

P’ra cobrir tanta infâmia e cobardia!… 

E deixa-a transformar-se nessa festa 

Em manto impuro de bacante fria!… 

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta, 

Que impudente na gávea tripudia? 

Silêncio.  Musa… chora, e chora tanto 

Que o pavilhão se lave no teu pranto! … 

Auriverde pendão de minha terra, 

Que a brisa do Brasil beija e balança, 

Estandarte que a luz do sol encerra 

E as promessas divinas da esperança… 

Tu que, da liberdade após a guerra, 

Foste hasteado dos heróis na lança 

Antes te houvessem roto na batalha, 

Que servires a um povo de mortalha!… 

Fatalidade atroz que a mente esmaga! 

Extingue nesta hora o brigue imundo 

O trilho que Colombo abriu nas vagas, 

Como um íris no pélago profundo! 

Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga 

Levantai-vos, heróis do Novo Mundo! 

Andrada! arranca esse pendão dos ares! 

Colombo! fecha a porta dos teus mares!

E aí? Gostou de saber mais sobre o romantismo? Esperamos que este artigo tenha sido útil para você ver como se diferem cada uma das suas gerações ocorridas no Brasil.  Agora, para continuar o seu aprendizado, veja o próximo artigo sobre o pré-modernismo e arrase nas provas! Boa leitura!

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Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
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