🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O terceiro tema do #DesafioVem1000 no mês das mulheres é “A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Terça-feira chegou com o nosso terceiro tema do Desafio #Vem1000 ? ⠀ Bom, como a temática desse mês é mulheres ♀, o nosso tema de hoje é: A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres. ⠀ Para te ajudar a escrever sobre esse tema, colocamos assuntos que você pode abordar, além de algumas datas importantes. ? ⠀ Ah, e nosso post sobre mulheres que marcaram a história também está cheio de pessoas incríveis que você pode citar ? ⠀ Bom demais, né? ⠀ Mas para deixar ainda melhor, você também pode utilizar o cupom ?VEM1000? para ganhar 15% de desconto em nossos pacotes de correção de redação e receber o seu texto com nota por competências e feedbacks completos. ⠀ Acesse o link na bio e #vem1000 ? ⠀ #enem #enem2020 #redação #redaçãoenem #correçãoderedação #mêsdasmulheres ⠀

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Abaixo, separamos uma redação nota 960 com comentários do corretor especializado para você ter uma ideia sobre o tema! Vamos lá?

Veja um exemplo de redação para o tema: “A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres”

Para Aristóteles[1], a diferença entre homens e mulheres limitava-se à quantidade de calor recebido pela mãe durante a gestação: caso houvesse calor suficiente para o pleno desenvolvimento dos orgãos genitais, nasceria um menino; caso contrário, o desenvolvimento seria comprometido e, então, nasceria uma menina. Diante disso, percebe-se que na conjuntura medieval a mulher era vista como um “homem incompleto” e algo oriundo de insuficiências, fato que influenciou a cultura de inferiorização feminina no Ocidente. Com a chegada da Modernidade, o movimento feminista foi o responsável pela reação feminina à dominação de seus direitos mais básicos.

Sob tal ótica, o chamado contrato tácito de troca determinava que os homens deveriam prover o sustento da casa, enquanto as mulheres seriam encarregadas dos cuidados domésticos e da satisfação sexual do marido.[2] Com isso, desconsiderava-se o fator psicológico e emocional da mulher – enquanto ser humano completo – em detrimento da dominação a que estavam submetidas, abrindo espaço para o enquadramento feminino no papel de coisa utilizável e descartável. Além disso, as roupas e a aparência física tornaram-se fatores majoritários no julgamento do caráter de uma mulher, como é perceptível ainda hoje em campanhas publicitárias, festas e situações em que a sexualidade feminina é tratada como um tabu.

Por conseguinte[3], a escritora feminista e existencialista Simone de Beauvoir dissertou no segundo volume de sua obra O Segundo Sexo sobre a construção da essência feminina. Esta, que ainda é tida quase como obrigatória e irrefutável, é baseada na concepção de mundo segundo uma perspectiva masculina, o androcentrismo. Desde a Idade Média, com Aristóteles, as ideologias, os movimentos revolucionários e os cargos de autoridade foram liderados por figuras viris, principalmente por haver um paradigma de incapacidade feminina, o que conferiu a elas o papel de objeto na historiografia, e não de sujeito equiparado ao homem.[5]

Infere-se, portanto, que a necessidade da luta feminina em prol de seus direitos básicos é uma realidade. Assim, a mídia deve agir através de quadros em programas de televisão e incentivos ao debate em redes sociais sobre a temática, a fim de que haja fortalecimento feminino e apoio aos grupos militantes contra a dominação masculina. Ademais, as Escolas devem, em parceria com as famílias, trabalhar em projetos de valorização de talentos, a fim de quebrar o paradigma de inferioridade feminina e equiparar ambos os sexos como sujeitos. Assim, o país progressivamente avançará.[4]

Analise a correção da redação

Confira, agora, os comentários do corretor para esse exemplo de redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Todo o texto tem boa estrutura sintática e não apresenta desvios que comprometam a leitura.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Sempre bom citar personalidades que ajudam a ampliar nosso repertório.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Boa argumentação, percebe-se que não fica atrelada aos textos motivadores.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] os conectivos são essenciais para a boa progressão textual.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [4] Deixe a proposta o mais completa possível com: agente (quem faz?), ação (o que fazer?)modo/meio(como fazer? De que forma?),efeito (resultado da ação, as consequências) e detalhamento da ação (os detalhes e informações sobre a ação), a prioridade é completude e qualidade, não quantidade.

Nota: 960

Hora de escrever a sua própria redação sobre o tema: “A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres”! É só escolher o seu plano da Imaginie, construir seu texto e receber a sua correção com comentários detalhados!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter