🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que é um texto narrativo e como escrevê-lo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabia que o texto narrativo também pode cair no vestibular? Pois é! O Exame Nacional do Ensino Médio, principal porta de entrada para os alunos para o ensino superior, cobra todo ano um mesmo gênero textual, que é o dissertativo-argumentativo, mas os demais vestibulares não.

Por isso, é importante conhecer outros tipos textuais além da famosa redação do Enem. Pensando nisso, vamos neste post te contar tudo sobre o texto narrativo, suas principais características e ainda um passo a passo para conseguir escrever um ótimo texto! Vamos lá?

O que é um texto narrativo?

O texto narrativo é aquele que conta uma história, por meio de uma sequência de fatos. Essa história é feita por personagens e uma trama bem elaborada, isso significa que esse texto precisa ter um início, os desdobramentos do desenvolvimento e ainda um desfecho. 

A história elaborada nesses textos é contada por um narrador e seu objetivo é informar, causar reflexão e entreter o leitor

Essa é uma definição básica, mais adiante vamos te mostrar os elementos que compõe esse tipo textual, ok? Acompanhe!

Quais são os elementos do texto narrativo?

Os elementos que compõem um texto narrativo são 6: 

  • narrador;
  • enredo;
  • tempo;
  • espaço;
  • personagens;
  • discurso. 

Para conseguir escrever um bom texto narrativo é necessário conhecer a fundo cada um desses elementos, não é mesmo? Então, confira-os a seguir:

1. Narrador

O primeiro elemento que vamos falar é o narrador. Os narradores desse tipo de texto pode ser personagem e participar ativamente da história, contando-a pelo seu ponto de vista, ou pode ser onisciente, que é aquele que não faz parte da narrativa, tendo acesso a todos os pontos de vista.

2. Enredo 

Os textos narrativos contam com o enredo, que também pode ser conhecido como trama.

Dentro do enredo é onde a história e os fatos vão se desenrolando, ele pode ser de duas diferentes maneiras.

  • Enredo linear: neste caso, os fatos acontecem de maneira cronológica e ordenada. Há inicialmente a apresentação dos personagens, depois há a presença de um conflito, seguido de um clímax (ponto alto da história) e por fim um desfecho.
  • Enredo alinear: já neste caso, a narrativa é caracterizada por um vai e vem. E aí não há uma ordem, pode ser que o clímax seja a primeira coisa a ser apresentada na narrativa e, depois, o narrador vá explicando o que aconteceu ao longo da história. Mas isso não é uma regra e vai depender da intenção do autor.

3. Tempo

O tempo dos textos narrativos pode ser linear (cronológico), ou digressivo (psicológico).

Os textos narrativos cronológicos eram também conhecidos como aventuras. Já as narrativas que brincam com o vai e vem do tempo são, geralmente, psicológicas, e uma das grandes autoras dessas histórias é a Clarice Lispector.

4. Espaço

O espaço de um texto narrativo é onde a história vai se passar. É conhecido também como o cenário em que a narrativa irá se desenrolar.

Esse espaço pode ser apenas decorativo e não possuir nenhuma relação ou significação direta com a história ou pode ser um espaço funcional, que, de fato, faz diferença no enredo e pode inclusive determinar características e ainda o rumo dos personagens. 

Quer um exemplo? Sabe a famosa trilogia: “Senhor dos Anéis”? Ela foi toda baseada na obra de um autor chamado J. R. R. Tolkien que teve o cuidado de criar um mundo novo e, em sua história, cada grupo de personagens tem um espaço que faz toda a diferença dentro da história. 

5. Personagens 

Os personagens são também uma parte muito importante dos textos narrativos. E dentro das histórias eles podem ser de três diferentes tipos:

  • Protagonista: que é a pessoa mais importante da história
  • Antagonista: que é a pessoa que vai de alguma maneira se contrapor ao protagonista, ele pode ser um “vilão” ou não.
  • Personagens coadjuvantes: são os outros personagens que podem também ser importantes para o desenvolvimento da história, mas que não possuem  a mesma importância que o protagonista e mesmo que o antagonista.

6. Discurso

O discurso nos textos narrativos podem ser de três diferentes tipos:

  • Discurso direto: aqui, o próprio personagem fala dentro da história. E é comum o uso dos travessões. Veja um exemplo:

“Maria encontrou sua melhor amiga por acaso e disse:

– Oi, amiga! Que saudade, precisava tanto te ver.

– Oi, amiga, eu também queria muito ver você! 

Respondeu sua amiga.”

  • Discurso indireto: neste caso, é o narrador quem reproduz o discurso de um personagem da história. Veja um exemplo:

“Maria que estava preocupada e precisando se encontrar com alguém de confiança, avistou por acaso sua melhor amiga e logo a cumprimentou. A amiga retribuiu o carinho e disse que também queria vê-la fazia algum tempo.”

  • Discurso indireto livre: acontece esse tipo de discurso quando o narrador é onisciente e sua “voz” se mistura à “voz” do personagem. Veja um exemplo:

“Em dia qualquer em que precisa de alguém de confiança, Maria encontra sua melhor amiga por acaso. Oi, amiga! Que saudade, precisava tanto te ver. Logo, um alívio tomou seu coração. Oi, amiga, eu também queria muito ver você! E então as duas conversaram por horas a fio.” 

Pois bem, agora que você conhece sobre os elementos que formam um texto narrativo é chegada a hora de saber o passo a passo para elaborar um texto, caso algum vestibular cobre uma redação narrativa. Vamos lá?

Qual o passo a passo para desenvolver um texto narrativo?

Para produzir um texto narrativo você deve em primeiro lugar escolher se seu enredo será linear ou alinear. A partir disso poderá definir uma ordenação de escrita. 

Suponhamos que você opte por uma narrativa linear. Você deve:

1º Passo: escrever a introdução

Aqui, você deverá mostrar ao leitor quais são os personagens, qual o espaço e o tempo que irá utilizar (cronológico ou psicológico). Lembrando que você fará tudo isso implicitamente, contando uma história.

2° Passo: escrever o desenvolvimento

Aqui, você deverá mostrar ao leitor o enredo da história. Expondo qual o conflito da história.

3° Passo: criação do clímax

Neste ponto, em que o leitor já conhece o espaço, o tempo, os personagens e o conflito, você deverá elaborar o clímax, ou seja, o ponto alto da história. 

4º Passo: escreva o desfecho

O quarto e último passo é a elaboração de um desfecho para sua história. Você deverá concluir a narrativa e dar um destino para os personagens que criou. 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o texto narrativo. Como mencionamos antes, ainda que o Enem cobre sempre o mesmo tipo textual é necessário conhecer outros gêneros textuais, principalmente se você vai prestar outros vestibulares. Que tal então ler nosso post sobre os diferentes gêneros? Quanto mais textos você conhecer, maiores suas chances de se dar bem em qualquer prova discursiva que fizer!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco − quatro =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter