🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: É imprescindível o combate à cultura do estupro [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O quinto tema do #DesafioVem1000 no mês das mulheres foi: É imprescindível o combate à cultura do estupro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Que tal aproveitar esse período em casa para praticar redação? ? Terça é dia de tema novo no Desafio #vem1000 ? ⠀ Se você chegou agora no nosso insta, fique ligado: por semana, liberaremos 2 temas de redação com uma temática mensal. ? ⠀ Nesse mês, a temática é mulheres ? e o tema de hoje está relacionado ao combate à cultura do estupro. ⠀ Mas afinal, o que isso quer dizer? ? ⠀ Bom, o termo “cultura do estupro” apareceu na década de 70 para descrever um ambiente em que a violência sexual contra as mulheres é normalizada na mídia e na cultura popular. ⠀ Isso acontece quando espalhamos termos que desrespeitam as mulheres, permitimos a objetificação do corpo delas e culpamos as vítimas por seus trajes ou comportamento. Dessa forma, normalizando o comportamento sexual violento dos homens. ⠀ Então, qual sua opinião sobre esse assunto? Comenta aí pra gente! ? ⠀ E se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e notas por competência, é só usar o cupom VEM1000 para ganhar 15% de desconto na compra de um pacote da Imaginie.❤ ⠀ Acesse o link na bio e saiba mais! ⠀ #desafio #temaderedação #enem2020 #enem #diadamulher #mêsdamulher #redaçãoenem #imaginie #culturadoestupro ⠀ ⠀

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Separamos um exemplo de redação nota 960 com comentários do corretor para você analisar!

Exemplo de redação sobre o tema: É imprescindível o combate à cultura do estupro

É possível afirmar que há no Brasil uma cultura do estupro, haja vista, o registro oficial de 50 mil casos anuais e de outros tantos, certamente, subnotificados. Tal cenário está em consonância com a objetificação da mulher e a relativização da violência sexual sofrida pela mesma. Sendo o fenômeno de origem cultural e não natural, sua desconstrução é igualmente possível.[1]

Relativo à objetificação, essa ocorre sempre que o feminino é posto a serviço do masculino visando apenas a satisfação sexual deste.[2] No caso brasileiro, o passado colonial centrado na figura do senhor de engenho, naturalizou a concepção de que a mulher pode vir a ser tratada como objeto.[5] Logo, é possível fazer qualquer coisa que se deseje[3], inclusive violentá-la.[4]

Outrossim, a relativização desse fenômeno é percebida quando a mídia e a sociedade lançam sobre os ombros da própria vítima a responsabilidade pela violência sofrida. Além disso, as ameaças proferidas pelo agressor fomentam a subnotificação e a aparente inexistência desse tipo de crime no país. Segundo o historiador Boris Fausto, o cenário encontra sustento no patriarcalismo e no machismo histórico.[6]

Dessa maneira, infere-se que a cultura do estupro é uma realidade cruel no Brasil. Nesse sentido, a mudança de pensamento é a principal via preventiva a ser trilhada.[7] Assim sendo, é imperioso que escolas realizem debates interdisciplinares que estimulem a mudança de mentalidade e comportamento entre os jovens. Somem-se a isso a veiculação, em mídias diversas, de campanhas publicitárias que exponham a assustadora realidade e desconstruam a objetificação da mulher e a relativização da violência sexual. Somente assim, a cultura do estupro será progressivamente desconstruída pelo viés educativo.[8][9]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3]correto: deseja
  • [9] Parabéns pela seleção das palavras quanto à norma culta.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Boa introdução, cujas ideias foram escritas de forma consistente.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Bem mencionado a fim de descrever o tema abordado.
  • [4] Justifique a tua afirmação.
  • [5] Isso é uma visão arcaica, porém considerável a fins de exemplificação.
  • [6] Bons argumentos em defesa do teu ponto de vista.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [7] Demonstra domínio dos recursos coesivos.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Boa proposta de intervenção para a solução do problema abordado.

Nota: 960
O que você achou desse exemplo de redação sobre o tema “É imprescindível o combate à cultura do estupro”? Quer treinar o seu próprio texto? Escolha o seu pacote da Imaginie e envie a sua produção textual para correção!

Banner de divulgação da folha de redação guiada com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + dez =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter