Se você está pensando em prestar vestibulares tradicionais além do Enem, deve saber que eles têm uma dinâmica um pouquinho diferente do Exame Nacional do Ensino Médio.
Uma clara diferença é que o Enem sempre cobra um tipo textual específico na prova de redação: gênero dissertativo-argumentativo.
Enquanto isso, outros vestibulares tradicionais poderão exigir que você conheça e desenvolva outros tipos textuais. Essas provas não costumam estipular um texto para todos os anos, e por isso é muito importante conhecer outros gêneros e tipos textuais.
O artigo de opinião é uma das possibilidades que os vestibulares poderão exigir. Mas você sabe dizer quais são as características desse texto e ainda como fazê-lo? ?
Não precisa se desesperar se sua resposta a essa pergunta foi: “não”, porque neste post vamos te contar todas as particularidades de um artigo de opinião e ainda te dar 9 incríveis dicas para que você consiga escrever um ótimo texto e mandar super bem caso ele caia em seu vestibular! Vamos lá?
O que é um artigo de opinião?
O primeiro que você deve saber é o que de fato é um artigo de opinião. Esse é um texto com um nome que já demonstra pra gente o que ele quer de nós. Ele quer então que você exponha a sua opinião a respeito de algum tema específico.
O artigo de opinião faz parte do gênero dissertativo-argumentativo, assim como a Redação do Enem e a carta argumentativa. Mas, ainda que faça parte desse gênero, ele tem características próprias e uma estrutura específica que vamos te mostrar a seguir.
Qual a estrutura de um artigo de opinião?
Bom, um artigo de opinião deve obrigatoriamente ser iniciado por um título. E, além disso, possuir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Veja a seguir o que deve conter em cada parte do texto:
- Introdução: nesta parte do texto, você deverá introduzir o tema que será tratado durante o desenvolvimento e já apresentar o seu posicionamento. É indicado fazer uma breve contextualização histórica a respeito do tema.
- Desenvolvimento: este será o espaço reservado para que você exponha o seu ponto de vista, por meio de informações e argumentos válidos. Recomenda-se dois parágrafos para o desenvolvimento das ideias.
- Conclusão: aqui, você irá concluir o seu texto retomando a sua opinião e reiterando porque você a defende. Diferente da redação do Enem, no artigo de opinião não é necessário apontar propostas de solução.
Principais características de um artigo de opinião
Separamos para você as principais características de um artigo de opinião. Confere só!
- Faz parte do gênero dissertativo-argumentativo;
- possui introdução, desenvolvimento e conclusão;
- pode ser escrito em primeira pessoa do singular;
- geralmente o tema do artigo será algo relacionado às atualidades do Brasil e do mundo;
- além de emitir uma opinião, o texto deve transmitir informações;
- deve ter a defesa clara de um ponto de vista,
- o ponto de vista deve ser embasado em fontes seguras;
- deve, obrigatoriamente, apresentar um título;
- deve ser assinado ao final.
9 dicas para escrever um ótimo artigo de opinião
A gente sabe que não é todo mundo que tem facilidade em escrever textos. Tem estudantes que só de pensar na ideia já ficam super nervosos.
E é por isso que vamos, agora, te mostrar 9 dicas super legais que vão te ajudar muito na hora de escrever um artigo de opinião. Confere só!
1. Pense em um título atrativo
A nossa primeira dica é sobre o título. Como mencionamos antes, este é um texto que exige que você o intitule. Então, se coloque no lugar do leitor e imagine que você vai ler aquele texto, procure então pensar em um título que, se lido por você, chamaria a sua atenção e te chamaria a ler o conteúdo do artigo.
2. Defenda seu ponto de vista de maneira bem embasada
Olha, um artigo de opinião só vai ser considerado bom se ele for bem embasado. Esse é um texto que faz parte do gênero dissertativo-argumentativo e, portanto, saber selecionar e relacionar argumentos é fundamental.
3. Interprete, exponha e opine sobre o fato
Antes de efetivamente escrever sobre o tema, você deve lê-lo com cuidado e interpretá-lo. Pense em como a universidade quer que você escreva sobre aquilo, faça essa breve reflexão e só depois exponha o fato ao leitor e por fim opine sobre esse fato. Essa é a melhor ordem para se escrever um artigo de opinião.
4. Abuse das expressões subjetivas
Esse é um texto que libera o uso da primeira pessoa do singular. Então, fique à vontade para abusar das expressões “eu acho”, “eu penso”, “acredito que”. Claro que as expressões objetivas também deverão existir, principalmente, quando você estiver apresentando fatos concretos, mas o uso dessas expressões subjetivas é o que dá ao texto a cara de um artigo de opinião.
5. Utilize a comparação como arma argumentativa
Bom, neste texto você deverá argumentar e uma ótima estratégia argumentativa é a comparação. Compare o tema em diferentes países e mesmo épocas. Mas para saber comparar com propriedade, você deve ter um ótimo conhecimento sociocultural e saber fazer uma contextualização histórica, ein?
6. Narre os fatos para construir uma argumentação
Outra ótima estratégia argumentativa é a narração dos fatos. Narrar os fatos vai te ajudar a construir a sua argumentação de maneira concisa e coerente seguindo uma linha do tempo.
7. Antecipe o pensamento crítico do leitor e contra-argumente
Ainda sobre a argumentação, você deve antecipar o pensamento do leitor e pensar em como contra-argumentá-lo caso ele possa questionar algum de seus argumentos ou mesmo seu posicionamento. Essa é uma dica super legal, porque força com que você pense fora da caixinha, o que não é uma tarefa fácil, mas que se feita com atenção pode te render uma ótima nota.
8. Faça uso das marcas de interlocução
Este é um texto em que o leitor de seu artigo será também o seu interlocutor, como quando escrevemos uma carta, sabe? Então, você pode sim interagir com ele, fazendo perguntas e o chamando para dentro de seu texto, estabelecendo uma espécie de diálogo, assim será mais fácil contra-argumentar e mostrar a ele, por meio de argumentos, que o seu posicionamento é o correto.
9. Esteja sempre muito bem informado
Geralmente, esse é um texto que exigirá que você opine sobre temas pertinentes a acontecimentos atuais e polêmicos do Brasil e mundo. E para se posicionar e emitir uma opinião você precisa estar bem informado sobre aquilo, né? Pois é, e para se manter inteirado sobre atualidades você já sabe, deve ler muito jornais, revistas, podcasts… enfim, procurar por fontes de informação (sempre confiáveis!).
E aí, curtiu conhecer melhor o artigo de opinião? Bom, se você quiser conhecer um outro tipo textual que também pode cair em seu vestibular, leia o nosso post sobre carta argumentativa!