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#DesafioVem1000: O papel da mulher no futebol [Redação pronta]

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O último tema do #DesafioVem1000 de março, seguindo a temática de mês das mulheres, saiu. O tema foi: o papel da mulher no futebol.

 

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Chegou o nosso último tema de março do Desafio #vem1000 ? ⠀ Isso significa, também, que é o nosso último tema relacionado à temática mulheres. ? ⠀ Mas calma! Quinta está quase chegando e já preparamos uma nova temática e novos temas para o próximo mês. ? ⠀ Bom, o tema de hoje é: O papel da mulher no futebol ⚽ ⠀ Sendo um esporte dominado pelo sexo masculino, o debate sobre a igualdade de gênero no futebol ainda precisa receber muito destaque. ⠀ Inclusive porque receber o título de melhor futebolista do mundo por 6 vezes, como a jogadora Marta já recebeu, não é para qualquer um não. ? ⠀ Mas a desigualdade salarial, falta de patrocínio, falta de incentivo às mulheres, falta de visibilidade dos campeonatos, entre outros problemas, ainda tornam muito grande a diferença entre o futebol masculino e feminino. ⠀ E aí, qual a sua opinião sobre esse assunto? Comenta pra gente! ? ⠀ Se quiser receber a sua redação corrigida com feedback completo e nota por competências, envie o seu texto para os nossos corretores. ? ⠀ É só conferir o nosso destaque “Em Casa” para saber mais sobre as condições especiais de quarentena na plataforma Imaginie. ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #mulheres #desafio #temaderedação #nota1000 #futebolfeminino

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Quer inspiração para produzir o seu texto? Então confira um exemplo de redação nota 960 com comentários de correção!

Exemplo de redação sobre o tema: O papel da mulher no futebol

No filme de sucesso,[8] ”Capitã Marvel”, Carol Danvers é uma super-heroína que revela ao telespectador um forte senso de representatividade e força feminina, pois,[9] a mesma[1] enfrenta desafios para superar o machismo velado em sua profissão. Fora da ficção, a sociedade brasileira sustenta uma resistência para aceitar o papel da mulher no futebol, o que gera preconceitos e desigualdades.[2]

Precipuamente, é necessário ressaltar que, conforme a revista Politize, a Copa Mundial Masculina é financiada pelo valor de 400 milhões de dólares, enquanto o campeonato feminino recebe apenas 30 milhões. Por conseguinte, não só o salário entre jogadores do sexo oposto é discrepante, como também o interesse do público. Por analogia, desde a Grécia Antiga -quando a mulher não recebia os mesmos direitos que o homem – o corpo social já enfrentava problemas com casos de diferenças no campo de trabalho. Dessa maneira, a premissa do escritor Jorge Santayana,[3] ”Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo”,[4] no livro ”A Vida da Razão”, permite uma reflexão sobre a atual relação entre o Governo[10] e a sua negligência para mitigar o imbróglio em questão.

Além disso, destaca-se a cultura intolerante e preconceituosa presente na sociedade brasileira, visto que,[11] ainda existe um conceito de que o futebol é algo exclusivamente masculino. Nessa perspectiva, a ideia da feminista Malala Yousafzai, durante seu discurso para a ONU,[12] ”A liberdade é o poder das mulheres.”, provoca o empoderamento feminino, sendo esse,[5][13] imprescindível no esporte.[16]

Fica evidente, portanto, a necessidade de aumentar a visibilidade das mulheres nessa profissão.[6] Sob tal ótica, cabe ao Estado,[7][14] o papel responsável por garantir direitos iguais dentro do âmbito esportista, por meio de uma regulamentação que vise o mesmo piso salarial entre jogadores, independente do gênero. Dessa forma, uma lei irá assegurar a valorização de todos os profissionais da carreira, uma vez que todos terão a mesma relevância para a indústria. Como resultado, a mídia irá se engajar perante o futebol feminino, e consequentemente, o grande público também.[15][17]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] A grafia aqui está incorreta. Acesse o link a seguir e faça alguns exercícios sobre o assunto para não errar mais.
  • [5] Atenção ao uso dos pronomes demonstrativos! Aqui, seu uso foi incorreto. Acesse o link a seguir e faça alguns exercícios sobre o assunto para não errar mais.
  • [8] Retire a vírgula.
  • [9] Retire a vírgula.
  • [10] Use inicial minúscula aqui.
  • [11] Retire a vírgula.
  • [12] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
  • [13] Retire a vírgula.
  • [14] O sujeito nunca deve ser separado por vírgula do predicado, assim como o verbo não deve ser separado do objeto, direto ou indireto. Acesse o link a seguir e faça alguns exercícios sobre o assunto para não errar mais.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [16] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Bom uso de citação, ela foi relevante e enriquecedora para o texto.
  • [7] Cuidado com a generalização! Utilize agentes, como presidente, executivo, legislativo, ONGs etc.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Mesmo é um pronome demonstrativo de reforço e não funciona com sujeito.
  • [6] Evite frases fragmentadas que dificultam a compreensão do conteúdo.
  • [17] Seu texto está articulado de forma eficiente e, por isso, a leitura dele é agradável, o que possibilita uma boa compreensão da mensagem transmitida. Porém, alguns detalhes causaram a perda de pontos, como o uso inadequado de algum conectivo ou a repetição de alguma palavra. Para melhorar cada vez mais, recomendo que você treine a substituição de conectivos e de palavras.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [15] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.

Nota: 960

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