As buscas no Google por “quando voltam as aulas depois da quarentena” tiveram um salto repentino no final de março de 2020, e não é por menos: foi no dia 11 desse mês que a primeira unidade da Federação, o Distrito Federal, começou a estabelecer medidas de distanciamento social e suspendeu as aulas na rede pública por conta da chegada do Coronavírus ao país.
A partir de então, escolas privadas vêm se desdobrando para que os estudantes não saiam prejudicados por conta da quarentena do Coronavírus e os governos estaduais estão pensando nas medidas que podem ser tomadas em relação às escolas públicas.
Porém, sem sombra de dúvidas, a volta às aulas ainda preocupa muita gente. Afinal, o cronograma do Enem e os calendários dos vestibulares serão adiados também? Os estudantes conseguirão voltar para a sala de aula ainda no primeiro semestre de 2020? Como correr atrás do tempo perdido?
No artigo de hoje, você vai saber quais são as informações disponíveis sobre a volta às aulas após a quarentena e o que fazer para não ficar atrasado nos estudos. Bora lá?
Quando voltam as aulas depois da quarentena?
Cada estado está adotando diferentes medidas de isolamento social. Portanto, a data para o término da suspensão das aulas também deve variar. Veja as informações disponíveis para grande parte dos estados até agora!
Acre
Volta às aulas prevista para o dia 01 de junho, de acordo com decreto publicado pelo governo estadual.
Amapá
As aulas estão suspensas até o dia 31 de maio, de acordo com decreto publicado pelo governo estadual.
Amazonas
Volta às aulas prevista para 06 de julho, de acordo com plano de reabertura por ciclo do governo.
Bahia
As aulas estão suspensas até o dia 18 de maio, de acordo com decreto publicado pelo governo estadual.
Ceará
Decreto de isolamento social será prorrogado com tempo ainda a ser determinado, de acordo com pronunciamento do governo do estado.
Distrito Federal
O governo está aguardando o plano de retomada gradual das aulas que deverá ser entregue pela Secretaria de Educação, de acordo com live realizada no Facebook.
Espírito Santo
A suspensão das aulas está prevista para até o dia 31 de maio, de acordo com anúncio realizado pelo governo do estado.
Goiás
A suspensão das aulas está prevista para até o dia 30 de maio, de acordo com anúncio realizado pelo governo do estado.
Maranhão
A suspensão das aulas está prevista para até o dia 31 de maio, de acordo com decreto do governo do estado.
Mato Grosso
A suspensão das aulas não tem um prazo determinado, de acordo com anúncio do governo do estado.
Mato Grosso do Sul
O recesso escolar da rede estadual de ensino foi antecipado e a previsão para o retorno das atividade é dia 19 de maio, de acordo com anúncio feito pelo governo.
Minas Gerais
De acordo com informações da Reunião Especial realizada pela Secretaria de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, o retorno às aulas deve demorar alguns meses.
Paraíba
As aulas estão suspensas até o dia 18 de maio, de acordo com decreto do governo do estado.
Paraná
De acordo com entrevista concedida pelo governador do estado, Ratinho Junior, “é muito difícil” que as aulas voltem ainda no primeiro semestre de 2020.
Piauí
As atividades escolares estão suspensas até o dia 31 de julho, de acordo com decreto do governo do estado.
Rio de Janeiro
As aulas estão suspensas até o dia 11 de maio, de acordo com decreto do governo do estado.
Rio Grande do Norte
O prazo para a o retorno das aulas será estendido por mais 15 dias e o novo prazo será divulgado em decreto a ser publicado no dia 05 de maio, de acordo com o governo do estado.
Rio Grande do Sul
As aulas estão suspensas até junho, de acordo com pronunciamento realizado pelo governador do estado em uma transmissão ao vivo.
Santa Catarina
As aulas estão suspensas por tempo indeterminado, de acordo com anúncio realizado pelo governo do estado.
São Paulo
De acordo com entrevista concedida pelo governo do estado, as aulas devem ser retomadas em julho com rodízio de estudantes.
Sergipe
A suspensão das aulas deve durar até, pelo menos, 11 de maio, data em que a antecipação das férias dos professores será finalizada de acordo com portaria da Secretaria de Educação do estado.
Como não ser prejudicado pela suspensão das aulas?
Apesar de grande parte dos governos estaduais já terem se posicionado acerca do retorno das aulas nas redes pública e privada de ensino, sabemos que essas informações podem mudar — como já aconteceu — seguindo as análises relacionadas à transmissão do Coronavírus no país.
Nesse caminho de incertezas, sabemos que “quando voltam as aulas depois da quarentena” não é a única pergunta que ronda a cabeça dos estudantes e vestibulandos de todo o país. Uma outra preocupação é evidente: como não ser prejudicado pela suspensão das aula?
Aqui na Imaginie, nós prezamos muito pela autonomia do estudante e, por isso, sabemos que existem sim alternativas que podem te ajudar a manter a sua rotina de estudos de casa. Confira as nossas dicas!
1. Procure por programas que estão sendo desenvolvidos em seu estado
Grande parte das escolas privadas já encontraram soluções para suprir as necessidades dos estudantes durante o período da quarentena. Muitas delas adotaram, por exemplo, o ensino online, possibilitando aulas por videoconferência e a realização de atividades online.
Mas e a rede pública, como fica?
A boa notícia é que parte dos governos estaduais também já estão preparando ferramentas para auxiliar os estudantes durante o isolamento social. Foram desenvolvidos aplicativos, plataformas e até mesmo programas para transmissão do conteúdo por canais abertos.
Procure saber mais sobre as iniciativas da sua região por meio do site da Secretaria de Educação do seu estado!
2. Baixe materiais de estudo gratuitos
Ebooks, infográficos, mapas mentais… felizmente, a internet abriu as portas para que milhares de pessoas tenham acesso a conteúdos gratuitos que auxiliam muito nos estudos.
A Imaginie, por exemplo, disponibiliza uma série de materiais gratuitos que você pode baixar em poucos minutos e melhorar a sua rotina de estudos, aprofundar os seus conhecimentos em determinados assuntos e muito mais.
Acesse nossa página de materiais gratuitos para conferir!
3. Acesse conteúdos online
Além dos materiais disponíveis para download, existem dezenas de conteúdo que te ajudam a estudar pela internet! O próprio blog da Imaginie é um verdadeiro catálogo em que você pode encontrar artigos sobre gramática, exemplos de redação, dicas de estudo e muito mais!
Você ainda pode procurar por canais no YouTube, ouvir podcasts, assistir séries e filmes… enfim, são muitas possibilidades que te ajudam a aprender mais e das mais diferentes formas!
4. Estude por meio de plataformas online
Por fim, não deixe de conhecer as plataformas que te ajudam a melhorar o seu desempenho nos estudos e se preparar para o Enem e vestibulares.
Sabia que é possível estudar redação pela internet? E realizar simulados? Através das plataformas online, você conseguirá analisar quais são os seus pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido, comparar os seus resultados com estudantes de todo o Brasil, acompanhar o seu desempenho ao longo do tempo e melhorar os seus resultados.
Então, se você está esperando a resposta final sobe quando voltam as aulas depois da quarentena, pare de perder tempo! Conheça a história de pessoas que utilizaram ferramentas online para se superar nos estudos, como é o caso da Caroliny, que aumentou 220 pontos na redação do Enem e foi aprovada no seu curso dos sonhos: medicina!