9 dicas sobre como estudar na quarentena do Coronavírus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A recomendação de ficar em casa para diminuir a propagação do novo Coronavírus não significa estar de férias e deixar sua rotina de estudos de lado, hein? 

Afinal, os especialistas recomendam não sair de casa para evitar a transmissão do vírus. Mas é importante saber como estudar na quarentena do coronavírus, já que até o presente momento as datas do Enem 2020 e dos demais vestibulares permanecem as mesmas e você não pode deixar a alteração em sua rotina te prejudicar.

Então, siga na leitura e veja 9 dicas para não perder o foco e saber como estudar na quarentena do Coronavírus!

1. Mantenha-se informado sobre o novo Coronavírus

É possível que temas relacionados ao Coronavírus caiam no Enem e demais vestibulares. Eles podem ser cobrados na área de atualidades e, portanto, é necessário que você se mantenha bem informado.

Há uma chuva de fake news caindo sobre esse tema, portanto, é muito importante saber quais as fontes seguras para consulta. Listamos algumas fontes para você, confira-as a seguir:

É muito importante se informar para saber como proceder em relação à Covid-2019 (nome da doença causada pelo Coronavírus). Isso inclui conhecer as medidas governamentais para contenção e combate ao vírus, o que você deve fazer para se proteger, quais os sintomas, como a transmissão é feita e ainda quais são os grupos de risco. 

Além das fontes listadas acima, nós também fizemos um artigo todinho sobre o novo Coronavírus e ele foi baseado somente em fontes seguras. Não deixe de conferir!

2. Saiba como estudar o tema para sua prova de biologia

Outra dica para saber como estudar na quarentena do Coronavírus é incluindo o tema quando for estudar para a disciplina de biologia.

Mas como a biologia pode cobrar esse tema? 🤔

Já é comum o Enem cobrar questões relacionadas a surtos, endemias, epidemias e pandemias. Portanto, é bem legal saber quais as características de cada um desses grupos. Mesmo porque no início do mês de março a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o novo Coronavírus como uma pandemia.

Veja então as características de cada grupo:

  • Surto: acontece quando alguma doença aumenta de maneira rápida e  repentina em uma determinada região.
  • Epidemia: acontece quando uma doença, que era estava apenas em uma região específica, acomete muitas pessoas em outras regiões de um mesmo país.
  • Endemia: Neste caso, a doença não se espalha para outras comunidades, o que acontece é que ela afeta uma mesma região com muita frequência. Podemos citar a febre amarela como um exemplo de endemia brasileira, ela ocorre principalmente na região da Amazônia.
  • Pandemia: acontece quando a epidemia acomete outros países.  por isso que a Covid-2019 foi classificada pela OMS como uma pandemia. Em uma escala de gravidade é o caso que merece mais atenção.

Saiba também que o Enem e demais vestibulares pode cobrar em sua prova de biologia que você conheça um pouco sobre outras doenças virais que já acometeram e ainda acometem o Brasil. Então, conheça um pouquinho mais sobre algumas delas:

  • Dengue: é uma doença transmitida pela fêmea do Aedes aegypti infectada pelo vírus. É uma doença sem tratamento específico e os principais sintomas são: febre alta, dores no corpo e nos olhos. Para se reproduzir a fêmea do mosquito precisa depositar seus ovos em água parada e, portanto, o governo faz campanhas de prevenção alertando a população para limpar quintais e nunca deixar água parada em qualquer recipiente que seja.
  • Febre amarela: – é uma doença que pode ser transmitida por diferentes mosquitos que estiverem infectados pelo vírus da família Flaviviridae. A doença recebe esse nome porque ataca o fígado da pessoa infectada, provocando icterícia e deixando olhos e peles amarelados. Essa é uma doença que acomete, principalmente, a Amazônia brasileira e, portanto, para viajar para lá ou para outros lugares do mundo em que exista a incidência da doença, é necessário tomar uma dose da vacina preventiva com dez dias de antecedência.
  • Sarampo: é uma doença causada pelo vírus Morbillivirus e sua transmissão acontece quando alguém infectado fala, tosse ou espirra próximo a outras pessoas. Os principais sintomas dessa doença são: febre alta, tosses e manchas vermelhas pelo corpo. Já existe também uma vacina para combate ao sarampo!
  • Caxumba: é uma doença causada pelo vírus Paramyxoviridae e sua transmissão acontece por via aérea, por meio de gotículas infectadas ou pelo contato direto com a saliva de pessoas infectadas. Os sintomas são: aumento das glândulas salivares e febre. Não há um tratamento específico, mas também há vacina preventiva!

3. Saiba como estudar o tema para a redação do Enem

O novo Coronavírus e assuntos correlatos também poderão cair em sua redação Enem. Portanto, é importante praticar muito o eixo temático e os temas relacionados ao assunto.

Há vários assuntos relacionados às medidas preventivas de doenças virais, como a dengue, por exemplo. Então, pesquise muito e saiba quais são as medidas preventivas em relação ao novo Coronavírus. 

Além disso, é importante treinar temas relacionados a como lidar com epidemias, pandemias etc.

4. Descubra como estudar sozinho pode ser vantajoso

Está cada vez mais comum e mais fácil estudar sozinho. Por isso, nossa quarta dica de como estudar na quarentena do Coronavírus é justamente perceber como pode ser vantajoso se dedicar aos estudos de maneira autônoma.

Em sua casa, você pode selecionar o lugar mais tranquilo, sem incômodos e se dedicar fortemente aos estudos. Isso te ajudará em sua concentração e, consequentemente, fará você absorver melhor o conhecimento. 

5. Baixe materiais 

Outra maneira de estudar na quarentena do Coronavírus é baixando materiais. A internet está cheia de conteúdos interessantíssimos e ricos que podem, muitas vezes, ser baixados gratuitamente. Existem ebooks específicos sobre como tirar 1000 na redação do Enem, por exemplo.

Além disso, existem materiais que ajudam você a desenvolver um planejamento de estudos realmente eficaz, o que é ideal para quem está estudando em casa, seja porque prefere estudar sozinho ou porque adotou essa posição por causa da recomendação governamental relacionada ao Coronavírus. 

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/plano-estudos-para-enem?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

6. Siga a sua rotina de estudos à risca

A nossa sexta dica de como estudar na quarentena do Coronavírus é seguir a sua rotina de estudos à risca. Você dedicou um tempão fazendo essa uma rotina realmente produtiva, não é mesmo? Então, não caia na ilusão de que ficar em casa é sinônimo de descansar.

O ideal é seguir o seu cronograma à risca, mas é claro que ele deve ser adaptado à sua nova realidade. Se você tem mais tempo, que tal redistribuir as matérias e a quantidade de tempo que você estipulou para cada assunto? Isso pode de dar um vantagem em relação àqueles que ao invés de continuarem estudando, vão levar a quarentena como se fossem férias. 


7. Separe um tempo do seu dia para fazer exercícios físicos 

Para não pirar e manter o foco dos estudos durante a quarentena, é legal separar um tempinho de seu dia para fazer uma atividade física.

Procure fazer algum exercício que não envolva aglomerações, talvez uma caminhada ou uma corrida ao ar livre.

 Você pode também optar por atividades que sejam possíveis de se fazer dentro de sua casa mesmo. A internet está cheia de vídeos gratuitos que te permitem se exercitar sem sair de casa. 

8. Veja filmes e séries para estudar 

Nossa oitava e dica sobre como estudar na quarentena do Coronavírus é: veja filmes e séries. Eles vão te ajudar a estudar e a relaxar também!

Para estudar, principalmente, para área de Ciências Humanas e suas Tecnologias essa é uma estratégia fantástica, uma vez que os conteúdos cobrados nessa área são possíveis de conferir em documentários, séries e filmes que você consegue assistir em plataformas de streaming, por preços bastante acessíveis.

Veja alguns dos conteúdos que são cobrados na área Ciências Humanas e suas Tecnologias que você pode encontrar em filmes, documentários e séries:

  • períodos importante para a história do Brasil (colônia, república, Era Vargas, ditadura militar, era populista) e geral (Idade Média e Moderna, Revolução Industrial, I e II Guerra Mundial, Nazismo e Fascismo, Liberalismo e Guerra Fria);
  • meio ambiente;
  • iluminismo;
  • relações de trabalho;
  • pensadores da Grécia Antiga.

Além disso, você pode assistir a documentários, séries e filmes relacionados aos assuntos correlatos ao novo Coronavírus, como o que é e como lidar com a pandemia, por exemplo. 

9. Estude por meio de plataformas online

Atualmente, existem diversas plataformas disponíveis no mercado para você estudar pela internet. Não deixe de utilizá-las mais ainda durante o período de quarentena!

Você pode praticar redações, fazer simulados online, assistir cursos que te ajudarão a se preparar para o Enem e muito mais.

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Viu só como não falta assunto e ideias de como estudar na quarentena do Coronavírus? Bom, esperamos que você não perca o foco e continue se preparando para o Enem e demais vestibulares que pretende prestar. Se você quer saber o como Coronavírus e assuntos relacionados a ele podem cair no Enem, basta ler o artigo que fizemos todinho sobre o tema!

Banner de divulgação do cupom "estudeemcasa", oferecendo 30% de desconto nos pacotes da Imaginie. Link para: https://www.imaginie.com.br/precos-imaginie/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cupom-quarentena&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter