Além de ser um assunto muito comentado, os desastres em Brumadinho e a gravidade da reincidência dos crimes ambientais é um possível tema de redação do Enem. Por isso, ele faz parte do #DesafioVem1000 de junho!
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em
Não deixe de conferir a redação comentada que nós separamos para você!
Exemplo de redação sobre o tema: Desastre em Brumadinho e a gravidade da reincidência dos crimes ambientais
A Constituição Federal de 1988 garante, de acordo com o Art-225, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a sociedade se mostra distante do que impõe a norma constitucional, tendo em vista que os desastres ambientais estão em crescente aumento na realidade brasileira hodierna. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da ganância excessiva das empresas, mas também devido à negligência estatal.[1] Logo, faz-se imperiosa a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação desses direitos constitucionais.
Em primeira análise, é fundamental pontuar que a ganância por parte das empresas é um[2] grande promotor[3] das tragédias ambientais. No ano de 2015, houve o desastre em Mariana, com o rompimento da barragem da Samarco, e que se repetiu no ano de 2019, com o rompimento da barragem em Brumadinho. Partindo desses dados, a ganância tem levado à destruição da natureza por parte dos donos de empresas mineradoras que não se importam com o meio ambiente, pois[4] ao verem que suas barragens estavam em risco, não tomaram medidas para resolver o impasse, chegando ao nível de se romper. Fica claro[5][6] então, a necessidade de serem tomadas atitudes por parte dos grandes empresários em busca de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado.[7]
Ademais, é imperativo ressaltar que o aumento do número de desastres ambientais deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir a segurança e bem-estar social da população; contudo, a perspectiva adotada pelo intelectual manteve-se no plano teórico, tendo em vista a indiferença do poder público em aumentar a fiscalização em empresas que possam causar impactos na natureza e afetar a vida da população.[10][8] Casos como o vazamento de óleo no Nordeste, incêndios florestais na Amazônia e mudanças climáticas,[9] seriam evitados ou teriam consequências menores caso o Estado estivesse com uma maior fiscalização. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal.
Portanto, é mister a adoção de medidas que combatam as tragédias ambientais. Nesse contexto, cabe ao Governo Federal, elaboras[11] projetos e políticas públicas com o objetivo de fiscalizar e conscientizar a população dos impactos das tragédias ambientais, por meio da criação de multas para todos os que afetem a natureza, a fim de que possa evitar mais desastres. Cabe[1] também, o apoio das ONGs[13] em parceria com Universidades Federais, elaborar campanhas de reflorestamentos e cuidados com os rios e mares, por meio de apoios voluntários que ganharão horas complementares em suas faculdades, para que[14] assim, além de motivação, essas pessoas possam ajudar a cuidar do meio ambiente. Com essa ação, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição como uma realidade próxima.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Não se esqueça de concordar o gênero! Esta palavra deve estar no feminino.
- [3] Atenção! Esses termos devem concordar em gênero.
- [4] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
- [5] É importante inserir uma vírgula aqui para indicar a necessidade de uma pausa.
- [6] Não se esqueça de concordar o gênero! Esta palavra deve estar no feminino. Fica clara a necessidade*
- [9] Retire a vírgula.
- [11] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
- [12] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
- [13] É importante inserir uma vírgula aqui para indicar a necessidade de uma pausa.
- [14] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [10] Contextualizou o assunto de forma clara e objetiva.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- .[7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [15] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Primeiramente, quero parabenizar-te por esse belíssimo texto! Que potencial argumentativo lindo!! Que parágrafos brilhantes, confesso que fiquei ansioso para ler tudo, pois realmente sua escrita foi impecável! Só vou chamar sua atenção para alguns pontos, viu?? Vamos lá: Cuidado com os deslizes em relação à C1, pois eu tenho certeza de que são por falta de atenção! Também, abuse dos elementos coesivos, pois eles darão a progressão e fluidez de que seu texto necessita!! Posso te ajudar com alguns de sequenciação?? Nesse contexto, Nessa lógica, Nesse espectro, Nesse sentido, Nessa conjuntura, Dessa forma, Desse modo, Desse jeito, Dessa maneira, À luz disso, À vista disso, Sob esse prisma, Sob essa perspectiva, A priori (para iniciar o primeiro desenvolvimento). Por fim, preciso que você capriche mais e mais em sua Proposta de Intervenção, lembre-se de que, para atingir os 200 pontos nesta modalidade, faz-se necessária a resposta a três perguntas, que devem estar bem respondidas e detalhadas: O que o agente vai fazer? Como ele vai fazer e com qual objetivo ele irá fazer? É por meio destas três perguntas que você atingirá os 200 na C5. #ATENÇÃO Cuidado com os deslizes em relação à Competência 1, lembrando-se de que eles afetam a coerência do seu texto e, dessa forma, penalizam você, também, em relação à Competência 4.
Nota: 920
Também queremos ver você falando sobre esse assunto! Escolha o seu pacote de correção e faça a sua redação sobre “Desastres em Brumadinho e a gravidade da reincidência dos crimes ambientais”.