🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Confira como evitar distrações no momento de escrever

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Foco. Essa é uma das características mais importantes para que qualquer pessoa, profissional ou estudante, atinja seus objetivos. Ao mesmo tempo, o mundo moderno é uma fonte interminável de potenciais distrações, o que pode prejudicar a sua capacidade de focar em um projeto.

Certas atividades deixam essa situação ainda mais clara. O ato de escrever, por exemplo, requer um nível elevado de concentração, já que envolve o desenvolvimento e estruturação de ideias, que precisam fazer sentido para os futuros leitores.

Qualquer ruído ou interferência externa, como um celular tocando, pode atrasar e comprometer o processo. Outras vezes, a causa da distração não é tão clara, envolvendo até a falta de descanso.

Se isso é um problema para você, não se preocupe! Neste texto, separamos algumas dicas que serão muito úteis para lidar com as distrações no momento de escrever. Continue lendo!

Escolha um ambiente adequado para escrever

O primeiro passo para garantir o foco no momento de escrever é se planejar. Por mais que você se considere uma pessoa concentrada, é inegável que o ambiente em que você escreve influencia diretamente sua produtividade. Já tentou produzir em uma sala barulhenta, por exemplo?

Leia mais: “9 dicas infalíveis de como organizar os estudos de uma vez por todas.”

Por mais que pareça óbvio, falar sobre a adequação do ambiente significa ressaltar a importância de determinados detalhes. Não se trata apenas de escolher um quarto silencioso, mas também de verificar se a luz é adequada, se há a possibilidade de alguém entrar no cômodo ou se o assento é confortável, por exemplo.

Os muitos escritores e redatores que trabalham diretamente de suas casas sabem bem disso. Se você mora com mais de uma pessoa, comunique sua intenção de focar na escrita por determinado período. Isso vai evitar que interrupções banais comprometam o seu trabalho.

Conforto também é fundamental para o foco. Se a temperatura estiver muito alta ou muito baixa, isso vai afetar sua concentração. Portanto, ao se planejar, pense na proximidade com janelas, na disponibilidade de ventiladores, na presença de luz natural, entre outras coisas.

Se aplicável, você pode considerar o investimento em equipamentos que facilitem a experiência de escrita. Seja papel e caneta, seja computador, quanto mais qualificados forem suas ferramentas, mais motivado você vai se sentir para manter a concentração na tarefa.

E se eu não encontrar o ambiente ideal?

Sabemos que nem sempre é possível encontrar o ambiente perfeito para escrever, mas sempre existe um jeito de melhorar a situação. Para muitas pessoas, por exemplo, escutar determinados tipos de música torna a experiência de se concentrar em salas barulhentas muito mais viável.

Existem, também, ferramentas que podem ajudar. O Brain.fm é um exemplo perfeito. O website utiliza uma abordagem baseada na ciência para tocar músicas com uma única função: melhorar o seu foco. Dessa forma, é mais fácil se desligar das situações adversas que possam causar distrações.

Proteja-se contra as possíveis distrações

Sabe quando você vai ao cinema e, antes do filme, uma animação ressalta o lembrete para desligar os celulares? Isso nada mais é que um esforço para permitir que todos os espectadores estejam protegidos contra distrações que ocorrem com frequência. Que tal aplicar essa ideia na sua situação?

No caso dos cinemas, toques e notificações de aparelhos pessoais são os principais disruptores — e no seu caso? Mantenha isso em mente e comece a observar quais fatores que influenciam negativamente a sua concentração no momento de escrever. Não será novidade se, mais uma vez, o celular for o culpado.

Um estudo da CareerBuilder colocou o aparelho na primeira colocação do ranking de inimigos da produtividade. Então, é uma boa ideia tentar se acostumar a escrever a certa distância do seu smartphone ou, ao menos, mantê-lo em modo silencioso.

Evite a procrastinação

Procrastinar significa adiar a realização de tarefas mais complexas e importantes para se dedicar a outras, que não têm a mesma relevância ou urgência. Na internet, o que não faltam são motivos para procrastinar. Com alguns cliques você pode ler aquela reportagem ou assistir aquele vídeo que acabou de viralizar.

Acontece que, por mais que você pense que pode controlar isso, a procrastinação acaba com o foco. Os poucos segundos que você se dedica a outra atividade pode complicar a retomada do raciocínio e minar o potencial do seu texto.

Então, o que fazer se você não consegue resistir e continua navegando pela web em momentos inoportunos? Uma ideia interessante é investir em extensões e aplicativos que monitoram, e, de acordo com suas preferências, limitam o tempo de acesso a determinadas páginas.

Outra solução, mais colaborativa, é pedir a ajuda de alguém que você confia. Reúna pessoas que realizem atividades semelhantes com a sua e estabeleça uma espécie de grupo de apoio, em que o papel de cada um é evitar a procrastinação do outro.

Foque em metas realistas

Estabelecer metas e deadlines é excelente para organizar sua escrita e garantir o nível de produtividade desejado. Contudo, é preciso tomar cuidado para não se sobrecarregar. Por mais que seja tentador se livrar de diversas tarefas o mais rápido possível, não é a melhor opção.

Por isso, quando estabelecer suas metas semanais e diárias, certifique-se que você está sendo coerente com sua própria realidade. Por exemplo: vamos dizer que você produza três textos por dia e queira triplicar esse número. Vai adiantar, de um dia para outro, estabelecer a meta de 9 textos? Provavelmente não.

Sendo assim, se respeite. Caso sinta a necessidade de subir a produção, faça isso aos poucos, um passo de cada vez. O melhor é que isso se aplica, também, à organização cotidiana. Se você tem muitas coisas para fazer em um dia e escrever é apenas uma delas, pode ser difícil enxergá-la com o foco necessário.

Então, aqui vai uma dica: quando acordar, pergunte-se quais são as três coisas mais importantes que você deve fazer hoje. Anote-as e reserve total prioridade para elas, deixando as demais em segundo plano. Assim, você vai evitar que tarefas menos urgentes e relevantes atrapalhem seu processo de escrita.

Estabeleça uma rotina equilibrada e saudável

Ainda no sentido de respeitar seus próprios limites, é crucial evitar que a preocupação com a escrita consuma seu bem-estar. Para escrever bem, é preciso estar em dia tanto com a saúde física, quanto com a saúde mental. Então, nada de produzir por longas horas a fio sem descansar.

É crucial que, ao longo do seu planejamento, você separe horários específicos para cuidar de si, nem que seja a partir de alguns minutos de descanso. Lembre-se, também, de garantir que você está se alimentando adequadamente e tomando água em períodos regulares. Sem saúde, sem foco.

Se você negligenciar essa dica e sobrecarregar sua rotina, sem dar atenção às necessidades humanas, vai desenvolver certos graus de ansiedade e estresse. O resultado será uma dificuldade crescente em se concentrar no texto, até que se torne virtualmente impossível concluir um parágrafo.

Então, mesmo que seja inevitável lidar com um grande volume de textos, busque balancear sua rotina com outras atividades. Exercícios físicos, por exemplo, são extremamente benéficos nesse sentido.

Quando você insere tais atividades em sua rotina, aprimora não apenas suas aptidões físicas, mas também sua consciência corporal, memória e concentração. Isso para não falar do efeito causado pela serotonina, o hormônio do bem-estar, que é liberado pelo esforço físico.

Como você pode notar, além de sofrer influência externa, a capacidade de foco de uma pessoa depende muito de suas condições internas. Assim, ao encontrar uma rotina saudável e equilibrada, você desenvolve um autoconhecimento que é muito importante para o aumento da produtividade.

Tente a técnica Pomodoro

Você não é a primeira nem a última pessoa a ter problemas para manter o foco. Então, é de se esperar que os que vieram antes de você tenham desenvolvido técnicas para lidar com esse desafio, não é? Não há nada errado em pegá-las emprestadas!

A técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80 e é, hoje, um dos métodos mais difundidos no que diz respeito à gestão de tempo produtivo. A ideia é bem simples e tem como base a noção de que, a partir de curtas pausas, é possível otimizar a agilidade mental.

Em outras palavras, em vez de sentar por duas horas para escrever seu texto, a técnica sugere que você divida esse processo em etapas.

Tradicionalmente, o tempo de atividade é de 25 minutos, seguido por 5 minutos de descanso. Contudo, esses valores podem variar de acordo com você e seus objetivos. Muitas pessoas optam por breaks mais curtos ou menos frequentes.

Se quiser tentar essa técnica e ver se funciona para você, pode usar uma série de ferramentas na internet. As mais famosas são o TomatoTimer e o Pomofocus.

Escrever é uma atividade que requer bons níveis de concentração. Sem foco, você corre o risco de produzir textos desconexos ou até cometer erros que, em situações normais, não cometeria. Por isso, é preciso encarar essa questão de forma estratégica, criando as condições necessárias para evitar distrações e aumentar a produtividade.

Não existe concentração sem organização. Então, que tal experimentar nosso Quadro de Produtividade, estabelecer suas prioridades e começar a focar nas atividades mais promissoras para você? Baixe agora!

Este post foi produzido pela Rock Content, parceira da Imaginie.

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre como ter uma rotina de estudos produtiva. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-como-ter-uma-rotina-de-estudos-produtiva?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter