Dentro do eixo temático sobre cultura, os livros tem uma função fundamental. Pensando nisso, separamos o tema “O papel da literatura na sociedade contemporânea” para o Desafio #vem1000 dessa semana.
Antes de ver a redação comentada sobre esse tema, escute o nosso episódio do podcast “Dá Ideia” sobre internet e literatura:
Exemplo de redação sobre o tema: O papel da literatura na sociedade contemporânea
No livro 1984, de George Orwell, é representada uma sociedade distópica, na qual os governantes se utilizam da destruição de livros e registros históricos, com o objetivo de manipular a população de modo que possam exercer poder absoluto.[1] De tal maneira, a literatura se configura como fator crucial para o desenvolvimento social e intelectual da população, visto que por meio dessa o indivíduo molda seu senso crítico reflexivo.[10] Entretanto, o que se vê hodiernamente é um Estado negligente à prática da leitura e, consequentemente, tem-se a formação de uma sociedade que pouco exerce o prazer da dessa atividade, corroborando para uma alienação cultural. [2]
A priori,[3] é fulcral destacar a contribuição da leitura para a evolução dos indivíduos, no que tange às suas concepções e valores. Sendo assim, de acordo com o sociólogo Max Weber, as crenças de um ser humano são as principais catalisadoras das mudanças sociais e, consequentemente, contribuem para que não haja um estreitamento do pensamento individual.[4] Dessarte, a leitura se configura como fomentadora de pensamentos críticos e racionais, além de ser fonte de inspiração pessoal e também de desenvolvimento da imaginação, contribuindo assim para que se crie uma sociedade argumentativa, crítica e não suscetível à manipulação.
A posteriori, é imperativo pontuar a negligência do Estado em relação a[7] leitura no país. De tal modo, segundo o filósofo contratualista John Locke, o Estado é responsável por conceder os direitos inalienáveis ao homem, por meio de um contrato social. Isto posto, é fundamental que o governo conceda a sua população as adequadas estruturas para o estímulo da leitura, porém o que se mostra vigente é o oposto, tendo em vista que, de acordo com uma pesquisa do portal de notícias Globo, apenas cerca de 50% da população brasileira tem o hábito de ler.[5] Ademais, um grande impasse à literatura no país será concretizado, caso a reforma tributária, proposta pelo Ministério da Economia, for implementada, já que os livros passarão a ser tributados e poderão ter preço acrescentado em quase 20%. [9]
Em síntese,[6] é de vital importância conceder as bases primordiais para que se tenha uma sociedade literária. Portanto, urge que o Ministério da Educação conceda essas estruturas, por meio da elaboração de campanhas televisivas e radialistas sobre a importância da leitura para o desenvolvimento social. Ademais, cabe ao órgão supracitado, em consonância com escolas e instituições privadas, estimular a leitura por meio da elaboração de políticas de distribuição de livros nas escolas e nas empresas, a fim de contribuir para o avanço da literatura no país.[8] Só assim ter-se-á uma sociedade semelhante ao que Locke propunha.[11]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [7] Este “a” é craseado (à).
- [11] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem.
Competência II: compreender a proposta
- [1][4] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Gostei muito desse argumento, parabéns!
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [9] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
- [10] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3][6] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Ótimo texto. Para melhorar, desenvolva todos os argumentos!
Nota: 960
Gostou de ver uma redação comentada sobre o tema “O papel da literatura na sociedade contemporânea”? Que tal enviar a sua? É só escolher o seu plano de correções da Imaginie e enviar o seu texto para um de nossos corretores avaliarem.