Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o seguinte tema: A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres.
Confira um exemplo de redação sobre o tema:
Exemplo de redação sobre o tema: A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
A Greve das Costureiras, ocorrida no Brasil nonocentista [2], foi uma paralisação que reivindicou, inicialmente, melhores condições no trabalho feminino, como redução no número de horas e melhoria salariais. Nesse sentido, o episódio histórico ficou marcado por ser vanguardista nas lutas femíneas no país. Sob esse mesmo prisma, observa-se, na contemporaneidade, movimentos femininos, também chamados de feministas, que ambicionam por direitos que, muitas vezes, não são fornecidos às mulheres. Desse modo, grupos feministas possuem grande destaque no enfrentamento contra a violência doméstica e sexual, condições que assolam muitas mulheres brasileiras. [1]
A priori [3], deve-se considerar o altíssimo número de denúncias referentes às violências domésticas no Brasil: 563 mil acusações, apenas no ano de 2019, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). [4] Destarte, essa condição que vigora há muito tempo na nação – encontrando-se em obras literárias do século XX, como no livro “Campo Geral”, do escritor mineiro Guimarães Rosa [5], em que o personagem Miguelim assiste o espancamento que seu pai realiza em cima da sua mãe – [12] precisa ser extinta. Assim, grupos que objetivam a eliminação da violência doméstica, como o movimento feminista, necessitam ganhar maior visibilidade, visto que condições presentes no livro “Campo Geral” precisam ser erradicas da sociedade brasileira.
Ademais [6], o movimento feminista tem grande importância no combate ao abuso sexual, situação presente na obra “O Cortiço”, do escritor Aluísio Azevedo [7], em que a personagem Pombinha é vítima de um estupro. À vista disso, ressalta-se ações feministas que objetivam melhorar o atual cenário que acomete muitas mulheres brasileiras, sendo, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 66 mil vítimas de estupro em 2018 [8], com palestras em universidades, como ocorre na Universidade de São Paulo (USP), em que destaca-se a importância da denúncia em caso de violência sexual.
Portanto [9], é indubitável que os movimentos feministas proporcionam grandes avanços na luta pelos direitos das mulheres. Dessarte, faz-se necessário que os grupos que procuram melhores condições na vida das mulheres ganhem maior visibilidade no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Educação decretar que dois dias do ano letivo serão destinados para trabalhar temas como o feminismo e seus objetivos, buscando maior ciência dos estudantes com relação ao movimento. Nesses dias, estudantes e professores universitários podem ser convidados para esclarecer dúvidas e debater questões que o feminismo trabalha, como a violência doméstica e sexual. Além disso, autoras feministas, como a francesa Simone de Bouvard, podem ser discutidas por professores e alunos, para que os educandos possam ter maior conhecimento a respeito do movimento feminista. [10] [11]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [11] Caro (a) aluno (a), excelente domínio da norma culta! Você demonstrou ter conhecimento das regras gramaticais e usou um vocabulário formal e adequado, parabéns!
- [12] Mesmo o travessão coincidindo com outro sinal gráfico, deve utilizá-lo para isolar o termo.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [2] Você demonstra ter compreendido a proposta de redação ao apresentar o recorte temático na introdução.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
- [5] Gostei muito desse argumento, parabéns!
- [7] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
- [8] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Bom uso do conectivo!
- [6] Bom uso do conectivo!
- [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Muito bem! A redação está sensacional! Lembre-se sempre de retomar a sua tese nos parágrafos. Continue treinando. Grande abraço!
Nota: 1000
Para enviar uma redação sobre o tema “A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres”, basta escolher um plano da Imaginie. Você vai receber feedbacks completos, como esses da redação acima, na nossa plataforma de correção online. Aproveite!