A telemedicina é uma área da telessaúde que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde. Acontece por meio da internet, acessada pelo computador ou celular, que garantem uma velocidade rápida no acolhimento.
Dúvidas e problemas mais simples podem ser resolvidos sem haver o deslocamento do paciente ou de um profissional até um estabelecimento de saúde. Sua proposta é de melhorar o atendimento na medicina tradicional no país, pois coloca um maior número de pessoas em contato com profissionais capacitados.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil
De acordo com o Geógrafo Milton Santos, a globalização proporcionou a criação do “cyberespaço”, um espaço virtual cujas trocas de informações são rápidas e transpõem as barreiras geográficas naturais. Nesse sentido [6], observa-se que a implementação da telemedicina – denominação dada ao uso de ferramentas de comunicação “online” [17] como suporte total ou parcial de atividades médicas – é uma implementação tecnológica que aproveita as características desse espaço cibernético. Essa tecnologia, por sua vez, apresenta fortes vantagens ligadas à maleabilidade de informações na internet, mas ainda apresenta complicações sociais e técnicas a serem discutidas pelos conselhos de medicina brasileiros. [1] [2]
Primeiramente [8], ressalta-se as grandes vantagens da utilização da telemedicina no país. Retomando os dizeres de Milton Santos, o espaço cibernético possibilita a produção e compartilhamento de informações de maneira rápida e em qualquer lugar [3]. Tais vantagens tornam-se evidentes para o campo médico, bastando verificar as possibilidades da medicina virtual. Por meio dela, pode-se realizar diagnósticos de doenças com base em fotos tiradas pelo doente, consultar pacientes a distância e receitar medicamentos em casos de enfermidades menos graves, além de [9] agilizar a comunicação entre médicos. Assim, a “cybermedicina” não só pode melhorar a troca de dados entre os profissionais, mas [10] também levar serviços médicos a regiões com menor acesso a saúde, como o Norte e o Nordeste.
No entanto [11], apesar do seu potencial como ferramenta, a telemedicina apresenta problemas de ordem social e tecnológica a serem debatidos. A esse respeito [12], um dos pontos preocupantes está ligado a uma possível perda de qualidade da relação entre médico e paciente, a qual é necessária para a humanização do atendimento e para a elaboração de laudos mais completos. Ademais [13], conforme Carlos Fernando, vice presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, ainda há uma carência de sistematização do uso dessa modalidade de trabalho. A título de ilustração, cita-se a falta de organização sobre quais sistemas podem ser utilizados e como proteger os dados dos pacientes na rede [4]. Nota-se, portanto [14], a necessidade de um debate entre os profissionais acerca desses entraves. [18]
Logo [15], urge que o Conselho Federal de Medicina atue sistematizando melhor a telemedicina. Essa ação será realizada por meio de reuniões com os representantes sindicais médicos de cada região do país, sendo segmentadas em sessões com grupos de profissionais de cada especialidade. Dessa maneira [16], deverá haver um debate sobre quais as situações nas quais essa modalidade será utilizada, quais os “softwares” serão aplicados e como a gestão e proteção dos dados será feita. Com essas ações, será possível obter uma melhor organização desse ramo da medicina, maximizando seus benefícios e atenuando as suas lacunas atuais. [5]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [8] Substitua esta palavra: em primeiro lugar.
- [17] Coloque hífen: on-line.
- [18] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Sua tese não está muito explícita.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Você aplica conceitos de outras áreas de conhecimento. Parabéns!
- [4] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [5] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentários
O seu texto está muito bom, mas precisa de alguns ajustes, conforme apontados.
Nota: 960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Debate sobre a implementação da telemedicina no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!