Você sabe o que é cibercondria? É um neologismo dos termos “ciber” e “hipocondria” e afeta as pessoas que, de forma compulsiva, consultam por meio da internet os sintomas de diferentes afecções e patologias.
No desafio #Vem1000 de hoje, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema “Cibercondria: a doença da era digital”.
Exemplo de redação sobre o tema: Cibercondria: a doença da era digital
Após o século XVII, com o início da Revolução Industrial, tem-se a enorme evolução tecnológica, que foi contínua e se faz bastante evidente principalmente nos dias atuais. O progresso econômico é bastante notório, nada obstante, consequências maléficas também instauraram-se, dentre elas cita-se a automedicação como consequência de análises equivocadas a respeito de sintomas, baseadas em parâmetros da internet e suas informações de cunho aficionado, sob esse viés, tem-se a comodidade passada por esse meio como principal fator instigante. [9]
Em primeiro plano, destaca-se a recorrente preferencia [1] das pessoas pelo autodiagnóstico, auxiliados [2] por plataformas digitais como o “Gloogle” em detrimento de consultas realizadas por profissionais capacitados, sob isso é correto afirmar que a zona de conforto pautada em poder apenas pesquisar sem sequer sair do lugar, é um dos principais fatores que levam à recorrente automedicação e ao autodiagnóstico equivocado.
Em segundo plano [3] é importante frisar que diversas doenças apresentam sintomas em comum, como é o exemplo da febre recorrente nas muitas doenças de cunho bacteriano, dessa forma pesquisas não são suficientes para conclusão específica de tais [4], consoante a isso [5] sabe-se que os conteúdos publicados na internet são elaborados e compartilhados sem nenhuma espécie de análise prévia, sendo assim não se faz presente a certeza da veracidade de tais publicações.
Tendo em vista o exposto acima, é mister que o Estado interfira para atenuar o quadro atual. Para conscientização da população a respeito do problema, urge que o Ministério da Saúde crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem a suma importância de consultas médicas e advirtam os internautas do perigo da automedicação e da passividade de muitos, para que assim sobressaiam-se [6] as boas heranças sociais advindas da Revolução Industrial, de modo que a hipocondria provocada pela internet seja evitada. [7] [8] [10]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Cuidado com a acentuação das palavras! Esta palavra requer acento.
- [2] Atenção! Os trechos do período devem concordar entre si em número e em pessoa. Concorde com o termo “pessoas” …. auxiliadas.
- [3] Coloque vírgula aqui.
- [5] É necessário o uso da vírgula aqui.
Competência II: compreender a proposta
- [9] Muito bem! A tese foi apresentada no local correto (na introdução).
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [8] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [4] Evite frases fragmentadas que dificultam a compreensão do conteúdo. Não se pode usar o tal e não complementá-lo. (…) de tais enfermidades.
- [6] Para maior sofisticação coesiva, tente deslocar o conectivo no período.
- [10] O seu texto está muito bem articulado, logo, é possível perceber a informação que você gostaria de repassar ao leitor. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Na Competência 1, você se saiu muito bem, apresentando uma escrita bastante adequada ao padrão da Língua Portuguesa. Sua escrita está muito clara e bem desenvolvida. Parabéns! Revise apenas os poucos desvios gramaticais cometidos. Na Competência 2, houve uso adequado do repertório sociocultural no texto, com informações adequadas e bem relacionadas ao tema. Muito bem! Na Competência 3, você inseriu o projeto textual na introdução e o desenvolveu de modo coerente. Parabéns! Na Competência 4, você usou os conectores de maneira coerente e apropriada. No entanto, seria bastante interessante para seu texto que você variasse um pouco mais esses conectores, principalmente no início dos parágrafos, deixando mais evidente quais as ideias se contrapõem e quais se associam. Na Competência 5, você adicionou uma proposta de intervenção completa e muito bem relacionada à proposta de intervenção. Parabéns!
Nota: 960
Para escrever sobre o tema “Cibercondria: a doença da era digital” e receber feedbacks dos nossos corretores, escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!