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Desafio #vem1000: A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental [Redação pronta]

  • Sabrina Andrade
  • 27/10/2021
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A construção do virtual pelos algoritmos dos padrões de beleza, sobrepondo-se a uma versão distorcida de nós mesmos, traz à tona uma questão inerente ao ser humano, que é a necessidade de pertencimento. 

Nesse caso, o desejo e a vontade em pertencer ao grupo dos belos e perfeitos, dos rostos simétricos classificados por rótulos, em contraponto a busca de expressão de sua própria individualidade que, na maior parte das vezes, justifica-se por um sentimento de insuficiência e competição.

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!

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Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: A manipulação de imagem nas redes sociais e seus malefícios à saúde mental

Na entrada do Oráculo de Delfos, monumento da Grécia Antiga, possuía a frase do pensador Sócrates [2]: ”Conhece-te a te mesmo” [1]. Notadamente, uma referência a importância da valorização do indivíduo. Nesse sentido, é de suma importância analisar a questão da manipulação de imagens nas redes sociais e os seus efeitos na saúde mental, um produto de uma sociedade não alinhada ao pensamento socrático. Desse modo, percebe-se como ferramentas que fomentam tal cenário, não só um sistema educacional deficitário, como também a não efetivação das garantias constitucionais. [3] 

A princípio, o professor Paulo Freire dissertou sobre a pedagogia libertadora, uma alusão à educação crítica a serviço da transformação sociocultural [6]. No entanto, ao perceber a manipulação de imagem na web, nota-se um corpo social distante de um posicionamento dialético. Nessa lógica, observa-se, sobretudo, a homogeneização de padrões, os quais [4] mitigam a individualidade e, consequentemente, tende [5] a desencadear problemas psíquicos, dado que a percepção ilusória e a tangível entram em confronto [8]. Dessa maneira, verifica-se um sistema educacional deficitário, o qual não dialoga com as ideias freireanas [7] e, portanto, não consegue formar cidadãos mais críticos quanto aos comportamentos da pós-modernidade. 

Outrossim, a Constituição Federal explicita que é dever do Estado proporcionar um ambiente harmônico a todos. No entanto, a realidade expõe uma contrariedade. Esse paradoxo expressa-se, na verdade [10], à medida que não há políticas públicas eficientes, com o fito de dirimir a manipulação de imagens nas redes sociais e seus efeitos à saúde mental, mediante, por exemplo, atenuar os emblemas relacionados à educação, como já supracitado. Nessa perspectiva, os fatos expostos ecoam o Enigma da Modernidade, o qual explicita que, apesar de a sociedade ser avançada em suas razões teóricas, é, por sua vez, primitiva em suas razões éticas [9]. À vista disso, a dissonância entre a narrativa factual e a Carta Magna precisa ser solucionada. 

Logo [11], é fundamental que o Poder Executivo, por meio do debate com o Ministério da Educação, realize uma reforma educacional, a fim de formar indivíduos mais críticos aos comportamentos homogêneos. Posto isto, é importante que tal ação foque, principalmente, nas ideias de Freire. Ademais, é imprescindível que o Terceiro Setor, aliado à mídia, desenvolva campanhas publicitárias- por intermédio de depoimentos de cientistas sociais- que explicitem que é dever do Estado criar políticas públicas, com o intuito de efetivar os dispositivos constitucionais. Dessa forma, resolver-se-ão as questões associadas à manipulação de imagens nas redes sociais e seus impactos à saúde mental e, por fim, alcançar-se-á o anseio de Sócrates. [12] 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Use inicial minúscula aqui.
  • [4] Insira uma vírgula.
  • [5] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [6] Parabéns pela utilização da citação!
  • [7] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isto em todos os parágrafos.
  • [9] O fato de ter confirmado a tese mostra que você possui domínio sobre seu projeto de texto. Sempre faça isto em todos os parágrafos.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [8] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [10] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [11] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [12] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Parabéns pela redação, encontra-se presente os principais elementos que constituem, um texto dissertativo- argumentativo. Mantenha esse tipo de construção. Está no caminho certo! Continue praticando!

Nota: 960

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Autor

  • Sabrina Andrade
    Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

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