Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A importância de valorizar a população indígena [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para o desafio #vem1000 de hoje, separamos um tema muito importante para a sociedade brasileira: A importância de valorizar a população indígena.

Veja uma redação comentada sobre o assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: A importância de valorizar a população indígena

Com o movimento de Independência do Brasil, houve a ruptura com as tendências europeias, em seguida, emerge a fase indianista do período romântico no século XX, enaltecendo a figura indígena como verdadeiro símbolo nacional. Contudo, a questão do índio sempre esteve atrelada a traços excludentes. Diante disso, valorizar a figura indígena e garantir a posse de suas terras tornou-se um desafio à sociedade brasileira. [1]

No que se refere à formação da identidade brasileira, a figura indígena teve papel significativo para o seu desenvolvimento. Gilberto Freyre, no seu livro Casa-grande e Senzala [2], enfatiza a progressão da sociedade devido à miscigenação entre os povos – portugueses, africanos e diversas tribos indígenas presentes no Brasil. Dessa forma, diversos traços culturais formadores da identidade nacional são frutos de características típicas dos índios como a música, a arte ou culinária. [3] No entanto, os costumes são desrespeitados e discriminados, a exemplo dos vestuários, das relações sociais, além da inserção no mercado de trabalho. [4]

Além disso, outro entrave destaca-se em relação a posse de terras dos índios, que possuem seus direitos assegurados pela Constituição de 1988, entre eles constam a livre expressão cultural, a língua e a legalidade sobre as terras que, tradicionalmente, ocupam. [5] Entretanto, a demarcação de terras frente à estrutura fundiária brasileira compromete essa norma, marcada pela expansão do latifúndio agroexportador. Dessa forma, a população indígena ainda luta pelo reconhecimento de seu território e, consequentemente, pela consolidação de seus costumes. [6]

Fica evidente, portanto, que a figura indígena, assim como seu território e a preservação de seus hábitos, ainda são aspectos que precisam ser valorizados. Para reverter esse quadro, o Estado em consonância com o Ministério da Educação deveria introduzir no currículo escolar, o ensino da história e cultura indígena, reconhecendo e valorizando os agentes integradores da identidade nacional. Ademais, desenvolveria maior engajamento político da sociedade através da mídia e as ONGs esclarecendo e disseminando os direitos garantidos aos índios, previstos na Constituição cidadã, [7] que sejam respeitados. [8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Ausência das aspas.
  • [7] Uso incorreto da vírgula.

Competência II: compreender a proposta

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] É muito interessante você trazer contexto histórico para sua argumentação.
  • [4] Sim, bem mencionado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Demonstra domínio dos recursos coesivos.
  • [6] Adequação: pela sua tradição de costumes.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

Comentário final

Olá. Parabéns pela redação. Boa sorte 🙂

Nota: 960

Quer receber a sua redação corrigida sobre o tema “A importância de valorizar a população indígena”? Então escolha o seu plano de correções da Imaginie e envie o texto para um dos nossos corretores avaliarem. 

Utilize o cupom:
BLOGIMAGINIE
e receba 20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter