Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já parou para pensar sobre a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil? Este é o tema abordado no nosso Desafio #vem1000 e hoje nós trouxemos uma redação comentada para você se inspirar.

Confira a seguir a redação comentada:

Exemplo de redação sobre o tema:  A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil

Realizada em 2012,a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – conhecida como Rio +20 – visava a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. No entanto, apesar dos esforços em promover a sustentabilidade no âmbito social[1] a conferência não alcançou os resultados esperados, visto que diversos países negligenciaram acordos ambientais em detrimento do desenvolvimento econômico. Nesse contexto,[2] deve-se analisar como o sistema capitalista e a sociedade civil impulsionam tal problemática.[3]

Em primeiro lugar, vale salientar que o capitalismo é um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente. Nesse viés, o modelo econômico adotado no Brasil acarreta a destruição em massa dos bens naturais, uma vez que um dos pilares da economia do país é o agronegócio. Isso ocorre, sobretudo, devido ao apoio da bancada ruralista no Congresso que visa à aprovação de leis que aumente as áreas de exploração e atua em defesa dos proprietários rurais. Dessa forma, com a atuação política o Brasil é o país que mais desmata florestas primárias para a expansão da agricultura e pecuária comprometendo o desenvolvimento sustentável. Por consequência, o país perde a sua função sustentável e compromete a biodiversidade.[4][7]

Outrossim, a pouca visibilidade dada à sustentabilidade relega ao segundo plano um assunto que é de interesse nacional. Consoante ao filósofo Hans Jonas, em sua obra “O princípio da responsabilidade”, a sociedade não é responsável apenas pela situação presente, mas também pelas gerações futuras. Sob tal ótica, a sociedade civil pouco tem se preocupado com as questões ambientais e corrobora para a destruição dos ecossistemas terrestres, na qual comprometerá as condições futuras de vida na terra. Isso porque, os indivíduos priorizam os atos pouco sustentáveis em favor do consumo e favorecem a geração de resíduos sólidos. Desse modo, o futuro das próximas gerações é comprometido devido a hábitos não sustentáveis.[5]

Infere-se, portanto, que é imprescindível medidas para promover o desenvolvimento sustentável no âmbito social. Logo, cabe ao Poder Legislativo – órgão responsável pelas leis que regulam o Estado -criar um projeto de lei que proíba a expansão do agronegócio em florestas preservadas, por meio da contratação de profissionais capacitados realizando rondas e averiguações permanentes, a fim de que se possa garantir a manutenção e o equilíbrio natural da natureza.[8] Ademais, o Ministério da Educação deve inserir nas escolas a disciplina Educação Ambiental, de cunho obrigatório em função da sua necessidade, através de professores especializados em questões ambientais, com o fito de instruir os docentes sobre os bons hábitos de consumo sustentável.[6][9][10]

 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Você deve colocar uma vírgula aqui.
  • [10] Caro(a) aluno(a), excelente domínio da norma culta! Você demonstrou ter conhecimento das regras gramaticais e usou um vocabulário formal e adequado, parabéns!

Competência II: compreender a proposta

  • [3] A tese foi inserida no local correto, na introdução. Muito bem! 🙂
  • [7] Neste parágrafo você confirmou a tese adequadamente, parabéns! Faça o mesmo nos próximos parágrafos.
  • [8] Retome a ideia defendida na introdução antes de elaborar sua proposta de intervenção.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [5] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [9] Imprimir ao texto uma articulação refinada é fundamental para que o leitor tenha clareza quanto a sua ideia. Neste texto, você alcançou esse patamar. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto! Você demonstrou ter domínio da norma culta, além de ter compreendido bem o tema, com uma tese apresentada e um ponto de vista defendido com argumentos muito bem relacionados ao tema, configurando indício de autoria. A estrutura do texto está coesa, com ótimo uso de conectivos, o que demonstra que você possui um amplo repertório de elementos coesivos. A proposta de intervenção atende às exigências da competência, com meios, agente, beneficiário e efeito detalhados. Parabéns! (:

Nota: 960

Bora treinar agora com o tema “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”? Conheça os planos de correção de redação da Imaginie e conte com a gente para alcançar a nota 1000!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter