Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já parou para pensar sobre a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil? Este é o tema abordado no nosso Desafio #vem1000 e hoje nós trouxemos uma redação comentada para você se inspirar.

Confira a seguir a redação comentada:

Exemplo de redação sobre o tema:  A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil

Realizada em 2012,a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – conhecida como Rio +20 – visava a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. No entanto, apesar dos esforços em promover a sustentabilidade no âmbito social[1] a conferência não alcançou os resultados esperados, visto que diversos países negligenciaram acordos ambientais em detrimento do desenvolvimento econômico. Nesse contexto,[2] deve-se analisar como o sistema capitalista e a sociedade civil impulsionam tal problemática.[3]

Em primeiro lugar, vale salientar que o capitalismo é um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente. Nesse viés, o modelo econômico adotado no Brasil acarreta a destruição em massa dos bens naturais, uma vez que um dos pilares da economia do país é o agronegócio. Isso ocorre, sobretudo, devido ao apoio da bancada ruralista no Congresso que visa à aprovação de leis que aumente as áreas de exploração e atua em defesa dos proprietários rurais. Dessa forma, com a atuação política o Brasil é o país que mais desmata florestas primárias para a expansão da agricultura e pecuária comprometendo o desenvolvimento sustentável. Por consequência, o país perde a sua função sustentável e compromete a biodiversidade.[4][7]

Outrossim, a pouca visibilidade dada à sustentabilidade relega ao segundo plano um assunto que é de interesse nacional. Consoante ao filósofo Hans Jonas, em sua obra “O princípio da responsabilidade”, a sociedade não é responsável apenas pela situação presente, mas também pelas gerações futuras. Sob tal ótica, a sociedade civil pouco tem se preocupado com as questões ambientais e corrobora para a destruição dos ecossistemas terrestres, na qual comprometerá as condições futuras de vida na terra. Isso porque, os indivíduos priorizam os atos pouco sustentáveis em favor do consumo e favorecem a geração de resíduos sólidos. Desse modo, o futuro das próximas gerações é comprometido devido a hábitos não sustentáveis.[5]

Infere-se, portanto, que é imprescindível medidas para promover o desenvolvimento sustentável no âmbito social. Logo, cabe ao Poder Legislativo – órgão responsável pelas leis que regulam o Estado -criar um projeto de lei que proíba a expansão do agronegócio em florestas preservadas, por meio da contratação de profissionais capacitados realizando rondas e averiguações permanentes, a fim de que se possa garantir a manutenção e o equilíbrio natural da natureza.[8] Ademais, o Ministério da Educação deve inserir nas escolas a disciplina Educação Ambiental, de cunho obrigatório em função da sua necessidade, através de professores especializados em questões ambientais, com o fito de instruir os docentes sobre os bons hábitos de consumo sustentável.[6][9][10]

 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Você deve colocar uma vírgula aqui.
  • [10] Caro(a) aluno(a), excelente domínio da norma culta! Você demonstrou ter conhecimento das regras gramaticais e usou um vocabulário formal e adequado, parabéns!

Competência II: compreender a proposta

  • [3] A tese foi inserida no local correto, na introdução. Muito bem! 🙂
  • [7] Neste parágrafo você confirmou a tese adequadamente, parabéns! Faça o mesmo nos próximos parágrafos.
  • [8] Retome a ideia defendida na introdução antes de elaborar sua proposta de intervenção.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [5] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [9] Imprimir ao texto uma articulação refinada é fundamental para que o leitor tenha clareza quanto a sua ideia. Neste texto, você alcançou esse patamar. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto! Você demonstrou ter domínio da norma culta, além de ter compreendido bem o tema, com uma tese apresentada e um ponto de vista defendido com argumentos muito bem relacionados ao tema, configurando indício de autoria. A estrutura do texto está coesa, com ótimo uso de conectivos, o que demonstra que você possui um amplo repertório de elementos coesivos. A proposta de intervenção atende às exigências da competência, com meios, agente, beneficiário e efeito detalhados. Parabéns! (:

Nota: 960

Bora treinar agora com o tema “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”? Conheça os planos de correção de redação da Imaginie e conte com a gente para alcançar a nota 1000!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter