Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A persistência do racismo na sociedade brasileira [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para discutir as consequências do preconceito racial no Brasil, o tema do desafio #vem1000 de hoje é: A persistência do racismo na sociedade brasileira.

Veja um exemplo de redação sobre o tema:

Exemplo de redação sobre o tema: A persistência do racismo na sociedade brasileira

Racismo é o ato de discriminar e depreciar alguém devido a [1] crença na existência de diferentes raças humanas e na superioridade de uma sobre as demais. Olhando pelo retrovisor da história, nota-se que diversas posturas preconceituosas são mantidas até hoje e ecoam sob a forma de agressões, empregos mal remunerados, condições precárias de moradia e acesso limitado a [2] direitos básicos, como saúde e educação. Portanto, no Brasil, o racismo possui raízes históricas e sua persistência é fruto de um pensamento antigo que se perpetua entre as gerações, produzindo consequências funestas [3], que devem ser combatidas exaustivamente. [4]

A partir disso, é válido fazer um paralelo com o passado a fim de reconhecer as causas da insistência desse mal. Até a escravidão ser abolida no país, em 1888, apenas um ano antes da proclamação da república, outras leis foram sancionadas objetivando protelar a liberdade do negro, revelando a visão excludente da classe dominante da época, que se recusava a reconhecer os direitos desse grupo. As leis do Ventre Livre, de 1871 e do Sexagenários, de 1885, são exemplos de medidas ineficazes, uma vez que não garantiram melhorias na vida da população escravizada. Séculos mais tarde, a mesma resistência se encontra na sociedade brasileira, porém disfarçada sob outra forma. [5]

Nesse contexto, os números expressam as diversas maneiras como o racismo pode se manifestar no dia a dia. Pesquisa realizada pelo Dieese, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, em cinco capitais brasileiras, entre 2013 e 2014, revelou que mesmo em locais onde a desigualdade salarial entre brancos e negros é menor, o primeiro grupo chega a ganhar 20% a mais do que o segundo. Esse dado, em um país onde 53% da população se autodeclara negra, se torna um problema, pois constata-se que mais da metade das pessoas que vivem no Brasil estão sujeitas a má remuneração simplesmente pela cor da pele, afetando, especialmente, a juventude negra. [6]

Sendo assim, é fundamental opor-se [7] a esse pensamento retrógrado, trabalhando para a sua extinção na sociedade. Para isso, o Governo, através do Ministério do Desenvolvimento Social, deve promover mais políticas públicas de igualdade racial, criando cursos profissionalizantes nos bairros periféricos, para melhor qualificar a mão-de-obra negra, além de fiscalizar a existência de casos de discriminação racial no trabalho, visando diminuir a desigualdade entre brancos e negros. Ademais, a inserção do estudo da cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino público e privado, por meio da criação de uma nova disciplina pelo Ministério da Educação, contribuirá para que os jovens conheçam a importância da cultura negra na construção da brasilidade, e assim evitem a continuidade desse erro histórico, pois como disse Confúcio, pensador chinês, “se queres prever o futuro, estuda o passado”. [8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

Competência II: compreender a proposta

  • [4] Essa é a sua tese de que o racismo se perpetua através da história nos dias atuais. O que corrobora para o tema da redação, que é “a persistência do racismo na sociedade”.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Excelente parágrafo com argumentos de autoridade justificando por que o racismo possui antecedentes históricos em sua demonstração social.
  • [6] Excelente!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Crase. Correção: devido à crença na existência de diferentes raças humanas…
  • [2] Regência nominal. Correção: e acesso limitado aos direitos básicos…
  • [7] Correção: é fundamental se opor a esse…

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Ótimas propostas de solução para os problemas apresentados.

Comentário final

Excelente redação! Continue estudando! Bons estudos!!! :]

Nota: 960

Para escrever sobre o tema “A persistência do racismo na sociedade brasileira” e receber feedbacks completos dos nossos corretores, basta contratar um plano de correções da Imaginie

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter