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#DesafioVem1000: A questão da xenofobia no Brasil [Redação pronta]

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No eixo temático preconceito, hoje trouxemos um exemplo de redação sobre o tema “A questão da xenofobia no Brasil”, do #DesafioVem1000.

Ainda tem uma excelente série para estudar que o autor trouxe na redação para você aprimorar o seu repertório sociocultural. Confira agora a redação!

Exemplo de redação sobre o tema: A questão da xenofobia no Brasil

Na série “The 100”, em um dos seus episódios, é perceptível a aversão ao estrangeirismo, a partir do momento em que 100 jovens chegam do espaço para habitar a Terra. Nesse sentido, com as guerras, há grandes perdas humanas e materiais. Fora da ficção, nota-se que a xenofobia no Brasil é um dos grandes problemas da contemporaneidade e é intensificada, principalmente, pela falta de atitude do Governo somado à omissão da sociedade.[1][2][3]

Em primeiro lugar,[4] vale destacar que a falta de atitude do Governo contribui para o agravamento dos casos de xenofobia no país. Essa correlação se fundamenta no fato de ser quase inexistente políticas públicas e privadas voltadas para esclarecer e conscientizar a população acerca de assuntos que, ao longo do tempo, foram vistos de forma preconceituosa.[5] A exemplo disso, pode-se destacar a aversão às roupas e até mesmo aos indivíduos que professam a fé islâmica, visto que são amplamente equiparadas a homens/mulheres bombas, segundo a revista Veja. Nesse viés, parafraseando Chico Xavier, a omissão de quem pode e não auxilia o povo é comparado a um crime que se pratica contra a comunidade inteira.[6]

Além disso,[7] sob ótica sociológica, é possível afirmar que a omissão da sociedade está intimamente ligada ao aumento dos casos de xenofobia no Brasil. Isso fica evidente na fala do filósofo brasileiro contemporâneo, Felipe Pondré, o qual afirma que a aversão ao estrangeirismo é ainda entendida, pela maioria do povo brasileiro, como uma prática comum e que pode ser justificada pelo medo da crise econômica e da decadência da identidade nacional.[8] Nesse contexto, é perceptível a perpetuação de um cenário brasileiro que, ao invés de “estender a mão” e garantir os direitos propostos na Declaração dos Direitos Universais, contribui para a exclusão e medo de estrangeiros que, muitas vezes, estão em condições de refugiados.[9]

Portanto,[10] é imperativo que medidas sejam realizadas. Para isso, o Ministério da Educação, em parceria com as mídias, deve promover debates midiáticos que, sobretudo, abordem as consequências negativas da postura preconceituosa dos brasileiros quanto ao estrangeiro, além de informações que quebrem diversos paradigmas, como a questão do terrorismo relacionado aos muçulmanos. Paralelamente, com a conscientização da sociedade, é importante que haja uma mudança de postura,[11] de tal forma que busque, por intermédio de movimentos sociais e posturas individuais, o acolhimento de estrangeiros, assim como de qualquer objeto diferente do que é nacional. Agindo assim, uma sociedade mais justa e consciente será formada,[12] e a atitude de cooperação, defendida por Chico Xavier, finalmente estará em ação para benefício de todos.[13][14]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
  • [6] Muito bem! O uso do vocabulário formal adequado demonstrou seu conhecimento da Língua Portuguesa padrão.
  • [9] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
  • [11] Retire a vírgula.
  • [12] Retire a vírgula.
  • [14] Muito bem! O uso do vocabulário formal adequado demonstrou seu conhecimento da Língua Portuguesa padrão.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Ótimo argumento, muito bem!
  • [8] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [7] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [10] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá,tudo bem? Vamos às considerações do seu texto . Você escreve muito bem,respeitou a estrutura da dissertação e quase não há erros de português .Continue assim,você escreve com maestria e não terá problemas na sua nota ENEM se continuar praticando .Seu texto possui argumentos e parágrafos impecáveis ,parabéns. Além disso,seu texto não apresenta problemas no que tange à argumentação e estrutura . Seu texto é um dos melhores que eu já corrigi sobre este tema. Geralmente,os alunos não conseguem abordar todos os aspectos intrínsecos a esse tema em questão ,porém você faz isso com maestria ! Perceba que você só perdeu pontos na C1 ,então você já sabe onde deve melhorar .Por exemplo,no que tange à C1,procure melhorar o uso de vírgulas . Por fim, peço que você continue escrevendo e conte com a gente para corrigir suas redações !Estamos à disposição !Bom trabalho !

Nota: 960

Estamos esperando o seu texto sobre “A questão da xenofobia no Brasil” também! Escolha o seu pacote da Imaginie, produza o seu texto e envie para correção para ver a sua nota!

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