Educação escolar indígena, demarcação de terras, saúde da população indígena… Enfim, A questão indígena no Brasil contemporâneo gera amplos debates, e é justamente esse tema que abordamos no exemplo de redação que trouxemos para você hoje!
Enquanto você analisa a redação comentada, ainda dá para ouvir um podcast que gravamos sobre educação escolar indígena. Dá o play e confere aí!
Exemplo de redação sobre o tema: A questão indígena no Brasil contemporâneo
Na 1ª Geração do Romantismo, no século XIX, criou-se uma imagem do índio de forma heroica na poesia, a fim de associá-la à construção de um sentimento nacionalista no Brasil. No entanto, na conjuntura contemporânea, os índios são marginalizados socialmente, uma vez que as populações nativas têm seus direitos sistematicamente desrespeitados. Nesse contexto, deve-se analisar como os[5] estereótipos e a negligência governamental impulsionam tal problemática.
Em primeiro lugar, desde o século XVI, início da colonização, os indígenas são alvos de preconceitos e discriminações. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Sob tal ótica, o errÔneo pensamento de superioridade do homem branco em relação ao índio,[1] corrobora para a disseminação de estereótipos no âmbito social. Tal fato ocorre devido a uma visão etnocêntrica dos nativos como indivíduos “não civilizados” e como figuras folclóricas, haja vista que a sociedade apenas reconhece os indígenas no mundo literal, contribuindo para a invisibilidade desse grupo. Por consequência, o desconhecimento da vida nativa implica desrespeito às comunidades indígenas.
[7]Outrossim,[8] o Estado não cumpre o seu papel de assegurar os direitos constitucionais aos índios em[6][9] decorrência da pressão dos latifundiários. Consoante o sociólogo Karl Marx, o capitalismo prioriza lucros em detrimento de valores. Nessa lógica, a expansão do agronegócio compromete as demarcações de terras da tribos indígenas, previstas na Constituição Federal de 1988, que garante a manutenção da existência social e cultural desses grupos. Isso porque,[2] os interesses políticos e econômicos visam[3] expandir as áreas agrícolas, ocupando territórios pertencentes aos nativos, fato esse que resulta em conflitos violentos entre proprietários de terras e índios. Com efeito, a população nativa tem o contínuo extermínio dos seus direitos e da sua cultura.
Infere-se, portanto, que a valorização do índio é imprescindível para alterar o cenário vigente. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio de oficinas e atividades lúdicas, incentivar grupos de estudos sobre as culturas indígenas, desde a educação básica, com o fito de mitigar qualquer concepção de inferioridade dos nativos. Ademais, o Poder Público, por intermédio dos Três Poderes, deve criar cadeiras participativas no Congresso para líderes indígenas, no intuito de uma maior atuação desse grupo nas decisões políticas acerca das demarcações de terras.[4]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Não se separa o sujeito ou os complementos do verbo por meio de vírgula.
- [2] Retire a vírgula.
- [3] O verbo ‘visar’ no sentido de objetivar carece da preposição ‘a’. Dessa forma, o correto é ‘visa a propor’.
Competência II: compreender a proposta
- [5] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!
- [6] Muito bem! Demonstrou que compreendeu o comando da proposta.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [9] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [7] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
- [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [4] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.
Comentário final
Muito bem! Você está no caminho certo! Você apresentou alguns problemas que devem ser estudados com cuidado, mas isso pode ser melhorado com prática. Espero que meus comentários ajudem. Até o próximo texto!
Nota: 960
Agora você já tem um bom repertório cultural para escrever a sua própria redação sobre “A questão indígena no Brasil contemporâneo”, né? Então, é só procurar o tema lá na nossa plataforma e enviar a sua redação para a correção da Imaginie!