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Hoje, o desafio #vem1000 aborda o tema “As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil
“A Revolução dos bichos”, livro de George Orwell, conta sobre animais de uma granja que, ao buscarem melhores condições de trabalho, se rebelaram contro o proprietário da fazenda. Não distante da obra, atualmente no Brasil, a procura por circunstâncias mais favoráveis de emprego, tornou persistente a “fuga de cérebros”, gerando diversas consequências a longo prazo. Destarte, faz-se necessário um olhar crítico diante desse obstáculo, o qual tem a ineficiência estatal e o silenciamento como principais causas. [1] [2]
Nesse viés, nota-se uma ausência do Estado no que se refere à evasão de gênios. Consta na Constituição de 1988, [3] o dever do poder público [4] de garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, com a crescente saída de cientistas do país, percebe-se o inverso da lei, ou seja, o desenvolvimento nacional tem a tendência a diminuir cada vez mais, uma vez que esses profissionais não encontram oportunidades de emprego que se adequem às suas qualificações. Logo, é mister que o Estado seja mais efetivo em suas obrigações. [5] [6]
Outrossim, a falta de debate configura-se como um entrave no cenário. Djamila Ribeiro, escritora e filósofa, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade e atuar sobre ela para que soluções sejam promovidas. Nesse contexto, no que tange a [7] contínua saída de pesquisadores brasileiros para outros países, observa-se um silenciamento instaurado, visto que pouco se fala sobre isso nas mídias de massa, consequentemente, tornando o assunto desconhecido para o povo brasileiro. Assim sendo, urge tirar a situação do invisível e atuar sobre ela, como defende a pensadora. [8] [9]
Em síntese, são necessárias medidas capazes de mitigar a problemática. Para isso, o Estado deve, por meio de diretrizes de investimentos, criar novos e maiores polos de pesquisa, de maneira que aumente o número de concursos e contratações de pesquisadores qualificados, para que não haja a partida de cérebros inteligentes. Deve, ainda, propagar através de comerciais, a questão da “fuga de cérebros”, de modo frequente e detalhado nos horários nobres, a fim de inteirar a todos sobre o problema. Dessa forma, o governo cumprirá com a lei. [10]
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Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
Competência II: compreender a proposta
- [1] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [6] Parabéns! A adequação no uso dos conectivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
- [9] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Parabéns pela sua redação! Está coesa, coerente e com bons apontamentos. Apenas atente-se à grafia, ok? Um abraço!
Nota
960
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