Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Olá, estudante! Aqui não é o TikTok, mas temos mais um desafio para você! 

Hoje, o desafio #vem1000 aborda o tema “As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!

Exemplo de redação sobre o tema: As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil

“A Revolução dos bichos”, livro de George Orwell, conta sobre animais de uma granja que, ao buscarem melhores condições de trabalho, se rebelaram contro o proprietário da fazenda. Não distante da obra, atualmente no Brasil, a procura por circunstâncias mais favoráveis de emprego, tornou persistente a “fuga de cérebros”, gerando diversas consequências a longo prazo. Destarte, faz-se necessário um olhar crítico diante desse obstáculo, o qual tem a ineficiência estatal e o silenciamento como principais causas. [1] [2]

Nesse viés, nota-se uma ausência do Estado no que se refere à evasão de gênios. Consta na Constituição de 1988, [3] o dever do poder público [4] de garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, com a crescente saída de cientistas do país, percebe-se o inverso da lei, ou seja, o desenvolvimento nacional tem a tendência a diminuir cada vez mais, uma vez que esses profissionais não encontram oportunidades de emprego que se adequem às suas qualificações. Logo, é mister que o Estado seja mais efetivo em suas obrigações. [5] [6] 

Outrossim, a falta de debate configura-se como um entrave no cenário. Djamila Ribeiro, escritora e filósofa, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade e atuar sobre ela para que soluções sejam promovidas. Nesse contexto, no que tange a [7] contínua saída de pesquisadores brasileiros para outros países, observa-se um silenciamento instaurado, visto que pouco se fala sobre isso nas mídias de massa, consequentemente, tornando o assunto desconhecido para o povo brasileiro. Assim sendo, urge tirar a situação do invisível e atuar sobre ela, como defende a pensadora. [8] [9]

Em síntese, são necessárias medidas capazes de mitigar a problemática. Para isso, o Estado deve, por meio de diretrizes de investimentos, criar novos e maiores polos de pesquisa, de maneira que aumente o número de concursos e contratações de pesquisadores qualificados, para que não haja a partida de cérebros inteligentes. Deve, ainda, propagar através de comerciais, a questão da “fuga de cérebros”, de modo frequente e detalhado nos horários nobres, a fim de inteirar a todos sobre o problema. Dessa forma, o governo cumprirá com a lei. [10]  

Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] Retire a vírgula.
  • [4] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [7] Insira a crase (à).

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [6] Parabéns! A adequação no uso dos conectivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
  • [9] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

Comentário final

Parabéns pela sua redação! Está coesa, coerente e com bons apontamentos. Apenas atente-se à grafia, ok? Um abraço!

Nota

960

Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “As consequências a longo prazo da persistência da fuga de cérebros no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Autor

  • Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter