#DesafioVem1000: As profissões do futuro e seus desafios [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho é um assunto muito em alta. Por isso, o tema do #DesafioVem1000 de hoje é: “As profissões do futuro e seus desafios”.

Quer aumentar o seu repertório sociocultural e, de quebra, saber como fazer uma redação excelente? 

Então, dá o play no episódio do podcast Dá Ideia sobre o tema que trouxemos para você e confira o exemplo de redação logo abaixo!

Exemplo de redação sobre o tema: As profissões do futuro e seus desafios

Como  fenômeno que ocorreu no final do século XX, novas tecnologias de comunicação e transporte foram desenvolvidas para atender às[1] hodiernas demandas da população. Paralelamente à[2] isso, conforme a sociedade avançou, as formas de trabalho existentes foram modificadas, e sabe-se que novas profissões ainda tendem a surgir. Nesse contexto, infere-se que as novas possibilidades de labor representam uma alternativa para a atenuação dos índices de desemprego no Brasil. Outrossim, denota-se que, devido à falta de conhecimento tecnológico, os brasileiros não estão preparados para assumir esses cargos.[3]

Evidentemente, é notório que diante da criação de novas tecnologias e da iniludível maquinização do labor, que consiste na substituição de indivíduos por máquinas, a criação de inéditas formas de trabalho fomentam a diminuição do desemprego. Isso ocorre pois a demanda por serviços não acaba, mas se modifica. Na produção cinematográfica A Fantástica Fábrica de Chocolate[4], dirigida por Tim Burton, o pai de Charlie, personagem principal, é demitido após um aparelho ser instalado para realizar seu trabalho. Posteriormente, ele é contratado, pela mesma empresa, para efetuar a manutenção dessa máquina. Desse modo, cabe ressaltar que apesar de cargos sofrerem modificações, a criação de novas profissões é benéfica no que tange a novas oportunidades de trabalho para os indivíduos.

Entretanto, infere-se que os brasileiros não estão preparados para essa inaudita forma de labor. Tal situação ocorre devido à necessidade de se ter conhecimento acerca de tecnologia para preencher essas vagas. Outrossim, por serem profissões inéditas, os indivíduos ainda não tiveram a oportunidade de adquirir a erudição necessária que esses empregos requerem. Segundo o filósofo[5] suíço, Jean Jacques Rousseau, é necessário que o homem seja educado a partir do momento que ele nasce. Sendo assim, faz-se necessário, mediante a educação, adaptar as pessoas a esse novo setor trabalhista.[7]

Em suma,[8] com a finalidade de mitigar os problemas supracitados, o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, deve realizar um projeto nas escolas. Esse ocorrerá por meio de palestras, aulas práticas e expositivas, focadas em preparar os alunos, principalmente no que tange ao conhecimento tecnológico, para esse novo mercado de trabalho. Tal programa abarcará do ensino fundamental ao médio, e deverá ocorrer em períodos de aula, uma vez por semana. Dessa forma, os brasileiros poderão aproveitar as vantagens do crescimento dessas profissões futurísticas.[6]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Neste caso, não há crase!
  • [2] Não há necessidade de crase neste caso, atenção!

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [5] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [7] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto!! Continue a busca por novas informações e insira novos dados para enriquecer seu texto. Rumo à nota 1000!!! Uhuuuu!!

Nota: 920

Sua vez, hein? Escolha o seu pacote de correção da Imaginie e bora treinar para o tema “As profissões do futuro e seus desafios” também!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter