Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Descubra o que é a catacrese e veja exemplos de uso dessa figura de linguagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu falar em catacrese? Essa é uma figura de linguagem. 

E como você deve saber, as figuras de linguagem são um tema superrecorrente nas provas de acesso ao Ensino Superior, como o Enem e demais vestibulares

A catacrese costuma ser confundida com metáforas e personificações, mas possui características próprias que a diferem das demais. 

Então, para esclarecer de uma vez por todas, vamos neste post te contar tudo sobre a catacrese! Bora lá?

Banner de divulgação do Calendário dos Vestibulares 2021 gratuito. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/calendario-do-vestibular?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

O que é catacrese?

A catacrese é uma palavra que tem origem grega: Katahresis, o que quer dizer “emprego de palavras”. Essa é uma figura de linguagem que utiliza termos em seu sentido figurado em decorrência da falta de uma palavra que seja mais adequada. 

Isso significa que a catacrese consiste em nomear palavras e expressões sem definição própria dentro da língua portuguesa.

 

Não entendeu bem? Tudo bem! Explicamos melhor. 

A catacrese é bastante comum na linguagem oral e é utilizada como uma espécie de comparação, onde palavras, geralmente, utilizadas em outros sentidos são utilizadas em determinada oração para passar a ideia desejada. 

Sabe quando falamos: “Tomei um café muito quente e queimei o céu da boca.”? Pois é, isso é exatamente o uso da catacrese, por não possuirmos um termo de sentido amplo que defina essa partezinha de nossa boca, usamos essa comparação entre o céu e o “céu” de nossa boca.

Apesar de muito comum na linguagem oral, a catacrese também costuma aparecer em gêneros literários escritos e em letras de músicas. 

Uma curiosidade sobre a catacrese é que, segundo alguns estudiosos, ela é uma espécie de metáfora estereotipada e viciada, já que após o seu uso recorrente, ela é instituída à língua como “única” forma de dizer algo que não possui palavra ou expressão própria. 

É comum também que muitos estudantes confundam a catacrese com a personificação, já que em alguns casos, por meio da catacrese, atribui-se características humanas a seres inanimados. Mas não se engane, ein? Essas são figuras de linguagem completamente diferentes. 

Portanto, para não restar dúvidas, vamos, a seguir, te contar as principais diferenças entre a catacrese, a metáfora e a personificação. Acompanhe!

Qual a diferença entre catacrese, metáfora e personificação?

Conheça agora a diferença entre catacrese, metáfora e personificação e, assim, não confunda nunca mais essas figuras de linguagem em sua prova de literatura!

Leia mais: “9 dicas de como estudar literatura para desvendar essa matéria e gabaritar”

Banner de divulgação do Infográfico sobre o que cai em cada disciplina do Enem. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/infografico-o-que-cai-no-enem?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Diferença entre catacrese e metáfora

Enquanto a metáfora é uma comparação implícita e que produz um sentido figurado por vontade do falante ou do autor de um texto, a catacrese só acontece porque não há em nosso idioma outra maneira de transmitir uma mensagem.

A metáfora pode ser ou não de uso corrente, mas é uma opção do autor, a catacrese, por outro lado, refere-se a algo sem nome ou termo melhor para defini-lo e é usada pela grande maioria das pessoas. 

Veja, a seguir, alguns exemplos para entender melhor essas diferenças:

  • Você é luz, é raio, estrela e luar.

Neste exemplo, retirado de uma música do Wando, o cantor utiliza a metáfora para mostrar que a pessoa amada possui tanta luz quanto um raio, uma estrela e a própria lua. Porém, sabemos que é claramente uma comparação implícita.

  • Ela se sentou no braço do sofá.

Em contrapartida, neste exemplo não há outra palavra ou expressão para designar a parte lateral do sofá em que “ela” se sentou. 

Diferença entre catacrese e personificação

A personificação, também conhecida como prosopopeia, é a figura de linguagem que atribui características humanas a seres animais ou seres inanimados. 

Ainda que a catacrese também faça isso em alguma medida, seu uso não é opcional, como no caso da prosopopeia. 

Abaixo, vamos te mostrar exemplos das duas figuras para que você as compreenda melhor:

  • A mesa estava tão convidativa que parecia sorrir para os convidados

Neste caso, utilizamos a personificação, já que atribuímos à mesa algo comum dos seres humanos: o ato de sorrir.

  • O pé da mesa está torto.

Em oposição, neste caso, apesar de atribuir à mesa algo que é comum a seres humanos, o fato de ter pé, a expressão “pé da mesa” já é amplamente difundido e não há melhor maneira de expressarmos essa ideia.

Viu só como é fácil distinguir a catacrese da metáfora e personificação? 

Ótimo! Então, mais adiante vamos te mostrar alguns outros exemplos de uso da catacrese. Confira!

Exemplos de uso da catacrese

Veja alguns dos exemplos de uso da catacrese:

  • “batata da perna”; 
  • “coroa do abacaxi”; 
  • “maçã do rosto”;
  • “braço da poltrona”; 
  • “fio de azeite”;
  • “árvore genealógica”; 
  • “perna da mesa”;
  • “cabeça de alfinete”; 
  • “pé da montanha”;
  • “dente de alho”;
  • “a boca da garrafa”;
  • “a cabeça do prego”;
  • “sandália de bico fico”;
  • “pé da página”;
  • “coroa do abacaxi”;
  • “olho do furacão”.

Além dessas expressões, há várias outras em nosso idioma que são utilizadas a catacrese. Bom, esperamos que você tenha curtido conhecer melhor essa figura de linguagem. Inclusive, se você quiser conhecer mais uma figura e, assim, mandar bem em literatura no Enem e demais vestibulares, sugerimos a leitura do nosso post sobre ironia!

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre como ter uma rotina de estudos produtiva. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-como-ter-uma-rotina-de-estudos-produtiva?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter