Quer saber como escrever mais e melhor? Neste artigo, apresentamos ações e ferramentas que vão ajudar você a alcançar esse objetivo.
Conseguir escrever mais e com uma qualidade superior é uma meta de muita gente. Porém, para que isso seja possível, é necessário ter organização, disciplina e apostar em algumas ações que vão ajudar você a gerir melhor o tempo disponível para os estudos e estimular a sua criatividade.
A seguir, vamos falar sobre esses aspectos, mostrando o que você pode fazer para conseguir escrever bem e quais ferramentas podem ajudar a melhorar esse processo. Tem interesse em saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira agora mesmo!
Quais ações podem ajudar a escrever mais?
Há algumas medidas que são fundamentais nesse processo de escrita e que podem contribuir para que o seu tempo seja mais bem aproveitado. Veja quais são elas nos próximos tópicos.
Mudar hábitos prejudiciais
O primeiro passo é mudar aqueles hábitos que não contribuem para melhorar a sua organização. A procrastinação é, talvez, o maior deles. Não é fácil sair da zona de conforto e deixar de lado as coisas que gostamos. Porém, se você quer adotar uma nova rotina e se tornar mais eficiente, precisará dar esse passo.
Portanto, evite as situações que propiciam essa perda de produtividade. Isso inclui checar as redes sociais com frequência, não dar a devida atenção ao que deve ser concluído e fazer outras atividades, como navegar por sites que não têm relação com seus estudos. Conversar, tirar um cochilo e aproveitar a Netflix “só um pouquinho” também são hábitos que precisam ser mudados.
Isso não significa que é preciso abrir mão, definitivamente, de todas as coisas que fazem você feliz e ajudam a tornar a rotina mais leve. O ideal é estabelecer um horário para tudo e respeitá-lo. Assim, você evita cair na tentação de ceder às atividades que consomem seu tempo e atrapalham a sua produtividade.
Criar uma rotina de estudos
Por falar em estabelecer horários, é importante criar uma rotina de estudos consistente. Dessa forma, você consegue se organizar melhor e sabe que, naquele período, sua atenção deve estar voltada para determinadas questões.
Isso deixa até mais fácil mudar os hábitos que citamos anteriormente, uma vez que você terá uma jornada dedicada aos estudos, enquanto as outras atividades e o lazer poderão ser realizados nos outros horários.
Ter metas bem definidas
Definir metas também é muito importante para conseguir realizar o que você se propõe a fazer. É por meio delas que você determina cada ação, o que é necessário para fazê-las e qual tempo cada uma demanda. A vantagem disso é que, assim, fica mais fácil montar o seu cronograma.
Então, defina quais realizações você almeja, coloque tudo em um papel e monte o seu planejamento a partir disso. Entre as metas que podem ser determinadas, estão:
- escrever mais;
- memorizar um conteúdo;
- aprender aquele cálculo mais complicado.
Feito isso, é possível determinar um tempo específico dentro da sua jornada para cada assunto. Dessa forma, você evita uma rotina maçante, que foca em apenas um tema e que, consequentemente, fica mais propícia às distrações.
Organizar o ambiente de estudos
Dificilmente conseguimos nos concentrar em meio à desorganização. Portanto, também é necessário dedicar um tempinho para deixar tudo separado e classificado, e não estamos falando só da sua mesa.
Se você quer ter uma organização ainda mais adequada, dedique um tempo para separar todos os itens que você usa mais e deixe-os à mão. Isso vale para caderno, bloco de anotação, livro, lápis, marca-texto, entre outras coisas.
Com essa estratégia, você evita o problema de ter que interromper um raciocínio no meio e perder alguns minutos preciosos procurando o item — isso prejudica bastante a sua concentração e seu ritmo.
Evitar distrações eletrônicas
Já percebeu como perdemos bastante tempo no celular e em outros dispositivos? Às vezes, acessamos as redes sociais por “5 minutos” e, quando nos damos conta, já se passou meia hora.
Essa não é uma tarefa tão fácil de colocar em prática, mas é fundamental para que você consiga se concentrar e direcionar o foco para aquilo que é realmente importante, como aprender um conteúdo novo ou escrever mais.
Estimular a criatividade
Quando falamos de escrita, a criatividade exerce um papel fundamental. É por meio dela que você consegue expressar suas ideias e organizá-las em um conteúdo interessante e acertado.
Existem situações em que temos um bloqueio criativo, que prejudica o desenvolvimento do texto. Se acontecer de ficar olhando o papel ou a tela em branco sem sair do lugar, procure fazer outras atividades para se distrair, mas que, ao mesmo tempo, vão ajudar na sua missão. Entre elas, estão:
- ler;
- assistir a algum filme;
- ouvir música.
Existem ferramentas que podem ajudar a melhorar a gestão do tempo?
Agora, vamos criar outro tópico para apresentar brevemente algumas ferramentas que podem ajudar na sua gestão do tempo, como Toggl, Rescue Time, Timely etc. Acompanhe.
Toggl
O Toggl é uma ferramenta que ajuda você a monitorar o tempo gasto em cada atividade realizada. Ele oferece um contador, que se inicia quando você começa o trabalho. No final, ele mostra quanto tempo foi dedicado ao processo.
Assim, fica mais fácil ver se você está sendo eficiente, se o tempo foi bem aproveitado ou se alguma distração fez a sua produtividade despencar, por exemplo. Além disso, também fica bem mais simples monitorar a sua evolução ao longo dos dias.
Rescue Time
Como falamos ali, a procrastinação é um dos grandes males para a produtividade atualmente. Você sabe quanto tempo perde na internet ou com outras atividades na hora dos estudos?
Com o Rescue Time, fica mais fácil registrar as horas que você gasta nas suas tarefas. Diferentemente do Toggl, ele indica até os sites mais acessados e outras formas de gastar seu tempo.
Timely
O Timely, com uma proposta que vai além, permite definir quais serão os prazos para cada atividade. Isso significa que você pode planejar toda a sua semana com antecedência, além de determinar quais horários serão dedicados às tarefas. Com o passar dos dias, você consegue ajustar e saber quanto tempo gasta para finalizar cada projeto, o que permite criar uma rotina ainda mais acertada e eficiente.
Por que essa gestão do tempo é tão importante para os estudos?
Sem gerir o tempo adequadamente, a organização das atividades fica muito comprometida. Por outro lado, quando se planeja, fica mais fácil saber qual caminho seguir e qual parcela da jornada de estudos deve ser dedicada a cada tarefa.
Escrever mais é uma conquista que você pode alcançar com bastante treino, mas que também depende de uma boa gestão do tempo e de disciplina para manter os bons hábitos que vão ajudar a alcançar esse objetivo. Além do mais, é dessa forma que você sabe exatamente quanto gasta para produzir uma redação, por exemplo, e como isso pode impactar o seu tempo nas provas.
O que achou destas dicas e informações? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e deixe que o seu círculo de amizades também descubra o que pode ser feito para escrever mais!
Este post foi produzido pela Comunidade Rock Content.