Quanto mais a cultura do cancelamento cresce, mais condenações são feitas no tribunal da internet. Para discutir a questão, separamos o seguinte tema: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea.
Veja um exemplo de redação sobre o tema:
Exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre a cultura do cancelamento na sociedade contemporânea
O cancelamento surgiu como uma forma de romper com uma estrutura de poder para fazer uma denúncia justa por parte de grupos oprimidos e forçar ações políticas de marcas e figuras públicas. Entretanto, na sociedade contemporânea, esse movimento se tornou uma prática muito frequente, a qual provoca uma grande quantidade de vítimas dessa cultura do cancelamento. Nessa perspectiva, é válido ressaltar as causas e os efeitos dessa problemática. [1] [2]
Primeiramente, é fundamental a análise das causas dessa nova cultura. A princípio, percebe-se que alguns motivos do cancelamento podem ser o uso de uma expressão que reproduz preconceitos ou até mesmo o silêncio sobre um outro caso de injustiça. A partir disso, os usuários da internet se veem no lugar de julgar e cancelar tal pessoa, para que o ato incorreto seja justificado, pois esse poder está inserido nesse espaço virtual entre as pessoas. Esse ponto de vista é corroborado pelo filósofo Michel Foucault, o qual define a microfísica do poder: o poder está concentrado na rede que liga todos os indivíduos de um grupo por meio de saberes e discursos. [3] Ademais, ressalta-se que esse tipo de poder pode ser caracterizado como uma expressão de tirania de baixo para cima, pois, no meio digital, há uma necessidade de validação das virtudes pessoais e uma atitude que vá contra esses padrões é publicamente envergonhada. Assim, é preciso observar as razões de propagar essa cultura. [4]
Por conseguinte, o discurso de ódio na internet é intensificado e a reputação do cancelado também é afetada. A partir disso, muitas vezes [5] o cancelamento é feito sem que o cancelado possa se justificar e essas consequências podem atingir até o meio laboral do indivíduo, como o que aconteceu com a blogueira Gabriela Pugliesi, a qual fez uma festa durante a quarentena contra a COVID-19 e [7] por isso [8] foi cancelada nas redes sociais e perdeu alguns contratos de trabalho, totalizando 2 milhões de reais. [6] No entanto, essa constante tentativa de validação do caráter das pessoas não surte o efeito devidamente, já que [9] na internet [10] as coisas são voláteis e há sempre o surgimento de uma nova personalidade para cancelar, mas os cancelados podem permanecer com os efeitos em suas vidas. Com isso, observa-se [11] os efeitos dessa problemática no mundo virtual e real. [12]
Portanto, é necessário [13] a reflexão acerca dessa prática contemporânea e a sua mitigação. Logo, o Poder Público – responsável por garantir a prática da cidadania nacional -, junto à mídia, deve incentivar que as pessoas ponderem as suas atitudes de cancelamento e pratiquem o diálogo entre elas, por meio de propagandas nas televisões e, principalmente, nas redes sociais, a fim de que essa cultura não seja mais intensificada, o objeto inicial desse movimentado seja retornado e mais brasileiros possam aprender com os seus erros. [14] [15]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para a construção da sua nota no Enem.
- [5] Insira uma vírgula.
- [7] Acrescente uma vírgula aqui.
- [8] Insira uma vírgula.
- [9] Acrescente uma vírgula aqui.
- [10] Insira uma vírgula.
- [11] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
- [13] Não se esqueça de concordar o gênero! Esta palavra deve estar no feminino.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [4] Ótimo argumento, muito bem!
- [6] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais interessante e retirou um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
- [12] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [15] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [14] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Parabéns! Falta pouco para os 1000. Observe os erros para não cometê-los em textos futuros.
Nota: 960
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