Estima-se que havia entre 1100 e 1500 línguas faladas no Brasil, das quais apenas 190 sobreviveram ao século XXI. Contudo, em 2016, 12 dessas línguas já estavam extintas.
Em alguns casos, o idioma é falado por menos de 100 indivíduos ou resiste apenas na memória de um grupo de dois ou cinco membros. Na maioria das vezes, esses pequenos grupos são compostos de anciões ou de ouvintes que não conseguem ou não querem disseminar o conhecimento.
Apenas em 1988, com a promulgação de uma nova constituição brasileira, é que houve maior empenho de proteger e valorizar as línguas nativas.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A extinção de línguas indígenas no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: A extinção de línguas indígenas no Brasil
Na obra “A Cidade do Sol”, do escritor italiano Tommaso Campanella, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que as línguas indígenas no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de Campanella. Diante disso, é válido analisar tanto a carência de administrações voltadas para a preservação cultural quanto a escassez de administrações ao conhecimento primitivo como fatores desse contexto, a fim de revertê-los. [1] [8]
Nessa perspectiva [2], cabe pontuar a falta de políticas de tombamentos que asseguram a língua indígena como patrimônio cultural. Nesse sentido, de acordo com Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar da população, ou seja, conforto, segurança e tranquilidade. Entretanto, tal direito não é verificado no país devido à baixa ação das autoridades, no que concerne à criação de mecanismos que protejam a língua dos nativos da extinção. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. [3]
Ademais [4], é imperativo ressaltar que nas instituições públicas de educação, por parte dos professores, ocorre pouco ensino no que tange à cultura aborígine. À vista disso, segundo o jornalista irlandês Bernard Shaw, o progresso é impossível sem mudança. Não há como negar, portanto, que para gerar modificações nesse quadro deletério [5] é preciso que os profissionais da educação resgatem a identidade cultural dos nativos. Dessa forma, assegurarão o conhecimento aboriginário, que por conseguinte, não será esquecido. [6]
Urgem, pois [7], intervenções pontuais para sanar essa problemática. Logo, cabe ao governo, entidade máxima do poder, promover planos federais que protejam e disseminam o ideal indígena. Tal ação deve ser executada por meio do Superministério Da Cidadania, órgão responsável por programas culturais, fazer o tombamento da fala dos índios, com a finalidade de proteger essa herança cultural brasileira. Com tais medidas, espera-se que a utopia do literato seja assimilada. [9]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [5] Acrescente uma vírgula aqui.
- [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Ótimo argumento, muito bem!
- [6] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [4] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [9] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Olá, o seu texto está bom: o tema foi bem abordado e há uma excelente seleção de argumentos. Além disso, há uma excelente seleção de elementos coesivos entre períodos e parágrafos. Por fim, a proposta de intervenção está boa, mas falta definir melhor o modo/meio. Bons estudos e até a próxima!
Nota: 1000
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