Ir para o conteúdo
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Exemplos de redação
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
Menu
  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Exemplos de redação
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Exemplos de redação
  • Profissões
Menu
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Exemplos de redação
  • Profissões
  • Conteúdos Imaginie

Desafio #vem1000: A extinção de línguas indígenas no Brasil [Redação pronta]

  • Sabrina Andrade
  • 18/05/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Estima-se que havia entre 1100 e 1500 línguas faladas no Brasil, das quais apenas 190 sobreviveram ao século XXI. Contudo, em 2016, 12 dessas línguas já estavam extintas.

Em alguns casos, o idioma é falado por menos de 100 indivíduos ou resiste apenas na memória de um grupo de dois ou cinco membros. Na maioria das vezes, esses pequenos grupos são compostos de anciões ou de ouvintes que não conseguem ou não querem disseminar o conhecimento.

Apenas em 1988, com a promulgação de uma nova constituição brasileira, é que houve maior empenho de proteger e valorizar as línguas nativas. 

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A extinção de línguas indígenas no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: A extinção de línguas indígenas no Brasil

Na obra “A Cidade do Sol”, do escritor italiano Tommaso Campanella, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e de problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que as línguas indígenas no Brasil apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de Campanella. Diante disso, é válido analisar tanto a carência de administrações voltadas para a preservação cultural quanto a escassez de administrações ao conhecimento primitivo como fatores desse contexto, a fim de revertê-los. [1] [8] 

Nessa perspectiva [2], cabe pontuar a falta de políticas de tombamentos que asseguram a língua indígena como patrimônio cultural. Nesse sentido, de acordo com Hobbes, o Estado deve garantir o bem-estar da população, ou seja, conforto, segurança e tranquilidade. Entretanto, tal direito não é verificado no país devido à baixa ação das autoridades, no que concerne à criação de mecanismos que protejam a língua dos nativos da extinção. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. [3]

Ademais [4], é imperativo ressaltar que nas instituições públicas de educação, por parte dos professores, ocorre pouco ensino no que tange à cultura aborígine. À vista disso, segundo o jornalista irlandês Bernard Shaw, o progresso é impossível sem mudança. Não há como negar, portanto, que para gerar modificações nesse quadro deletério [5] é preciso que os profissionais da educação resgatem a identidade cultural dos nativos. Dessa forma, assegurarão o conhecimento aboriginário, que por conseguinte, não será esquecido. [6]

Urgem, pois [7], intervenções pontuais para sanar essa problemática. Logo, cabe ao governo, entidade máxima do poder, promover planos federais que protejam e disseminam o ideal indígena. Tal ação deve ser executada por meio do Superministério Da Cidadania, órgão responsável por programas culturais, fazer o tombamento da fala dos índios, com a finalidade de proteger essa herança cultural brasileira. Com tais medidas, espera-se que a utopia do literato seja assimilada. [9]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Acrescente uma vírgula aqui.
  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Ótimo argumento, muito bem!
  • [6] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [4] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [9] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá, o seu texto está bom: o tema foi bem abordado e há uma excelente seleção de argumentos. Além disso, há uma excelente seleção de elementos coesivos entre períodos e parágrafos. Por fim, a proposta de intervenção está boa, mas falta definir melhor o modo/meio. Bons estudos e até a próxima!

Nota: 1000

Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “A extinção de línguas indígenas no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!
UTILIZE O CUPOM BLOG35 E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS PARA ALUNOS!

Autor

  • Sabrina Andrade
    Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

COMEÇE A TRANSFORMAR SUAS REDAÇÕES HOJE!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »
Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.
Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

pessoa escrevendo em uma folha, tema enem 2024

Tema Enem 2024: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil [Redação pronta]

mulheres fazendo prova em sala de aula, enem 2024

Guia Enem 2025: saiba tudo sobre a prova!

pessoa fazendo prova, concurso público

Concurso público de nível superior: como funciona e dicas para se preparar

mulher enfermeira trabalhando, enfermagem

Maio é o mês da enfermagem: veja o motivo e a importância da celebração

pessoas fazendo prova, enem 2025

Enem 2025 abre inscrições; saiba como participar da prova

‘Junto com’ ou ‘junto a’? Entenda a diferença!

bandeiras índia paquistão

Entenda o conflito entre Índia e Paquistão e saiba como abordá-lo na redação

mulher assistindo videoaula, ead brasil

Novos formatos, cursos vetados e mais: Entenda as mudanças na Educação a Distância (EAD)

imagem aérea da ufmg, vestibular seriado ufmg

Guia completo do Vestibular Seriado da UFMG: como funciona, datas, obras obrigatórias e mais!

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas
Conheça nossos pacotes

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Materiais Gratuitos
  • Podcast

Categorias

  • Dicas de Redação
  • Dicas de Português
  • Exemplos de Redação
  • Notícias

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Twitter
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.
COMPRE PELO WHATSAPP