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O tema de hoje é: “A importância da educação prisional no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: A importância da educação prisional no Brasil
Segundo [13] a Carta Magna de 1988 [1], está previsto o direito à educação. Contudo, a exiguidade de oportunidades de acesso ao conhecimento no sistema prisional brasileiro é uma adversidade grave. Nesse sentido [2], a omissão estatal e a desinformação da população figuram como causas pertinentes. [3]
Nesse panorama, o descanso do poder público é um indubitável promotor da escassez de atenção à importância da educação prisional no Brasil. Sob esse viés de acordo com o contratualista Thomas Hobbes [4], os indivíduos aceitam sair de seu estado de natureza para viverem em melhores condições, assinando o Contrato social. Porém, tal acordo é violado quando o meio regulador não garante uma reinserção de ex-criminosos no tecido social, porque o desleixo estimula o retorno às práticas ilícitas. Assim, a incidência de casos hediondos, como assasinatos [5], aumenta. Nessa conjuntura, o Estado é criminoso nessa situação, visto que não exerce a sua função social. [11]
Ademais [6], a falta de conhecimento é uma notória estimuladora do inadequado processo de preparo do infrator para o retorno à comunidade. Sob esse prisma, a Lei Áurea, promulgada em 1988 [7], aboliu a escravatura, mas não ofereceu um plano de instrução para os oprimidos, marginalizando-os. Nessa perspectiva, em consonância com a realidade hodierna, os cidadãos acabam excluindo os marginalizados, pois optam por conceitos retrógrados, como o de que a pessoa que está cometendo delitos, [8] faz por ganância pessoal. Dessa forma, a desigualdade social é aprofundada, porquanto, sem uma formação profissional, o antigo encarcerado encara sérias dificuldades para conseguir um emprego.
Portanto [9], para que haja uma aplicabilidade das ideias de Hobbes, os congressistas devem aumentar o repasse de verbas para instrução prisional, como cursos técnicos, por meio da sanção do presidente, com o fito de se ter um país melhor e, por conseguinte, próspero. Somado a isso, a fim de que ocorra uma maior circulação da imprescindibilidade de uma reflexão no modo como se é reinserido na coletividade, o Ministério da Educação deve estimular que os professores criem aulas lúdicas sobre o assunto, como vídeos animados, por intermédio do contato [12]. Com isso, a questão das prisões será atenuada. [10]
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Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [5] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
- [8] Retire a vírgula.
- [13] Substitua esta palavra. Para adequar a estrutura sintática deste período, é preciso substituir “Segundo a” por “Na Carta Magna […]” ou escrever “Segundo a Carta Magna de 1988, o direito à educação deve ser garantido a todos”, por exemplo.
Competência II: compreender a proposta
- [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [11] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [1] Ótimo argumento, muito bem!
- [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [7] Parabéns! Estes argumentos históricos deram relevância a seu argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2, 6 e 9] Parabéns! A adequação no uso dos conectivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
- [12] Este período está confuso. Reformule-o.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Nota
960
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