Desafios da modalidade de ensino EJA: educação de jovens e adultos: esse foi o segundo tema do eixo temático família do #DesafioVem1000.
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Confira a redação comentada que separamos para você e se inspire para escrever o seu próprio texto!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios da modalidade de ensino EJA: educação de jovens e adultos
A Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos o bem-estar físico, mental e social. Contudo, essa não é uma realidade brasileira, visto que o índice de pessoas que não concluíram o ensino básico, devido aos problemas socioeconômicos, é alarmante. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: a falta de incentivo nos estudos desde a infância e a eficiência dos profissionais ao lidar com adultos de baixa escolaridade. Dessa forma, medidas cujo objetivo sejam aprimorar o aprendizado a jovens e adultos devem ser tomadas.[1][2]
Em uma primeira análise, deve-se relembrar o conceito de Rousseau que, em sua teoria, a partir do nascimento um indivíduo deve adquirir educação. Porém, diversos são os casos em que uma pessoa é obrigada a deixar a educação de lado, devido tanto a problemas financeiros familiares quanto a falta de um incentivo social. O Censo Demográfico de 2010 contabilizou 13,9 milhões de jovens e adultos com idade superior a 15 anos que não sabem ler e escrever. Como forma de reduzir essa taxa, o EJA[3] garante os direitos educativos à sociedade, entretanto, um jovem que cresceu sem o devido apoio nos estudos dificilmente irá iniciar, ou até mesmo concluir, essa modalidade. A falta de perspectiva em relação a aprendizagem é algo que deve ser combatido.[4][5]
Concomitantemente, soma-se ao supracitado que a oferta pública de EJA quase sempre conta com licenciaturas que não estão preparadas em atuar com adultos. Aulas aceleradas voltadas à reposição dos mesmos assuntos escolares infantojuvenis contribuem para a redução de matrículas nessa modalidade de ensino. De acordo com uma reportagem da Gestão Escolar, em 2004 havia cerca de 5 milhões de matrículas enquanto que, em 2013, esse número reduziu para 3 milhões.[6] Há uma grande diversidade de raça, gênero e geração dos educandos da EJA, portanto, para que mais pessoas participem efetivamente do programa é necessário que se tenha mais reconhecimento e acolhimento desses alunos.[7]
Perante o exposto, é necessário medidas intervencionistas governamentais. Urge que o Ministério da Educação torne obrigatório uma maior preparação dos professores, através de cursos especializantes e gratuitos, para que eles saibam lidar com alunos adultos, de forma que adequem suas aulas e tenham capacidade de dar o apoio necessário para que não haja desistência do curso. Além do mais, deve ser ofertada palestras aos sábados à tarde, com o intuito de motivar os alunos e demonstrar a importância de concluir o ensino básico e superior, para que, assim, aumente a garantia de que o conceito de que a educação é primordial para o desenvolvimento humano seja repassado para os familiares.[8][9]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [3] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!
- [2] Você demonstra ter compreendido a proposta de redação ao apresentar o recorte temático na introdução.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [6] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
- [7] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [9] Parabéns! A adequação no uso dos conectivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Você elabora solução para os problemas apresentados na argumentação e demonstra que compreende quais são os elementos necessários para elaborar uma proposta de intervenção completa. Parabéns!
Comentário final
Parabéns, sua redação está muito bem clara, organizada, fundamentada, coesa e coerente, praticamente sem erros, continue assim.
Nota: 960
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