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Desafio #Vem1000: Desafios para a educação da população indígena no Brasil [Redação pronta]

  • Letícia Bessa
  • 08/19/2021
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A Constituição de 1988 reconhece os direitos culturais dos povos indígenas, o que favorece o direito à diferença e à manutenção dela. Não obstante, ainda existem muitos desafios para uma educação indígena no Brasil.

Sabendo disso, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a educação da população indígena no Brasil.

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a educação da população indígena no Brasil

Na década de 30, no século anterior, o antropólogo belga Levi-Strauss visitou o Brasil em busca de aldeias indígenas e contribuiu fortemente com o conhecimento sobre a concepção da identidade destes povos, que se difere radicalmente das sociedades tradicionais ocidentais, o que justifica as necessidades especiais no relacionamento do Governo do Brasil com os nativo-brasileiros. [2] [3] Após longos conflitos, somente na Constituição de 1988, assegurou-se plenos direitos para essa população, como um sistema de educação adaptado. Entretanto, o país não conseguiu atender a demanda indígena de maneira satisfatória, especialmente pela dificuldade de formação do corpo educacional, condições de acesso e até mesmo o desconhecimento das particularidades de cada povo. [1]

Primeiramente, para transmissão do conhecimento, é necessário de professores capacitados, isto é, que saibam a língua nativa e cultura local. Com escassos investimentos na formação de discentes, não há profissionais para cumprir este papel. O governo, então, passou a oferecer vagas em universidades públicas, para formação de índios em diversas áreas e que possam ensinar seus conterrâneos, mas poucos têm essa oportunidade. A dificuldade com a língua portuguesa, recursos financeiros e uma educação formal anterior apropriada, acabam por minar com o meta de criação de comunidades auto-suficientes, com médicos, dentistas, advogados e professores que trabalhem em suas tribos de origem.

Além disso, os povoados, de maneira geral, se localizam em áreas remotas, com dificuldade de acesso, e nem todos seus cidadãos ali residem mais, já que a pressão de socialização é enorme [4], em especial pelo fato de suas terras serem visadas pelo agronegócio, fato que ocasiona uma expulsão e, por conseguinte, um êxodo de parte deles para as cidades, e escolas urbanas, as quais não tem ferramentas para adaptação de crianças indígenas na comunidade. [6] Cerceados pela violência crescente e sem recursos, são desencorajados a receber educação dentro de suas terras. [5]

Assim, diante da crítica situação, a intervenção social é urgente, para que o patrimônio cultural, exaltado por antropólogos do mundo inteiro, como Levi-Strauss, não seja dizimado. Assim como o programa Luz Para Todos universalizou o acesso a luz no território brasileiro, fazer o mesmo com o acesso à internet pode provocar uma revolução no ensino em territórios indigenas. Com um investimento inicial bancado por subsídios do governo e alfabetização miníma, é possível digitalizar o conhecimento. Por exemplo, o Ministério da Educação poderia ampliar a oferta de vagas em ensino a distância para formar professores ou mesmo a criação de uma plataformas de ensino virtual voltadas a este público. Garantir a educação de nosso povo nativo é mais que uma questão de direito e justiça. É oferecer direito a preservação de suas memórias, identidades e indução do pensamento crítico. [7] [8]

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Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Você demonstrou uma boa compreensão da proposta e atendeu à delimitação do tema.
  • [5] Parabéns pela utilização da citação!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Argumentos históricos são boa estratégia para embasar sua opinião. Você aplica conceitos de outras áreas de conhecimento. Parabéns!
  • [4] Não se esqueça de citar a fonte desse dado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Períodos muito longos comprometem a fluidez textual.
  • [6] Cuidado com a estrutura deste período. Por ele estar muito longo, as ideias ficam sobrepostas e comprometem a coesão do texto.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentários

Texto coerente e bem articulado, escrito em boa linguagem. Parabéns!

Nota: 960.

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
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