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#DesafioVem1000: Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior [Redação pronta]

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Com o aumento da expectativa de vida, falar sobre a inclusão do idoso passa a ser algo mais que fundamental. Por isso, no Desafio #vem1000 dessa semana separamos uma redação comentada sobre o tema “Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior”. Bora conferir?

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior

O filme “Um senhor estagiário” narra a história de Ben Whittaker, um aposentado de 70 anos que se torna estagiário sênior em um site de moda em ascensão e logo enfrenta problemas com as novas tecnologias e é subestimado por seus colegas de trabalho. Fora das telas, no Brasil, um número cada vez maior de idosos tem ingressado em Instituições de Ensino Superior (IES). No entanto, esse grupo enfrenta constantemente diversos entraves para ter acesso e dar continuidade aos seus estudos, isso ocorre devido à insuficiência de políticas públicas, além do preconceito constante por parte da sociedade.[1][2]

Primeiramente, vale ressaltar a existência da lei 13.535/2017, que exige que as IES ofertem cursos e programas de extensão aos idosos.[4] Todavia, tal medida não se mostra suficiente para garantir o pleno ingresso dos idosos no ensino superior, uma vez que os candidatos de idade avançada e que, em sua maioria, concluíram seu ensino médio há anos, concorrem às vagas juntamente aos jovens recém-formados e, portanto, mais preparados para os vestibulares.[5] Segundo os dados do INEP,[3] no ano de 2012 apenas 0,21% dos ingressantes eram idosos e parte desses evadiram de seus cursos, comprovando a urgência de novas intervenções governamentais.[6][7]

Outrossim, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estime altos índices de idosos potencialmente ativos nos próximos cinquenta anos, existem, ainda na atualidade[8] estereótipos errôneos quanto à pessoa idosa.[9] Segundo a Folha de São Paulo, 31% das pessoas acima dos 60 anos afirmam ter sido discriminados por sua idade.[10] A imagem de um ancião cansado, fraco e indefeso contribui para a formação de preconceitos no ambiente acadêmico, sobretudo por parte dos discentes jovens, que duvidam da capacidade de seus colegas de idade avançada, tal qual aconteceu a Bem Whittaker.[11][12]

Portanto, o acesso de idosos ao ensino superior configura-se como um desafio para a sociedade e seus governantes. Logo, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), democratizar o ingresso nas IES por parte da população envelhecida. Para isso, deverão ser criadas ações afirmativas específicas para cidadãos de idade avançada nos programas do Governo Federal, ao passo que também serão realizadas campanhas de conscientização da população acadêmica sobre a quebra da estigmatização dos idosos. Dessa forma, garante-se um país mais humanizado e igualitário.[13]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
  • [8] Insira uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [4] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isso em todos os parágrafos.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [6] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [9] Ótimo argumento, muito bem!
  • [10] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
  • [11] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [12] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [13] Excelente! Você resolveu problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Parabéns, excelente argumentação e reflexão. Bons estudos!

Nota: 960

Agora nós também queremos ler um texto seu sobre o tema “Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior”. Escolha o seu plano de correção de redação da Imaginie e comece a praticar para garantir a nota 1000. 😉

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