🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Economia colaborativa: tendência do século XXI? [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O segundo tema do #DesafioVem1000 sobre economia é: “Economia colaborativa: tendência do século XXI?”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Chegou nosso primeiro desafio #Vem1000 sobre a temática ECONOMIA?. E o primeiro tema é: A importância da educação financeira na vida do cidadão.? ⠀ Não tá fácil pra ninguém, boleto todo mês para pagar, faturas, cartão de crédito… Como lidar com todas essas contas? ? ⠀ O brasileiro tem sofrido com essa má manutenção do dinheiro, chegando a casos mais complicados como sujar o nome. ⠀ As dívidas são comuns entre pessoas mais velhas, mas a falta de um ensino sobre economia no ciclo básico, ou o mínimo de educação financeira, tem resultado em um aumento de jovens acumulando dívidas.? ⠀ E o que você tem a dizer sobre esse assunto? Conta pra gente nos comentários!? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #economia

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Confira, agora, o exemplo de redação comentada sobre o tema que separamos para você!

Exemplo de redação sobre o tema: Economia colaborativa: tendência do século XXI?

A Terceira Revolução Industrial, iniciada no século XX, foi responsável por fomentar o consumismo em todo o mundo, tendo em vista as inovações tecnológicas e no modo de produção. Contemporaneamente, no Brasil, o aumento da popularidade da economia colaborativa vai de encontro à ideia difundida no século passado, o que torna possível um consumo mais consciente. Dessa maneira, cabe discutir acerca dos benefícios desse recurso moderno.[1]

Diante desse cenário, o consumo colaborativo está diretamente relacionado à sustentabilidade. Isso porque, segundo o filósofo alemão Karl Marx, numa sociedade capitalista os indivíduos são criados para consumir de maneira descomedida. Todavia, a inserção do compartilhamento de bens e serviços no cotidiano dos brasileiros se mostra contrária à ideia do autor. Isso se deve os[9] benefícios desse recurso, que podem ser observados na diminuição do lixo tecnológico, na menor poluição atmosférica e no lucro evidente. Tal conjuntura é cada vez mais frequente no país e pode ser constatada por meio da popularidade dos aplicativos de aluguel e venda de eletrônicos, das viagens compartilhadas em serviços de carros particulares e dos brechós online – que proporcionam um ambiente mais confortável e lucrativo aos vendedores.[4] Dessa maneira, é evidente a necessidade de políticas de incentivo ao consumo colaborativo.[7]

Outrossim, de acordo com o filósofo Jürgen Habermas, em seu livro “A Inclusão do Outro”, incluir e amparar a todos os indivíduos deve ser compreendido como uma necessidade ética, uma prerrogativa para o bom convívio social.[3] Indubitavelmente, a economia colaborativa, no Brasil contemporâneo, apresenta-se como um mecanismo de inclusão, em consonância ao escritor. Essa realidade é possível devido à facilidade e barateamento do acesso a certos recursos, o que diminui o inchaço da máquina pública e cria melhores opções para os clientes. Tal cenário pode ser exemplificado pelas viagens de carro compartilhadas em aplicativos – que por vezes são mais baratas e confortáveis -, que se tornam uma alternativa ao transporte público. Dessa forma, é imprescindível o investimento nesse artifício.[2][5][8]

Urge, portanto, que medidas sejam implementadas a fim de fomentar a economia colaborativa. Nesse sentido, o Estado deve criar uma campanha informativa acerca desse recurso, especificando os benefícios e demonstrando as maneiras de incluí-lo no cotidiano da sociedade. Essa divulgação deve ocorrer nos sites governamentais e na televisão aberta, em horário nobre, como forma de educação financeira da população. Além disso, o Poder Legislativo deve criar uma lei que estimule o consumo colaborativo no setor produtivo por meio da promoção de isenções fiscais às empresas que utilizem desse mecanismo. Com isso, será possível incluir e amparar a todos, como proposto por Habermas.[6]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [7] Caro (a) aluno (a), excelente domínio da norma culta! Você demonstrou ter conhecimento das regras gramaticais e usou um vocabulário formal e adequado, parabéns!

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
  • [5] Contextualizou o assunto de forma clara e objetiva.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
  • [3] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [4] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Imprimir ao texto uma articulação refinada é fundamental para que o leitor tenha clareza quanto a sua ideia. Neste texto, você alcançou esse patamar. Parabéns!
  • [9] Utilizar uma tabela de conectivos durante a elaboração da redação por ajudá-lo a aumentar seu repertório.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto! Mas ainda é possível melhorá-lo. Continue lendo e praticando bastante. Bons estudos!

Nota: 960

Pronto para escrever a sua redação sobre “Economia colaborativa: tendência do século XXI?”? Escolha o seu pacote da Imaginie e vem treinar com a gente!

folha de redação guiada com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner&utm_campaign=folha-de-reda%C3%A7%C3%A3o-guiada

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 − 3 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter