#DesafioVem1000: Evasão escolar e a realidade brasileira [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Hoje trouxemos um exemplo de redação comentada sobre “Evasão escolar e a realidade brasileira”, que foi o terceiro tema sobre saúde do #DesafioVem1000

 

Ver essa foto no Instagram

 

Hoje tem mais um desafio #Vem10000.🎉 Preparado para exercitar sua redação mais uma vez? ⠀ O tema de hoje é: Evasão escolar e a realidade brasileira.👩🏻🏫 ⠀ No Brasil, a educação tem uma certa defasagem de alunos, principalmente na rede pública. Estudos feitos com dados do IBGE e do MEC indicam que grupos de maior risco são jovens de baixa renda, em sua maioria negros, que trocam os estudos por um trabalho precário ou que ficam grávidas na adolescência. ⠀ Com base no mesmo estudo de 2014, a porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa foi de 19%, um número muito pequeno. O Censo Escolar de 2015 revela que há 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola.📖 ⠀ Apesar desses fatores externos à escola, o desinteresse dos alunos por conta da falta de preparo escolar e auxílio do governo também é um dos motivos para evasão. Por exemplo, a repetência e o desinteresse dos jovens pelo estudo podem ser motivadas pela baixa qualidade de ensino. ⠀ E você, o que acha sobre esse assunto? Conta pra gente nos comentários!👇🏻 ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temaderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Confira a redação abaixo e se inspire para escrever o seu próprio texto!

Exemplo de redação sobre o tema: Evasão escolar e a realidade brasileira

A contemporaneidade, marcada pelos avanços sociais e tecnológicos, permitiu o desenvolvimento humano com a inserção da educação para todos no Brasil. Ainda assim, a manutenção de obstáculos nos âmbitos socioeconômico, geográfico, cultural e pedagógico para a formação científica sustenta o crônico problema de evasão das escolas.

 Em primeira análise, é importante salientar os reflexos da evasão escolar na intensificação das disparidades sociais e de renda. A esse respeito, relaciona-se o abandono da escola por diversos fatores como, por exemplo,[1] o intuito de realizar trabalhos para complementar a renda familiar, o desinteresse de muitos jovens, a dificuldade de aprendizado conjugado com um ensino precário, as longas distâncias e o transporte deficitário, além da proibição e displicência dos pais e do Governo no quesito de estimular os jovens. Como consequência, o desenvolvimento torna-se comprometido e aumentam-se as incertezas relacionadas à[2] futura inserção no mercado de trabalho, suscetíveis a uma grande instabilidade de  remuneração. Em muitos casos, a evasão escolar relaciona-se à[3] entrada para a criminalidade e à[4] promoção da violência no meio social.

Na esteira do processo de evasão escolar, alude-se à[5] atuação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que por meio da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional oferece o aparato para as escolas lidarem com os desvios. No entanto, os centros educacionais transferem a inerente responsabilidade para o Conselho Tutelar, direcionando números e dados dos alunos, isentando-se da obrigação, pela lei, de buscar combater e prevenir o problema com mecanismos efetivos e eficazes. Segundo dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano.

Torna-se evidente, portanto, os reflexos negativos da evasão escolar para a sociedade. Nesse sentido, é essencial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre o Poder Público, escolas e família. É fundamental que as escolas tracem planos de combate e prevenção da evasão, por meio da atuação direta dos professores no ambiente familiar, buscando entender e diagnosticar as realidades específicas de cada aluno. Para isso, é primordial o suporte da Assistência Social, do Conselho Tutelar e dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Transporte, conjugando recursos para romper os possíveis obstáculos socioeconômicos, no ensino, na saúde e nos deslocamentos. Ademais, o governo[6] deve estimular os jovens a frequentar a escola por meio de projetos e políticas públicas que envolvam atividades e documentários, mostrando os benefícios da formação escolar. A articulação dessa pluralidade é ideal para erradicar a evasão escolar e semear o desenvolvimento intelectual.[7][8][9][10]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Se você reparar bem, não há motivo para escrever “como” e “por exemplo” um ao lado do outro; pois os dois têm o mesmo sentido. Escolha apenas um destes dois.
  • [2] Bom emprego do acento indicativo da crase.
  • [3] Aqui, novamente, houve bom emprego deste acento.
  • [4] Elogiar nunca é demais: mais uma vez, o emprego do acento indicativo da crase está adequado.
  • [5] Ver comentários 2, 3 e 4.
  • [6] Neste caso, “governo” deve ser introduzido por letra maiúscula; pois trata-se do nome próprio de uma instituição: o Governo Federal.

Competência II: compreender a proposta

  • [10] Você compreendeu a proposta: se posicionou sobre o assunto, não fugiu ao tema e apresentou proposta de intervenção.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [9] Observa-se que você não apresenta problemas em selecionar argumentos e, em seguida, os articular dentro do texto. Muito bom!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Você conseguiu descrever muito bem seu pensamento sobre o assunto. Isto é um ponto muito positivo, pois só foi capaz de o fazer porque conhece os mecanismos linguísticos necessários.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Sua proposta é clara e objetiva, como uma boa proposta de intervenção deve ser! Parabéns! (=

Comentário final

De modo geral, você escreve muito bem! Estude com calma e com carinho os comentários que fiz e certamente seu próximo texto será muito melhor!(=

Nota: 960

Esperamos que essa redação tenha te inspirado para escrever o seu próprio texto sobre “Evasão escolar e a realidade brasileira” rumo à nota 1000! Escolha o seu pacote de correção e vem praticar com a gente!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter