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#DesafioVem1000: Evasão escolar e a realidade brasileira [Redação pronta]

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Hoje trouxemos um exemplo de redação comentada sobre “Evasão escolar e a realidade brasileira”, que foi o terceiro tema sobre saúde do #DesafioVem1000

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Hoje tem mais um desafio #Vem10000.? Preparado para exercitar sua redação mais uma vez? ⠀ O tema de hoje é: Evasão escolar e a realidade brasileira.??? ⠀ No Brasil, a educação tem uma certa defasagem de alunos, principalmente na rede pública. Estudos feitos com dados do IBGE e do MEC indicam que grupos de maior risco são jovens de baixa renda, em sua maioria negros, que trocam os estudos por um trabalho precário ou que ficam grávidas na adolescência. ⠀ Com base no mesmo estudo de 2014, a porcentagem de jovens que concluem o ensino médio na idade certa foi de 19%, um número muito pequeno. O Censo Escolar de 2015 revela que há 1,6 milhão de jovens de 15 a 17 anos fora da escola.? ⠀ Apesar desses fatores externos à escola, o desinteresse dos alunos por conta da falta de preparo escolar e auxílio do governo também é um dos motivos para evasão. Por exemplo, a repetência e o desinteresse dos jovens pelo estudo podem ser motivadas pela baixa qualidade de ensino. ⠀ E você, o que acha sobre esse assunto? Conta pra gente nos comentários!?? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temaderedação

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Confira a redação abaixo e se inspire para escrever o seu próprio texto!

Exemplo de redação sobre o tema: Evasão escolar e a realidade brasileira

A contemporaneidade, marcada pelos avanços sociais e tecnológicos, permitiu o desenvolvimento humano com a inserção da educação para todos no Brasil. Ainda assim, a manutenção de obstáculos nos âmbitos socioeconômico, geográfico, cultural e pedagógico para a formação científica sustenta o crônico problema de evasão das escolas.

 Em primeira análise, é importante salientar os reflexos da evasão escolar na intensificação das disparidades sociais e de renda. A esse respeito, relaciona-se o abandono da escola por diversos fatores como, por exemplo,[1] o intuito de realizar trabalhos para complementar a renda familiar, o desinteresse de muitos jovens, a dificuldade de aprendizado conjugado com um ensino precário, as longas distâncias e o transporte deficitário, além da proibição e displicência dos pais e do Governo no quesito de estimular os jovens. Como consequência, o desenvolvimento torna-se comprometido e aumentam-se as incertezas relacionadas à[2] futura inserção no mercado de trabalho, suscetíveis a uma grande instabilidade de  remuneração. Em muitos casos, a evasão escolar relaciona-se à[3] entrada para a criminalidade e à[4] promoção da violência no meio social.

Na esteira do processo de evasão escolar, alude-se à[5] atuação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que por meio da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional oferece o aparato para as escolas lidarem com os desvios. No entanto, os centros educacionais transferem a inerente responsabilidade para o Conselho Tutelar, direcionando números e dados dos alunos, isentando-se da obrigação, pela lei, de buscar combater e prevenir o problema com mecanismos efetivos e eficazes. Segundo dados do Ministério da Educação, a evasão escolar atinge cerca de 3,2 milhões de jovens por ano.

Torna-se evidente, portanto, os reflexos negativos da evasão escolar para a sociedade. Nesse sentido, é essencial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre o Poder Público, escolas e família. É fundamental que as escolas tracem planos de combate e prevenção da evasão, por meio da atuação direta dos professores no ambiente familiar, buscando entender e diagnosticar as realidades específicas de cada aluno. Para isso, é primordial o suporte da Assistência Social, do Conselho Tutelar e dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Transporte, conjugando recursos para romper os possíveis obstáculos socioeconômicos, no ensino, na saúde e nos deslocamentos. Ademais, o governo[6] deve estimular os jovens a frequentar a escola por meio de projetos e políticas públicas que envolvam atividades e documentários, mostrando os benefícios da formação escolar. A articulação dessa pluralidade é ideal para erradicar a evasão escolar e semear o desenvolvimento intelectual.[7][8][9][10]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Se você reparar bem, não há motivo para escrever “como” e “por exemplo” um ao lado do outro; pois os dois têm o mesmo sentido. Escolha apenas um destes dois.
  • [2] Bom emprego do acento indicativo da crase.
  • [3] Aqui, novamente, houve bom emprego deste acento.
  • [4] Elogiar nunca é demais: mais uma vez, o emprego do acento indicativo da crase está adequado.
  • [5] Ver comentários 2, 3 e 4.
  • [6] Neste caso, “governo” deve ser introduzido por letra maiúscula; pois trata-se do nome próprio de uma instituição: o Governo Federal.

Competência II: compreender a proposta

  • [10] Você compreendeu a proposta: se posicionou sobre o assunto, não fugiu ao tema e apresentou proposta de intervenção.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [9] Observa-se que você não apresenta problemas em selecionar argumentos e, em seguida, os articular dentro do texto. Muito bom!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Você conseguiu descrever muito bem seu pensamento sobre o assunto. Isto é um ponto muito positivo, pois só foi capaz de o fazer porque conhece os mecanismos linguísticos necessários.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Sua proposta é clara e objetiva, como uma boa proposta de intervenção deve ser! Parabéns! (=

Comentário final

De modo geral, você escreve muito bem! Estude com calma e com carinho os comentários que fiz e certamente seu próximo texto será muito melhor!(=

Nota: 960

Esperamos que essa redação tenha te inspirado para escrever o seu próprio texto sobre “Evasão escolar e a realidade brasileira” rumo à nota 1000! Escolha o seu pacote de correção e vem praticar com a gente!

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